Indicadores

Os estragos no mercado de trabalho desde 2015, por Luis Nassif

O estrago do modelo neoliberal – inaugurado na gestão Joaquim Levy – pode ser medido pelos dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio).

A última se refere ao período março-maio de 2022. A comparação é com mar-maio de 2015, início do período.

A População Economicamente Ativa cresceu 7,7%, ou 12,4 milhões de pessoas a mais em idade de trabalho. Mas a Força de Trabalho também cresceu 7,7%, mas em cima de uma base menor. No total, a PEA cresceu 12,4 milhões, mas a FT apenas 7,7 milhões. A FT Ocupada absorveu apenas 5,4 milhões desse total. Desocupados + Fora da Força de Trabalho cresceu 7 milhões de pessoas, 10,3% a mais do que em 2015.

A composição do emprego mostra a queda de qualidade nas ocupações. 

A Indústria perdeu 792 mil postos de trabalho. Mesmo com o boom agrícola, a Agricultura reduziu em 531 mil os postos de trabalho.  

Os maiores aumentos vieram em setores de baixa qualificação, Comércio e Reparação de Veículos (1 milhão), Alojamento e alimentação (1 milhão).

Há uma queda acentuada nos rendimentos em todos os setores, com exceção da Agricultura, Pecuária. Na Indústria Geral a queda chegou a R$ 307,00.

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O reflexo disso na vida dos advogados que prestam serviços aos trabalhadores também foi devastador. A renda do meu escritório está declinando desde 2015.

  • Justamente a falta de uma perspectiva nacional de desenvolvimento por parte de governos e de partes dos segmentos onde situa-se a tomada de decisões, têm sido responsáveis pela penalização do País em relação ao desenvolvimento e o comprometimento de seu crescimento econômico e social. O Brasil anda, anda e após o percurso percebe praticamente não ter saído do lugar. Há quanto tempo fala-se na desindustrialização do País como se isso fosse um fim em si mesmo e não fruto da covardia de quem tem as condições de enfrentar e ultrapassar as dificuldades. A economia é um edifício permanentemente em construção, onde para alcançar andares mais elevados é necessário criar condições para isso. Em consequência disso abriga-se toda a sociedade, nas suas desigualdades oferecendo as oportunidades de acordo com esse preparo requisitado na elevação do edifício. A miserabilização do País é apenas uma face da questão, a distância que separa pobres e ricos é ultrajante, assim como também ser considerado irrelevante como parte respeitada nos cenários considerados internacionalmente. O Brasil é um parceiro de segunda classe, somente fornecedor de recursos primários.

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

14 minutos ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

19 minutos ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

36 minutos ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

2 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

4 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

4 horas ago