Doze anos depois, VW resolve chamar New Beetle… de Fusca

Do Jornal GGN – As últimas unidades do velho fusca foram produzidas em 2003, no México, quase 70 anos depois que o governo de Adolf Hitler apresentou o modelo, cujo objetivo era fazer com todos os alemães possuíssem um veículo que transportasse quatro pessoas, alcançasse uma velocidade contínua de 100 km/h e que fosse acessível ao bolso. O sedan de duas portas caiu no gosto popular e se tornou um dos automóveis mais vendidos do mundo.

O Fusca foi um projeto revolucionário, porque, até então, os carros da época eram feitos com motores refrigerados a água e a maior parte da suspensão que usava feixe de molas (como a dos caminhões).  Ao longo de sua trajetória, o modelo tradicional ganhou muitas alterações, mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor até o atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas o conceito básico permaneceu o mesmo.

Lançado oficialmente em 1935 pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos, e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas – na época, se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a três. 

Os primeiros Volks, como também eram chamados, Vochos, como são chamados pelos mexicanos, ou Huevitos (ovinhos) para os cubanos, saíram das fábricas alemãs durante a era nazista e, depois de se tornarem veículos militares por breve período, em 1939 (com mais de 70 mil unidades militares produzidas), passaram a ser comercializados em todos os continentes.

Nos Estados Unidos, o carro parou de ser vendido em 1977, por não cumprirem normas ambientais e de segurança. Já no Brasil, o fusquinha deixou de ser fabricado em 1996.

A fábrica da Volkswagem em Puebla, 105 km a sudeste da Cidade do México, foi a última a produzir o carro em forma de besouro, mas a competição frente a novos modelos de compactos e a decisão governamental de proibir táxis de duas portas obrigaram a Volkswagen a produzir somente 3.000 modelos em sua última edição.

A finalização da montagem do pequeno besouro azul de número 21.529.464 foi transmitida ao vivo pela televisão via satélite. O fusquinha portador desse número foi coberto por uma bandeira mexicana feita de flores, em uma cena cujo fundo musical ficou por conta de mariachis, que executaram a múuica “El Rey” (The King).

Após 16 anos fora do país, o Fusca voltou ao mercado brasileiro. A releitura moderna do modelo foi mostrada durante a 27ª edição do Salão do Automóvel, no final de outubro de 2012. O simpático modelo nada tem a ver com o New Beetle e mostra linhas mais musculosas e com mais ângulos, além de uma lanterna completamente nova na traseira. Com isso, o time de design e de engenharia da montadora quis dar ao lançamento a mesma identidade do modelo importado ao Brasil na década de 1950. Mas quem for investir no novo modelo pode preparar o bolso, as unidades do novo fusca são avaliadas em R$ 79.990.

Veja as novidades do relançamento do Fusquinha:
 

 

Sugerido pelo blog de Marcos IT, do Brasilianas.com, com informações do icarros, site Casa do Fusca, Vrum.com.br, e Estadão

 

 

Redação

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