Brasil busca fábrica de autopeças para veículos premium

Da Apex Brasil

Brasil busca empresas de autopeças do segmento premium para abrir fábricas no país
 
Representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desembarcam no dia 12 de outubro no Reino Unido em busca de empresas de alta tecnologia para fortalecer a cadeia de produção do segmento de veículos premium no Brasil. O objetivo é mostrar para os empresários que vale a pena abrir fábricas no Brasil, pois há potencial de crescimento no setor.
 
Enquanto o mercado de carros de passeio em geral amargou 0,8% em média por ano perdas entre 2010 e 2014, os veículos premium aumentaram as vendas em 17,5% no mesmo período. O segmento hoje é responsável por apenas 2% do total de vendas no Brasil, mas especialistas da Apex-Brasil afirmam que há possibilidade de aumentar esse percentual.
 
O México, por exemplo, tem os veículos de luxo como responsáveis por 6% do mercado de carros de passeio. Além disso, em 11 anos, o número de pessoas das classes A e B no Brasil mais que dobrou, subindo de 13,3 milhões em 2003 para 27,1 milhões em 2014.

 
A missão prospectiva prevê também uma parada na Alemanha, entre os dias 19 e 23 de outubro. As empresas a serem visitadas foram mapeadas pela Apex-Brasil e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceira com quatro grandes montadoras do segmento presentes no Brasil: Audi, BMW, Jaguar Land Rover e Mercedes-Benz.
 
“Ao abordar essas empresas da cadeia de automotivo premium, queremos reduzir os custos da indústria brasileira e aumentar sua competitividade frente a outras no mundo que já se consolidaram como grandes exportadores neste segmento”, explica David Barioni Neto, presidente da Apex-Brasil.
 
Para detectar as possíveis empresas a se estabelecer ou expandir presença no país, a Agência entrou em contato com as montadoras de veículos premium para identificar os gaps na produção nacional e quais equipamentos, somados, poderiam ter demanda agregada suficiente que interessasse a indústrias a abrir uma fábrica no Brasil. Entre as partes identificadas estão pneus, baterias, sistemas de injeção e componentes de segurança veicular.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador