Setor de serviços tem queda de 5,9% em março

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Resultados do trimestre mantém trajetória negativa, segundo IBGE

Jornal GGN – O setor de serviços registrou queda de 5,9% no volume de serviços durante o mês de março, na comparação com igual mês do ano anterior, tendo sido observadas, tanto em fevereiro quanto em janeiro, variações de -3,9% e -5%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao longo do período, foram registradas variações negativas nos seguintes segmentos: Serviços prestados às famílias (-3,8%); Serviços de informação e comunicação (-5,9%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%) e Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,2%). O segmento de Outros serviços registrou crescimento de 2,6%. A taxa acumulada no ano ficou em -5% e em 12 meses, -4,4%.

O agregado especial das Atividades turísticas registrou retração de 2,3%, ante 1,3% em fevereiro, e de 0,5% em janeiro. Nesta mesma comparação, a receita nominal registrou queda de 0,4% em março em relação a 2015, após crescimento de 2%, em fevereiro, e queda de 0,1%, em janeiro. A taxa acumulada da receita nominal no ano ficou em 0,5% e, em 12 meses, ficou em 0,7%.

Em termos de composição da taxa global de volume, a contribuição dos segmentos foi a seguinte: Serviços de informação e comunicação e Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, ambos com -2,3 pontos percentuais (p.p.), Serviços profissionais, administrativos e complementares, com -1,2 p.p. e Serviços prestados às famílias, com -0,2 p.p. O segmento de Outros serviços teve contribuição positiva de 0,1 p.p.

A pesquisa do IBGE mostra que os resultados do primeiro trimestre de 2016 mantêm a sequência de variações negativas dos últimos trimestres, atingindo -5,0%. As quedas mais relevantes foram observadas nos Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,7%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,2%) e Serviços de informação e comunicação (-4,4%), ou seja, os segmentos com maior peso na estrutura do setor de serviços. Com menor peso na estrutura do setor, os Outros serviços caíram 3,7% e os Serviços prestados às famílias mostraram queda de 3,2%. As Atividades turísticas acumularam queda de 0,2% no 1º trimestre.

No que se refere aos resultados regionais em março, na comparação com igual mês do ano anterior, as principais variações positivas foram apuradas em Tocantins (9,3%), Roraima (7,3%), Rondônia (6,9%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (1,4%) e Alagoas (0,2%). As maiores variações negativas de volume foram observadas no Amazonas (-16,3%), Amapá (-15,3%) e Maranhão (-11,7%).

Em termos regionais, analisando-se as Atividades turísticas, segundo as Unidades da Federação selecionadas, as variações positivas de volume foram registradas em Pernambuco (1,6%) e no Ceará (0,7%). As variações negativas de volume foram registradas em Santa Catarina (-11,8%), Paraná (-10,4%), Bahia (-6,1%), Goiás (-4,4%), Distrito Federal (-3,4%), Rio de Janeiro (-1,5%), Espírito Santo (-1,3%), Minas Gerais (-0,8%), São Paulo (-0,7%) e Rio Grande do Sul (-0,3%).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador