BH: laudo aponta risco de queda da estrutura em estação do BRT

Do BHAZ

“Torta e em processo de deformação”: Perícia aponta risco de queda na estrutura da estação São Gabriel
 
Por Stefano Bruno 
 
A tragédia em um viaduto da avenida Dom Pedro I, no bairro São João Batista, região da Pampulha, disparou o alerta para  a condição de outras obras realizadas na Capital mineira para a Copa do Mundo. O acidente traz à tona um laudo divulgado na última semana, pelo jornal Estado de Minas, que aponta para um grave risco de queda da estrutura do Terminal de Integração São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, uma das maiores obras ligadas ao BRT/Move. Pelo local passam cerca 80 mil passageiros por dia.
 
De acordo com o relatório do Instituto Mineiro de Perícias, a estrutura está “torta e em processo inicial de deformação”. A falta de parafusos, o uso de peças remendadas e problemas no escoamento da água podem resultar na ruptura e queda da estrutura metálica da cobertura estação, que foi inaugurada em maio deste ano.

 
“Existem tubos de 200 quilos, que precisam de 12 parafusos, mas têm apenas dois, peças empenadas, vários pontos sem saída de água, encaixes que não estão perfeitos. A estrutura começou a se deformar”,  aponta o perito judicial responsável pelo relatório, Gerson Angelo José Campera.
 
Em entrevista ao EM, o consultor ainda demonstrou uma preocupação pontual: o terminal está em uso e liberado para a circulação de pessoas e veículos. No laudo, ele solicitou uma avaliação emergencial quanto ao tráfego de pedestres e solicitou a presença do projetista da estrutura metálica para apurar as condições de estabilidade da cobertura.
 
A obra da estação São Gabriel está orçada em R$ 44,3 milhões. O terminal tem 22,6 mil metros quadrados e faz a integração entre linhas alimentadoras do BRT/Move. Em resposta ao resultado do laudo, a prefeitura garantiu que o terminal funciona em condições de segurança.
 
Após a tragédia desta sexta-feira (3), o vereador Iran Barbosa (PMDB) afirmou, por meio de seu perfil no Twitter, que vai pedir uma CPI para apurar irregularidades em torno da obra. “Lembrando que ha uma semana denunciei a mesma coisa sobre a estação São Gabriel, cuja perícia também demonstra risco de desabamento”, escreveu o vereador, que pediu a interdição da estação São Gabriel até que a segurança dos usuários seja garantida e prometeu entrar com uma ação civil pública na Justiça se o local permanecer em funcionamento.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto desperdício!


    Que os anjos intercedam e ajudem nossos irmão de S.Paulo e Minas. Que governos irresponsáveis!  Paulista está bebendo água do volume morto e o mineiro correndo risco de vida por obras mal feitas e sem a devida fiscalização dos órgãos municipais  e Conselho de Engenharia. O que estão fazendo com as verbas recebidas do Governo Federal? O prefeito de BHZ, tem muitas explicações a dar. Minha solidariedade às famílias que estão sofrendo com esse triste desastre!  

    1. Obrigadasso, Dude, agora

      Obrigadasso, Dude, agora explicou o que eu perguntei em outro post do dia.

      Isso nao eh aco o bastante pra viaduto, e isso NAO eh viga de aco, eh BARRAS de aco.

      Eh que Minas nao tem ferro o bastante, sabe como eh…

  2. É no dá um prefeitura híbrida

    É no dá um prefeitura híbrida PSB/PSDB,

    Prefeito mico-tucano!

    E ainda por cima o nome do cara é Lacerda!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador