Janeiro registra desemprego de 4,8%, menor taxa do mês na série histórica

O mês de janeiro deste ano registrou uma taxa de desemprego de 4,8%. O dado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) foi divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Esta é a menor taxa para um mês de janeiro da série histórica da PME, iniciada em março de 2002. Em janeiro de 2013, o desemprego havia ficado em 5,4%. Já em dezembro de 2013, a taxa havia sido de 4,3%.
 
O número de desocupados (1,2 milhão de pessoas) é 9,6% maior do que dezembro, mas 12,6% menor do que o observado em janeiro do ano passado. Já a população ocupada (23,1 milhões) caiu 0,9% em relação a dezembro e manteve-se estável na comparação com janeiro de 2013.
 
O número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 11,8 milhões, ou seja, estável em relação a dezembro e janeiro de 2013. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As contradições das manchetes da Folha.

    É impressionante, a insistencia “burra” da Folha, em só “enxergar” o que está dando errado, na condução da política economica brasileira, como nesta manchete de hoje, quando sua capa, alardeia um aumento(anormal conforme sua editoria) de 0,5% de aumento do índice do desemprego, na comparação com dezembro último, e na página de economia de hoje tambem, eles contradizem-se frontalmente, admitindo que se comparado a jan/13, houve uma diminuição efetiva de 0,6%,que foi de 5,4% e que esta taxa de jan/14, de 4,8% foi a menor da taxa histórica desta consulta, iniciada em março de 2002, conforme os dados do IBGE.  

    1. Raí!Tudo acaba por se

      Raí!

      Tudo acaba por se resumir na intencionalidade da notícia.

      No Terra li que a Taxa de desemprego subiu em janeiro.

      Olha a manchete:

      “Taxa de desemprego no Brasil sobe para 4,8% em janeiro.”

      E como sabemos é a menor para janeiro desde que esta metodologia é utilizada. 

      A ocultação dos empregos temporários de final de ano, que explicam a taxa de desemprego menor em dezembro, e a menor taxa para janeiro desde que esta metodologia foi criada não são destaques.

      É como dizemos, toda notícia tem o viés que interessar a quem noticia. 

      Poderia estar assim, como na manchete da Agência Brasil: (ressaltando o lado positivo da notícia). 

      Janeiro registra desemprego de 4,8%, menor taxa do mês na série histórica.”

      Ou assim, como está no Terra: (tendo como princípio enfocar o dado por um viés negativo).

      “Taxa de desemprego no Brasil sobe para 4,8% em janeiro.”

      As notícias são a mesma. Os dados são os mesmos e adquiridos do mesmo local: o IBGE e parece que a notícia é positiva para a Imprensa do Governo e negativa para a Imprensa privada e com interesses particulares. 

  2. Mal Intencionado

    A imprensa brasileira é comprovadamente mal intencionada e tendenciosa. Pobre de quem não tem discernimento para ver o que está contecendo com a imprensa no país. Que a massa pensante deste Brasilzão continue ativa, alertando os demais sobre este tipo de manipulação.

  3. Essa é fácil!!!!
    Eles usam os

    Essa é fácil!!!!

    Eles usam os índices que comprovam sua teses de que o governo tá ferrado. Se o desemprego fosse menor em janeiro que em dezembro, por exemplo, e o índice de janeiro de 2014 fosse maior do que janeiro de 2013, eles, claro, iam usar a comparação anual.

    Pior é que tem leitor que ainda gosta de ser enganado e fica lendo essas merdas impressas!!!!!! Putz!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador