Acre inaugura indústria florestal em Cruzeiro do Sul

Jornal GGN – O estado do Acre inaugurou sua primeira indústria florestal público-privada, a Soar Floresta Juruá S/A, localizada no Parque Industrial Florestal de Cruzeiro do Sul. O complexo, que faz parte do projeto de ações de industrialização do governo acreano, tem investimento de R$ 6,5 milhões e deve gerar 350 empregos (diretos e indiretos) e tem capacidade de industrializar 80 mil metros cúbicos de madeira por ano.

O governador Tião Viana ressaltou que o empreendimento vai movimentar mais de R$ 20 milhões por ano, na sua etapa inicial. “Isso é a maior fonte de renda que nós temos numa mesma atividade industrial no Juruá. É fruto de uma relação de confiança, de amor do governo com o povo do Juruá, de gratidão e de certeza com o futuro dessa região. As pessoas aqui querem trabalhar, ter empregos bons, ter uma vida industrial e o governo aceitou esse desafio com a maior indústria que Cruzeiro do Sul já imaginou ter e que vai se multiplicar”.

A madeira que é beneficiada na indústria é originária do Projeto de Assentamento Florestal Havaí (PA Havaí), que localizada nos territórios das cidades de Rodrigues Alves e Mâncio Lima. De acordo com a Sedens, do PAF Havaí foram retirados 3.500 metros cúbicos de madeira nobre e branca, por meio de licença de desmate expedido pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Getúlio Vale, empresário responsável pela Soar, afirma que o empreendimento fortalece a indústria madeireira do Juruá e as comunidades que são fornecedoras de madeira certificadas. “Os moradores da região também podem comprar madeiras que serão beneficiadas aqui, mas nosso maior foco será vender para outras regiões. Mas, vamos atender o pessoal do pólo aqui de Cruzeiro. Nosso preço será competitivo”, avisou Vale.

Na próxima semana a Soar, que antes estava atendendo em caráter experimental, encaminha sua primeira grande carga de madeira para o nordeste brasileiro. 420 metros cúbicos de madeira serrada serão encaminhados para Recife. A carga sairá do porto de Cruzeiro do Sul, segue para Manaus de balsa, aporta em Belém e de lá seguirá de carreta até o litoral pernambucano.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador