Petrobras bate recorde de produção no pré-sal em maio

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A Petrobras bateu, no último dia 18 de maio, novo recorde de produção no pré-sal, com 322,1 mil barris de petróleo por dia (bpd). O volume foi 11 mil barris por dia a mais do que o recorde anterior, alcançado em 17 de abril, quando a produção atingiu a marca de 311,5 mil bpd. Além dos números do pré-sal, a estatal também bateu outra marca, em maio, na produção no Espírito Santo, que atingiu a média mensal de 322,7 mil bpd, superando a anterior, ocorrida em dezembro de 2011.

A produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural – LGN) de todos os campos da Petrobras no Brasil atingiu, em maio, a média de 1,892 milhão de barris por dia (bpd), volume 1,7% abaixo do produzido em abril (1,924 milhão de barris). Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção exclusiva de petróleo no Brasil chegou a 1,942 milhão bpd. Essa queda foi compensada, em parte, pela contribuição crescente das áreas do pré-sal, que tem se somado aos resultados consolidados da produção.

A produção de gás natural – sem liquefeito – dos campos da companhia no Brasil chegou a 59,722 milhões, volume 2,702 milhões de metros cúbicos abaixo do registrado em abril devido à parada do campo de Mexilhão, concomitante à parada da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. A produção total de gás no Brasil, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 66,349 milhões de metros cúbicos por dia, mantendo-se nos mesmos níveis de abril.

A produção total (petróleo e gás natural) dos campos nacionais em maio foi de 2,267 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), volume 2,1% menor que o extraído no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobras para empresas parceiras, o volume total produzido foi de 2 milhões 359 mil boe/d. Somado à produção da empresa no exterior, o volume total de óleo mais gás natural produzido pela Petrobras atingiu, em maio, a média de 2,5 milhões boe/d, 2% abaixo da produção total de abril.

Segundo a estatal, o decréscimo no volume produzido decorreu de paradas programadas para manutenção das plataformas P-25 e P-31, instaladas no campo de Albacora, na Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra dos Reis, que opera no projeto-piloto do campo de Lula, na Bacia de Santos.

Ao mesmo tempo, a estatal anunciou que nos dias 29 e 30 de junho atingiu o recorde de processamento de 2,2 milhões de barris/dia de petróleo em suas refinarias, volume 30 mil barris superior ao recorde diário anterior, atingido em 26 de maio de 2013. Segundo a Petrobras, o desempenho “vem contribuindo para a redução das importações de derivados”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador