IGP-M de setembro para o atacado tem alta de 1,50%

Preços acelerados, com alta no atacado e, claro, também no varejo, aponta FGV

Jornal GGN – O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) subiu 1,50% em setembro, frente a elevação de 0,15% em agosto, com forte aceleração dos preços no atacado. As informações são da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e foram divulgadas nesta sexta-feira (27). O resultado mostra que a alta dos preços no atacado continua acelerando, em meio à recente valorização do dólar ante o real, o que aumenta as perspectivas de impacto maior sobre os preços no varejo, já esperado anteriormente. 

O resultado do IGP-M de setembro mostra que a alta dos preços no atacado continua acelerando, em meio à recente valorização do dólar ante o real, o que aumenta as perspectivas de impacto maior sobre os preços no varejo, já esperado anteriormente. 

O resultado ficou um pouco acima da expectativa dos especialistas, que apontavam uma perspectiva de alta de 1,44%, de acordo com a mediana de projeções que variaram de 1,02 a 1,54%. Em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 4,40%. Houve aceleração em relação à segunda prévia de setembro, após alta de 1,36% no período.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 2,11% em setembro, ante avanço de 0,14% em agosto. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,27%, contra 0,09% visto no mês anterior.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), por sua vez, registrou elevação de 0,43%, acelerando ante alta de 0,31% na apuração de agosto. O INCC responde por 10% do IGP.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acumulado em 12 meses: 4,40%

    Se o acumulado em 12 meses é de 4,40%, não entendo como “O resultado do IGP-M de setembro mostra que a alta dos preços no atacado continua acelerando…”

  2. … enquanto acelera ou

    … enquanto acelera ou desacelera a prevaricaçao continua: quando eh q o mantega vai aplicar a desindexaçao de preços e salarios, a mola mestra da retroalimentaçao dos aumentos de preços anual.

    esperemos sentados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador