A força do povo e o legado da Copa, por Ricardo Kotscho

Enviado por mcn

Do blog do Ricardo Kotscho

 

Maior legado da Copa no Brasil é a força do povo

Faz duas semanas deixei um país em guerra, afundado nas mais apocalípticas previsões, e desembarquei agora noutro, na volta, bem diferente, sem ter saído do Brasil. Durante meses, fomos submetidos a um massacre midiático sem precedentes, anunciando o caos na Copa do Fim do Mundo.

Fomos retratados como um povo de vagabundos, incompetentes, imprestáveis, corruptos, incapazes de organizar um avento deste porte. Sim, eu sei, não devemos confundir governo com Nação. Eles também sabem, mas, no afã de desgastar o governo da presidente Dilma Rousseff, acabaram esculhambando a nossa imagem no mundo todo, confundindo Jesus com Genésio, jogando sempre no popular quanto pior, melhor.

Estádios e aeroportos não ficariam prontos ou desabariam, o acesso aos jogos seria inviável, ninguém se sentiria seguro nas cidades-sede ocupadas por vândalos e marginais. Apenas três dias após o início da Copa, o New York Times, aquele jornalão americano que não pode ser chamado de petista chapa-branca, tirou um sarro da nossa mídia ao reproduzir as previsões negativas que ela fazia nas manchetes até a véspera. Certamente, muitos torcedores-turistas que para cá viriam ficaram com medo e desistiram. Quem vai pagar por este prejuízo provocado pelo terrorismo midiático?

Agora, que tudo é festa, e o mundo celebra a mais bela Copa do Mundo das últimos décadas, com tudo funcionando e nenhuma desgraça até o momento em que escrevo, só querem faturar com o sucesso alheio e nos ameaçam com o tal do “legado”. Depois de jogar contra o tempo todo, querem dizer que, após a última partida, nada restará de bom para os brasileiros aproveitarem o investimento feito. Como assim? Vai ser tudo implodido?

A canalhice não tem limites, como se fossemos todos idiotas sem memória e já tenhamos esquecido tudo o que eles falaram e escreveram desde que o Brasil foi escolhido, em 2007, para sediar o Mundial da Fifa. Pois aconteceu tudo ao contrário do que previam e ninguém veio a público até agora para pedir desculpas.

Como vivem em outro mundo, distantes da vida real do dia a dia do brasileiro, jornalistas donos da verdade e do saber não contaram com a incrível capacidade deste povo de superar dificuldades, dar a volta por cima, na raça e no improviso, para cumprir a palavra empenhada.

Para alcançar seus mal disfarçados objetivos políticos e eleitorais, após três derrotas seguidas, os antigos “formadores de opinião” abrigados no Instituto Millenium resolveram partir para o vale tudo, e quebraram a cara.

Qualquer que seja o resultado final dentro do campo, esta gente sombria e triste já perdeu, e a força do povo brasileiro ganhou mais uma vez. Este é maior legado da Copa, a grande confraternização mundial que tomou conta das ruas, resgatando a nossa autoestima, a alegria e a cordialidade, em lugar das “manifestações pacíficas” esperadas pelos black blocs da mídia para alimentar o baixo astral e melar a festa. Pois tem muito gringo por aí que já não quer mais nem voltar para seu país. Poderiam trocar com os nativos que não gostam daqui.

Que tal?

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E o povo brasileiro que é mal educado?

      Imaginem se a Dona Maria Sueli dos Santos tivesse nascido há vinte anos e tivesse tido a oportunidade de entrar na Universidade?

    1. Momento Hariovaldo

      Piu, PI-u, piu, piu, piu…piu, piu, piu, piu, piu, piu, piu piu, PIU, PIU-pi-pi, piu, piu piu.

       Use o “coxinheitor” da próxima. Piu, Piu, Piu, piu, piu.piu, PI-u, piu, piu, piu…piu, piu, piu, piu, piu, piu, piu piu, PI=PI-pi-pi, piu, piu piu.

       

      Desculpe Seo Nassif, não resistí.

      1. CPI da Assembléia Legislativa de Minas

        Ô Mário, porque o governo de minas não permitiu uma CPI para investigar a forma da PPP firmada para a reforma do mineirão? Faltava só uma assinatura e o Kalil trocou a CPI por uma vaga na próxima disputa eleitoral.

        O minasarena é uma caixa preta de fazer corar os filhinhos dos herdeiros da provincia de minas. Transparência? O próprio artigo que voce se refere nos dá conta que ninguém , seja do governo, seja do famigerado TCE/MG seja do consórcio que ora administra o mineirão não querem nem ouvir, ver ou falar…porque será????

        1. Isso sem falar que o filho do

          Isso sem falar que o filho do Márcio Lacerda (prefeito de BH, aliado do Aécio) foi nomeado “secretário extraordinário” para a Copa e, depois que o Mineirão ficou pronto, foi imediatamente alçado a Secretário de Esportes do estado de MG. nepotismo é isso aí!!!

    2. Isso mesmo Mario,

      Isso mesmo Mario, #naovaitercopa. Realmente que coisa ridícula o país fazer um evento desses, onde todos podem conhecer o país e levar para o mundo como somos bons anfitriões, isso é um completo absurdo, principalmente considerando que o Brasil, um país desse tamanho todo, recebe menos de 10 milhões de turistas por ano, mesmo tendo tanto o que mostrar, realmente, copa pra quê?
      Vamos pra rua!

  1. E agora, Dr. Otavinho e assemelhados?

    Jogaram tudo no fracasso desta Copa, e sabiam exatamente o que estavam fazendo. Sabiam que quando o Horário Eleitoral Gratuito (aquele que vale para todos os Partidos… diferentemente do que fazem pelo PSDB, o ano todo…) começasse a vigorar, seria vital que Dilma estivesse quase morta, bem abaixo da linha dos 30% de preferência do eleitorado. Colocaram, como vem fazendo já há algumas eleições, os interesses do PSDB (que são os seus interesses…) à frente do Brasil, da Nação. Pois como já rezava aquele velho ditado, o risco que corre o pau corre o machado. Não só estáo definitivamente desmoralizados (alguém conseguirá levar à sério as denúncias e críticas que virão sobre as Olimpíadas no Rio?) como perderam o rebolado… e isso independerá de quem seja a Seleção campeã. A luta que travaram contra Dilma, Lula e o PT foi na esfera da competência adminsitrativa; apostaram no fracasso da Copa, mentiram o tempo todo e agora faltarão línguas para lamber as feridas. Ainda que incidentes possam ocorrer – e a chance de que ocorram é razoável – uma coisa não se discute mais… a promessa de uma infra-estrutura compatível com a importância de uma Copa, prometida pelo Governo Federal para a Copa, foi entregue com louvor. E a administração de um País é basicamente isso, entregar o que prometeu. Ainda cabe uma análise final… quanto, afinal, custou essa Copa? Pelo que a gente vê hoje, é possível dizer que seu custo será zero e que existe boa chance de gerar superavit. É simplesmente impossível calcular, por exemplo, quantos turistas ficaram maravilhados com as vistas aéreas da Arena Amazonia (algumas simplesmente estonteantes…) e virão em grande número conhecer as maravilhas da Amazonia. Lula estava certo desde o início… 

    PS – Alguma dúvida de que o donos de nossa grande Imprensa torcerão com fúria redobrada pela vitória da Argentina? O único problema disso é que fortalecerá Cristina… a mãe da Ley de Medios… 

  2. Novos vaticínios

    Pois é, Ricardo, mas eles não param. Perdida essa etapa, agora vêm com o legado dos “estádios que viverão às moscas”. Bem, como tais insetos vivem sempre ao redor da apocalíptica e adversativa mídia, sempre poderão lá se confraternizarem.

  3. Parabéns!

    O artigo diz tudo, emuito mais até do que eu saberia dizer. Gostei muito da sugestão final do Kotscho, que considero uma honrosa saída para os que estão insatisfeitos com o Brasil, porém devemos lembrá-los que lá na metrópole as leis são cumpridas e a elite não pode xingar e ficar impune como aqui.

    1. Trocar a Falha pelo Le Monde.

      Tenho uma sugestão melhor, trocarmos a Falha pelo Le Monde e Estadinho por um bom jornal de direita norte americano!

      Será que eles aceitam?

  4. Hino Nacional

    Fomos retratados como um povo de vagabundos, incompetentes, imprestáveis, corruptos, incapazes de organizar um evento deste porte.

    Fomos não… Ainda somos retratados desta maneira pelos aproveitadores de sempre.

    O terrorismo é usado indiscriminadamente, tanto por quem esta no governo, como para quem esta na oposição. Isto chama-se estratégia de marketing, é uma caminho perigoso, mas nem por isto não é utilizado.

    Este negócio de imputar na mídia um complô anti-governo esta mal explicado, Realmente não sei de onde tiram essas interpretações sobre o que ocorre no governo. A tão sonhada mídia só sobrevive porque justamente o governo a mantém com um gordo investimento em propagandas. Todas as emissoras recebem verbas monstruosas dos governos, vão falar mal? 

    Quanto ao  legado da copa que tanto elogiam sera que os clubes de futebol após ganharem toda esta infra-estrutura estarão aptos a exercerem  uma gestão profissional como os clubes da Europa? E assim não precisaremos mais exportar os  jogadores como vem acontecendo.

    Ou vai continuar tudo no mesmo com os cartolas enchendo os próprios bolsos e o futebol nacional servindo apenas para seus interesses particulares?

    O maior legado desta copa é cristalizar na opinião mundial que o que o Brasil tem de maior valor é o seu povo.

    O povo brasileiro sempre se destacou por sua generosidade inata, solidariedade e gentileza. Os elogios feito a copa frisou esta alegria e generosidade do povo e não se os aeroportos funcionam ou se a infraestrutura do Pais é igual a do resto do mundo.

    Quando este povo canta hoje o hino nacional a pleno pulmões e impressiona o mundo, os corruptos e ineficientes deste Pais devem colocar a barba de molho, se daqui pra frente este povo se manifestar com a mesma ênfase diante das mazelas históricas que o mantém no terceiro mundo, este pessoal vai pensar duas vezes antes de malversar com os bens públicos.

  5. Troquem os insatisfeitos pelos turistas ……………..

    “Pois tem muito gringo por aí que já não quer mais nem voltar para seu país. Poderiam trocar com os nativos que não gostam daqui.

    Que tal?”

    Ricardo, assino em baixo!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador