Fórum Brasilianas.org discute desafios para recomposição da indústria

Evento reunirá especialistas para avaliar política indústria posta em prática hoje e formas de massificar a inovação no setor produtivo brasileiro 

https://www.youtube.com/watch?v=MkMaRw2AZsY width:700

A participação da indústria na composição do PIB (Produto Interno Bruto, ou seja a soma de todas as riquezas produzidas em uma determinada região) vem caindo em vários países no mundo. No Brasil passou de 25%, na década de 1980, para 13% hoje, enquanto nos Estados Unidos de 25% para 12%, e na Europa de 30% para 13%. Alguns especialistas analisam que esse fenômeno ocorre pelo aumento do consumo de mais serviços e queda no consumo de produtos manufaturados. Mas, diferentemente da Europa e Estados Unidos, o Brasil é ainda um país em desenvolvimento e economistas sugerem que a desindustrialização brasileira pode ser precoce.

Para analisar essa questão, a Agência Dinheiro Vivo realizará, dia 30 de junho, em São Paulo, o 60º Fórum Brasilianas.org com a participação de economistas e pesquisadores, dentre eles o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial/Embrapii, José Luis Gordon, e a professora do Departamento de Economia da FEA-USP, Laura Carvalho, que colaborou na organização do mais recente livro acadêmico sobre o tema, ao lado de Nelson Barbosa e de outros docentes da FGV, chamado Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil, Ed Elsevier.  Veja a programação à seguir e as informações para se inscrever.

*O ex-ministro da Integração Nacional e atual Presidente da Transnordestina, Ciro Gomes, que havia confirmado a participação na abertura, declinou do convite na quarta-feira (25) por conta de compromissos de trabalho inadiáveis que surgiram. 

60º Fórum de Debates Brasilianas – Os desafios para a recomposição do sistema industrial brasileiro
30/06/2015
Das 09h00 às 16h40
Local: Hotel Tryp Paulista
Endereço: Rua Haddock Lobo, 294 -Cerqueira Cesar – São Paulo
Informações e inscrições: 0800 169966 (ramal 23 e 24) ou [email protected]
 

09h00 – 09h30 – Welcome – Credenciamento

09h30 – 09h45 Apresentação – Luis Nassif, Presidente da Agência Dinheiro Vivo

09h45 – 10h45 – Abertura – Os desafios para a recomposição do sistema industrial brasileiro

– Carlos Frederico Rocha, Diretor-Geral do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
 
– Marcelo Miterhof, Economista assessor da presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES
 

10h45 – 11h35 – 1° Painel – Política macroeconômica e estagnação da indústria

Laura Carvalho, Professora do Departamento de Economia da FEA-USP, Doutora em economia pela New School for Social Research e organizadora do livro “Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil”

11h35 – 12h55 – 2º Painel – Avaliação da política industrial posta em prática hoje

Antonio Corrêa de Lacerda, Professor-doutor, coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP; Sócio-diretor da ACLacerda e da MacroSector Consultores Associados

Fernando Sarti, Diretor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-IE-UNICAMP) e da Rede Mercosul 

Pausa para o Almoço – 12h55 – 14h00

14h00 – 14h50 – 3° Painel – Custo Brasil: componentes dessa equação e avanços já obtidos 

– Mauro Rochlin, Professor de cenários macro econômicos de MBAs da Fundação Getúlio Vargas/FGV, doutor em Economia pela UFRJ e sócio-diretor da MR Consultoria

14h50 – 16h40 – 4° Painel – Como massificar a inovação

– Jorge Mário Campagnolo, Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI

– José Luis Gordon, Diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial/Embrapii

– Gerson Valença Pinto, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras/Anpei 

16h40 – Coffee de Encerramento

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apelo ao Ciro Gomes.
    Volte

    Apelo ao Ciro Gomes.

    Volte para a política. Seja candidato a presidência em 2018. Ajude este país. 

    Evidentemente, os bastidores da política brasileira deve cheirar muito mal. Periculosidade acentuada ou insalubridade muito forte. 

    De qualquer forma, não fuja deste “ambiente”, caro Ciro. 

    Está chegando a sua hora de assumir o cargo de presidente da republica.  Pense nisso e boa sorte!

     

    1. O Ciro é ótimo candidato

      Penso como o Mogisenio, mais ainda, já que o Senado está se metendo nas políticas públicas mundo afora, que tal o GGN convidar um representante de lá para umas palavras, sugiro o Senador Requião.

    2. Ciro já voltou, Mogisênio

      Ciro é candidatíssimo em 2018, soube esperar a sua vez. Já se porta como candidato e estará cada vez mais ativo e atuante no cenário político, já é claro isso. A depender do tamanho do desgaste do atual governo, do PT, nem São Lula em 2018. Aí que eu espero que a sagacidade do Lulã mais uma vez se manifeste. Estou preparado, como eleitor e filiado ao PT desde sempre, a VOTAR no Ciro cabeça de chapa em 2018, tendo alguém do PT como vice. Estou preparadíssimo. 

      1. Fernando, só complementando,

        Fernando, só complementando, e fazendo jus ao seu raciocínio. 

        Gosto muito de Ciro Gomes, é a antítese do coroné nordestino.  Acho-o charmoso, bonito, inteligente, moderno e articulado. Não tem postura submissa, é bom combatente, enfrenta o algoz sem temê-lo, usa argumentos sólidos e embasados, sem fazer uso de golpes baixos e sujos para nocauteá-lo.  Porém, gostaria de conhecer mais do Ciro político, suas idéias, seus pensamentos, sua visão de Brasil e de mundo, sua opinião sobre nossa atual política externa, (incluindo aí a postura diplomática com países como Venezuela, Haiti, China, EUA) onde o Itamarati é seu maior expoente, o papel do pré sal na nossa soberania,  e como as forças armadas poderiam ajudar o país na atual conjuntura  geopolítica. Sua visão sobre economia eu já conheço.

        Uma hora de Brasilianas é pouco para tirar conclusões profundas sobre a personagem em questão, mas farei de tudo para não perder.

    3. Concordo com o apelo

      E digo mais: ele poderia voltar a partir de um trabalho para a fundação de um novo partido, reunindo toda a esquerda descontente com a atual ordem das coisas, mas que não tem para onde correr, já que o PT abriu um vácuo na esquerda  que ainda não foi preenchido. Ele bem que poderia liderar o movimento que faria esse preenchimento…

  2. Do couro sai a correia

    Empresas industriais com produtos competitivos nos preços e nas tecnologia não aparecem do nada. É preciso muito investimento para obter o Know-how e a mão de obra qualificada.

    O Brasil destruiu suas industrias  com seus centros de pesquisa e desenvolvimento e formação de profissionais, assim, o cacth up será muito mais custoso e dolorido, mas não impossível.

    Como descobrir nossos talentos e onde somos competitivos hoje é uma tarefa quase impossível, mas se abordada com bom senso e inteligência, pode nos dar gratas surpresas em alguns anos, sou um otimista.

    No caso dos eletrônicos impressos, por exemplo, um mercado de bilhões de dólares para 2020 já, estamos muito atrasados, mas ainda dá tempo de buscar uma brecha.

    University of Nottingham unveils jaw-dropping £2.7 million 3D printing lab

    Jun 17, 2015 | By Simon

    As we continue to find various applications for 3D printing ranging from those in the medical industry to those in the aerospace industry and everything in between, it would make sense that universities – the source of our next generation of great thinkers – have been actively outfitting themselves with various additive manufacturing technologies to be better-equipped for a new generation of thinkers.  

    More recently, the University of Nottingham’s Additive Manufacturing and 3D Printing Research Group (3DPRG) opened a new laboratory for testing materials for 3D Printing and finding new ways where 3D printing can be applied to our everyday lives.  

    The new equipment in the lab, which was funded with aid from the Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC), features a new suite of analytical equipment and over £2.7 million worth of top-of-the-line 3D printers.  Additionally, the school announced the launch of their own internal consulting firm – Added Scientific – for both companies and industries that are looking for developments in the additive manufacturing space.

    “This new lab and Added Scientific represent a huge step forward in additive manufacturing research and development,” said Nottingham University’s EPSRC Centre for Innovative Manufacturing in Additive Manufacturing director Professor Richard Hague.  “We aren’t about printing just shapes or creating objects for their own sake, but about using science and engineering to find new ways to apply additive manufacturing to the real world.”

    With a strong foundation in what industries and companies are already doing with additive manufacturing technologies – including those in the electronics, aerospace, pharmaceutical, nanotechnology and medicine sectors – Hague and the rest of the leadership team at the new lab are positioned well for focusing on what comes next in the use of additive manufacturing technologies for all industries.

    “The state-of-the-art equipment in our new lab will allow us to refine the process of multi-functional 3D printing, working with research organisations and industry partners to make 3D printed electronics, pharmaceuticals and conductive materials a safe, viable and cost-effective reality,” added Hague.  

    Among other pieces of equipment that reside in the new laboratory include the Roth & Rau PiXDRO JETx; a six-headed ink jet system that’s capable of printing structural and functional materials including electronic circuits or components with six different materials including metallic and ceramic loaded ‘inks’.    

    In addition to larger and more industrial machines including the Rau PiXDRO JETx, the laboratory will also house equipment for considerably smaller applications including a Nanoscribe machine for developing new materials for nanofabrication applications including the development of synthetic cell structures.  

    While not every school can afford the same equipment that the University of Nottingham acquired, the school is certainly a great example of what all other schools should strive to include at some point or another.

     

     

    Posted in 3D Printing Company

     

  3. Ciro candidato

    O próximo candidato das forças progressistas do país tem obrigatoriamente que ser alguem com habilidade poçlitica, apresentação pública através dos meios de comunicação que cause impacto, conhecimento economico em nível macro, entendimento de como aas forças do liberalismo econômico agem contra o pais e vontade para impedi-las de atuarem, conseguir dinamizar as forças progressistas em torrno de uma bandeira  para lutarmos contra esta direita podre que está a nos agredir sistematicamente, que reveja o tratamento com os meios de comunicação diminuindo a sua maléfica influencia no país, alem de habilidades em outros quesitos políticos e economicos.

    Chega de gerentes, mesmo que honestos, mas incapazes politicamente de liderarem o Brasil para uma condição de potência, sempre medrosos de peitar esta elite financeira e política canalha.

    Enfim, alguem que nos faça sentir novamente esperançosos e contentes com a nossa cidadania com brasileiros.

      1. Chega de David Ricardão

        Sem dúvidas, caro debatedor Fernando J.

        Ele é muito bom e, num debate qualquer,  vai triturar o pensamento de seus “adversários”.

        É assim que penso: deve triturar o pensamento dos adversários, e respeitar a minoria,  nada mais, nada menos, vez que estamos numa democracia.

        Porém, mais do que isso. Penso que ele tem capacidade intelectual para “manejar” este país. 

        Mas, o manejo deste país requer a elaboração e a “assinatura” de uma PACTO político.

        E é exatamente esse PACTO que me preocupa. 

        PACTO pressupõe cessões conjuntas, isto é, abro mão de certa parcela de minha “liberdade”  desde que outros  também o faça.

        Entretanto, no Brasil,  ao que parece, os PACTOS “possíveis” são do tipo CARACU.

        E lamentavelmente, a cara não é brasileira…

        Portanto, espero e desejo boa sorte ao Ciro para aprimorar o que Lula e Dilma começaram a fazer tentando agregar um diferencial, como por exemplo: o desenvolvimento de indústrias, tecnologia, “conhecimento” em terras brasileiras. fugindo da política das “vantagens comparativas do  David Ricardão.

         

         

        Saudações 

         

         

         

         

         

      2. Concordo; é um absurdo um

        Concordo; é um absurdo um cara como Ciro Gomes fazendo figuração na República, especialmente num momento como esse. O universo político tem como enfrentar o Midiciário, se quiser. 

  4. C.G. – não é aquele que foi caluniado como um Novo Collor?

    e teve (muita) gente de (muito) boa fé q (muito) multiplicava essa jogada no jogo limpo…das campanhas eleitorais(uma das rasteiras q se tentavam e se tentam pra não surgirem nem se desenvolverem novas lideranças, principalmente as brilhantes – alguém já disse q cabeças brilhantes por vezes são bastante ingênuas confiantes nos demais seres humanos). Um erro(a omissão q era estímulo à difamação por parte de uma direção nacional,regionais,etc,e PELA MILITANCIA E SIMPATIZANTES, Irmandades, enfim).Passado? A história podia ter sido outra (isso só a bola de cristal). 

    1. Brasilianas vai filmar e postar no GGN ???

      ou por partes, quer dizer, vídeos com fulano X, vídeo com ciclano Y, Debate-Vídeo parte 1, parte 2, etc. Destacou-se que CIro Gomes aceitara ir ao Forum. Então, assuntos sobre ele e com ele são atuais, atualíssimos (idem, seu amigo e meio guru Mangabeira Unger). Que tal um convite pra ser articulista semanal, ou quinzenal, ou mensal, ou semestral no GGN ?

      Ou anual.

  5. NASSIF, POR FAVOR, LIBERE HANGOUT E PERGUNTAS PELA INTERNET!

    Essa é uma forma muito eficaz de chamar a sociedade para o debate, que ainda precisa ser inserida em nossa cultura.

    Quanto ao tema, vão falar sobre muita coisa, principalmente números! Entretanto, a questão mais importante é a política, e duvido até que o próprio Ciro Gomes, político mais tradicional, aborde o assunto. Nosso povo está endividado, porque comprou automóveis, casas, e apartamentos. Por isso o consumo diminuiu. Só que ainda estamos ganhando muito pouco, nossa renda não chega nem à metade da europeia. Ou seja, tem alguma coisa errada!

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial?

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO

    Mas o que fazer para acabar com a corrupção?

    RECALL – REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO

    NÃO TEM CUSTO, É DE GRAÇA, VOTA-SE JUNTO COM AS ELEIÇÕES REGULARES

    Se o RECALL não prejudica o partido, já que o suplente entra no lugar do ladrão cassado, por que não o defendemos? É até um favor que se faz a um partido honesto, que vê seu lixo sendo varrido.

    A BOA NOTÍCIA!

    PEC 21/2015

    CONGRESSO DESENGAVETA PEC DO RECALL

    Ouçam a entrevista a rádio do Senado:

    http://www12.senado.gov.br/noticias/audios/2015/05/cidadao-podera-revogar-mandatos-de-politicos-eleitos-para-o-executivo-e-legislativo

    Conheça a PEC Nº 21 de 2015:

    http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=120006

    Não defenda vagabundo, seja ele de que partido for.

    QUEM NÃO DEFENDE O RECALL, ESTÁ DEFENDENDO OS LADRÕES E VAGABUNDOS DE SEU PARTIDO!

    Esse é um dos instrumentos de democracia direta, onde o povo pode propor e decidir no voto a cassação de políticos, juízes, promotores, delegados, e decisões do judiciário; iniciando o processo com seus ABAIXO ASSINADOS. Na Irlanda, exige-se apenas 500 mil assinaturas dos eleitores para isso. Imaginem o respeito que o povo conquista com essas prerrogativas.

    É simples! Se deixarmos que eles julguem a si mesmos, nem 1% dos corruptos serão cassados. Esse é um direito do povo em praticamente todos os países desenvolvidos, e também nos que estão no caminho certo para isso, como Uruguai, Argentina, Colômbia, Bolívia, Nicarágua, Venezuela, Peru, Equador, etc. A maioria deles com padrão de vida muito superior ao nosso, apesar de terem menos riquezas.

    O mandato eletivo não deve ser um contrato comercial, que precisa de um processo judicial e de provas, para ser rescindido; mas sim um contrato de confiança, como uma procuração. E as procurações podem ser rescindidas a qualquer tempo, bastando para isso a vontade de quem a passou. Ou seja, se o povo perder a confiança, já deve ter direito de destituir o político. No caso de juízes, promotores, e delegados, seria necessário um motivo relevante. Ou seja, a cassação deveria ser motivada de forma concreta, e não apenas pela falta de confiança.

    O problema do Brasil é acima de tudo político…
     

  6. Não tem ninguem do setor

    Não tem ninguem do setor bancário nem financeiro nesse debate. Como vai ser financiado o setor industrial? O setor bancário tem interesse no crescimento da indústria?

  7. Como resultado do debate

    Como resultado do debate deveria surgir um relatório que fosse apresentado a Dilma como “propostas”.

    Quem sabe ela não resolve ler?

     

  8. Até onde vai o entreguismo?

    Publicado em 25/06/2015

    Moro brinca com fogo: 
    a Defesa Nacional

    Congelar as atividades da Odebrecht significa afundar o submarino nuclear brasileiro.

     

     

    De artigo que o Conversa Afiada reproduziu da Carta Maior:
     

    AMAZÔNIA AZUL LEVA BRASIL À ÁFRICA

    Para embasar a demanda, o Brasil está criando um sofisticado sistema de vigilância e monitoramento da Amazônia Azul. O chamado Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul pretende digitalizar mais de 4.600 milhas de costa para navios militares e comerciais estrangeiros através de uma combinação de satélites, radares, drones, navios de guerra e submarinos.

    Em janeiro, o país escolheu três finalistas para desenvolver o projeto de 4 bilhões de dólares: um consórcio liderado pelo conglomerado aeroespacial Embraer, outro liderado pela empresa multinacional de construção Odebrecht, e um terceiro pelo jovem grupo Orbital Engenharia. O exército brasileiro também está construindo um sistema multibilionário para monitoramento e vigilância das fronteiras. Os dois programas podem, eventualmente, ser integrados.

     

    Navalha

    Além dessa tarefa estratégica na defesa da Amazônia Azul, a Odebrecht participa de outra, essencial à defesa do Interesse Nacional.

    (Aqui no Brasil, não se usa a expressão “Interesse Nacional”.

    Nos Estados Unidos, na Rússia, na China usam… Por que será?

    É porque, aqui, quando a elite ou a Academia, especialmente na USP, se refere a interesse nacional é ao interesse nacional americano.)

    A Odebrechet tem cinco mil (CINCO MIL) homens trabalhando no Pro-Sub.

    Em Itaguaí, RJ, onde se constroem um estaleiro e os submarinos que vão defender a Amazônia Azul do Almirante Zanella.

    Primeiro, submarinos a propulsão diesel-elétrica.

    Depois, os submarinos a propulsão nuclear.

    E o Brasil vai entrar na Big League: no time dos países que sabem construir submarinos nucleares e enriquecer o seu urânio com tecnologia própria.

    É o time dos Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra e França.

    (O Brasil, a Rússia e a China são os únicos países que tem urânio e sabem enriquece-lo. Os Estados Unidos quase não tem urânio. Para jogar a bomba em Hiroshima, os Estados Unidos compraram urânio da Bélgica, que trazia do Congo.)

    É o que irrita os fernando henriques, os cerras, os gasparis da vida…

    O Brasil entrar definitivamente na Era Nuclear, obra pioneira de Alvaro Alberto, Renato Archer e Othon Silva.

    O Fernando Henrique deveria ir para o poste por ter assinado o Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares.

    Foi entreguismo enriquecido a 80%!

    É com isso que brinca o megalô da Vara de Guantánamo.

    A paralisação das atividades da Odebrecht – condição sine-qua-non para ele soltar o Marcelo Odebrecht, réu sem culpa formada, de endereço certo e sabido – significaria parar a Defesa Nacional!

    Essa é a pirueta ideológica que faz o titular da Vara de Guantánamo.

    Interromper as obras de construção do Interesse Nacional Brasileiro.

    Como diz o amigo navegante: nem as empresas que serviram ao III Reich foram destruídas.

    A Krupp e a Volkswagen sobreviveram aos Moros!

    Se o Governo Dilma não fosse composto de alguns notórios ineptos teria ido à opinião pública para enfrentar o linchamento que o Dr Moro e seus subordinados da Polícia Federal (que respondem a ele e não ao ) promovem no PiG.

    E defender o Interesse Nacional.

    Vamos supor que um juizeco da comarca de Charleston, onde se matam negros numa aula de Bíblia, um juizeco de lá resolvesse fechar a General Electric.

    Que produz uns motorzinhos para o Pentágono…

    Vamos supor…

     

    Paulo Henrique Amorim

     

    Vamos supor que juizeco de comarca quisesse interromper o fornecimento a esse prédio…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador