Desempenho da indústria no 2º semestre de 2014 é pior em cinco anos

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A performance do setor manufatureiro paulista foi pior no segundo semestre de 2014 em comparação com igual período de 2013, segundo levantamento da Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) sobre os rumos da indústria paulista.

De acordo com a pesquisa, que teve como tema o balanço do ano passado e expectativas para o próximo ano, para 58,2% das empresas sondadas, o segundo semestre de 2014 foi pior em termos de atividade econômica do que nos últimos seis meses de 2013, enquanto 21% dos entrevistados afirmaram que o desempenho foi igual e outros 19,6% disseram ter sido melhor.

Ao comparar a situação da indústria no segundo semestre de 2014 com anos anteriores, o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), responsável pela pesquisa, apurou que este é o pior balanço desde 2009, início da sondagem. O resultado de piora é superior ainda ao verificado no mesmo período em 2012, quando 44,3% das empresas consultadas informaram ter tido um desempenho pior comparativamente ao ano anterior. “A indústria está em uma condição muito ruim seja no desempenho do [semestre] já ocorrido, seja com relação a expectativa do que vai ocorrer. E isso ainda temperado com uma mudança de governo”, avalia Paulo Francini, diretor do Depecon.

O volume da produção teve queda, ou queda acentuada, nos últimos seis meses de 2014 para 58,7% das empresas consultadas. Com relação às vendas no mercado interno, 59,6% das empresas informaram queda ou queda acentuada, enquanto 50,3% das companhias exportadoras também anotaram queda ou queda acentuada em suas vendas externas. Produção e vendas no mercado interno também apresentaram os piores resultados desde 2009. Quanto às exportações, o resultado só não foi pior do que 2009, quando 59,1% das empresas indicaram queda ou queda acentuada.

Com relação ao primeiro semestre de 2015, as expectativas de empresários gravitam entre queda e estabilidade. Segundo o levantamento, 39,1% acreditam que seu volume de produção será igual em comparação com o primeiro semestre de 2014. Já 36,3% dos entrevistados esperam queda ou queda acentuada nesse quesito para o período. No que diz respeito às vendas no mercado interno, 36,8% esperam queda ou queda acentuada, enquanto 35,6% acreditam que as vendas serão iguais em comparação com igual período de 2014.

O levantamento apurou ainda que 40,2% das empresas acreditam que o movimento de suas exportações será igual no primeiro semestre de 2015 contra 2014, e 30,2% das organizações consultadas projetam uma queda ou queda acentuada de suas vendas externas.

As expectativas das empresas paulistas para produção e vendas internas para 2015 também são as mais baixas registradas pelo levantamento da Fiesp desde 2010. Para as exportações, as expectativas de queda só não são maiores que 2011, quando o percentual foi o mesmo (30,2% de expectativa de queda ou queda acentuada).

A pesquisa apurou ainda que a contratação de novos empregados será bem menor no primeiro semestre de 2015 ante igual período de 2014. Das empresas que participaram da pesquisa, 84,4% não pretendem contratar nos primeiros seis meses do ano, o pior resultado desde 2010.

Das indústrias sondadas, 50,9% acreditam que o novo governo federal não mudará nada o rumo econômico do país. A mesma pergunta foi feita no início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2011, e 28,2% das empresas consultadas afirmavam que o governo da ocasião não mudaria nada. Segundo Francini, “a grande questão é o que o governo pensa a respeito da indústria. Temos escutado vários comentários das intenções do governo com respeito a medida para reformar uma coisa ou outra, muitas delas dirigidas a questão fiscal”.

As entidades ouviram 424 indústrias na primeira quinzena de dezembro do ano passado em todo o estado. Da amostra, 59,4% são empresas de micro e pequeno porte (até 99 empregados), 32,1% são de médio porte (de 100 a 499 empregados), e 8,5% são de grande porte (500 ou mais empresários).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador