IPCA registra 0,18% em novembro e 5,97% no acumulado do ano

Jornal GGN – A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,18% em novembro, a menor taxa para o mês desde 1998. Em outubro, o índice ficou em 0,26%, e, em 12 meses, acumulou taxa de 6,99%.

O acumulado em 12 meses ainda está acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo governo, que está em 6,5%. Entretanto, a taxa é a menor desde dezembro de 2014. O índice no acumulado do ano, de janeiro a fevereiro, ficou em 5,97%.

Entre os fatores que explicam o índice de novembro estão os preços dos alimentos, que voltaram a cair e ajudaram a conter a inflação. A queda nos preços de alimentação e bebidas foi de 0,20%, com destaque para o leite longa, com recuo de 7,03%, feijão carioca (-17,52%), tomate (-15,15%) e batata inglesa (-8,28%).

Houve influência de itens que tiveram aumento menor do que o registrado em outubro, como as carnes, que subiram 0,22% em novembro ante 2,64% no mês anterior.

Especialistas acreditam que a energia elétrica pode ajudar a conter a inflação em dezembro, mas o aumento dos combustíveis anunciado pela Petrobras pode puxar o IPCA para cima no último mês do ano. 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dê um drible na inflação e não financie os golpistas .

    Façam como eu, já decidi que não pagarei IPVA ou IPTU ( salvo se for cobrado judicialmente pela prefeitura e se o meu carro for rebocado pelo Detran) . 

    Não compre marcas famosas de produtos veiculados pela mídia (principalmente através das organizações mafiosas GRoubo) .

    Não entre em grandes supermercados, evite Carrefour e outros grandes patrocinadores da mídia bandida . Procure mercados menores que ainda não financiam a mídia golpista .

    Aprenda fabricar artesanalmente sua cerveja .

    Nunca compre refrigerantess, faça sucos de abacaxi, laranja, cajú, manga etc… 

    Não seja assinante de TV, revistas, jornais…

    NÃO DEIXEM QUE OS GOLPISTAS  MARINHOS  E LEHMAN ALCANCEM O TOPO DA FORBES .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador