Os problemas dos aeroportos para a Copa

Por Otavio Oliveira

Em pesquisa global realizada, mostra aos brasileiros que: “os aeroportos brasileiros estão entre os piores do mundo quando o assunto é infraestrutura e eficiência de serviço”.

Entre os quatorze aeroportos brasileiros mais freqüentados, que fizeram parte da pesquisa realizada pela Proteste Associação de Consumidores, apenas o do Estado de Recife foi classificado como “bom”, a avaliação foi feita pelos próprios passageiros.

A pesquisa envolveu mais de cento e cinqüenta aeroportos de todo o mundo, sendo consideradas as respostas de nove mil questionários enviados a pessoas de seis países: Brasil, Bélgica, Portugal, Espanha, França e Itália.

Entre os brasileiros, também foram avaliados os aeroportos de Porto Alegre, Natal, Viracopos, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Congonhas, Galeão, Fortaleza, Confins, Santos Dumont, Guarulhos e Brasília.

OS QUESITOS AVALIADOS

Foram avaliados oito quesitos: acesso ao aeroporto via transporte coletivo, placas de orientação, as telas que exibem os vôos, banheiros, lugares para sentar, segurança, tempo de espera até o embarque e o embarque propriamente dito.

Recife teve as melhores avaliações nos quesitos “lugares para sentar” e “telas de partida e chegada”. Recentemente, também foi considerado o sétimo melhor aeroporto da América do Sul, segundo o World Airport Awards 2014, da Skytrax.

Considerando ainda apenas os aeroportos da América do Sul, foi o mais bem posicionado entre os brasileiros, além de liderar na qualidade dos funcionários.

Entretanto, não há tantas razões para comemorar. Na pesquisa da Proteste, o aeroporto foi considerado ruim e péssimo nos itens “acesso via transporte coletivo” e “segurança”, critérios de grande importância para quem vai viajar.

A nota final de Recife, 74, é também distante dos grandes aeroportos do mundo, como o de Changi, em Singapura, que venceu com 88 pontos.

O representante brasileiro com pior colocação foi o aeroporto de Brasília, conquistando a nada honrosa quarta pior posição mundial no ranking.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

17 comentários

  1. Copa e seu dimensionamento

    Não sou nenhum especilista em logistica ou tecnico da area, porem quando ouço o que solicitam tudo em função da copa, tenho minhas duvidas quanto ao suas reais necessidades, se não vejamos:

    Eram inicialmente solicitados 8 estadios, pois construiram 10, estadios em capitais que nem mesmo time de futebol possui, certamente servirá para shows de rock, campeonatos infantis, etc, etc..

    Quando falam em infraestrutura, tenho a impressão que as obras de aeroportos sugeridas estão acima daquilo que realmente sera necessario, considerando que nossos aeroportos estão com suas capacidades quase no limite, porem, se compararmos o movimento que sera gerado pela copa, chega a ser ridiculo se compararmos com o final de ano, carnaval, ou outras datas de grande movimentação interna no Brasil.

    Fazendo contas de joelho, se cada estadio tem lotação para 60.000, pessoas, 10 estadios serão 600.000 avidos torcedores querendo ir de um lado para outro, isso devidamente distribuido nas 10 capitais,  Teremos assim movimentos de no maximo 200.000 pessoas para cada etapa do campeonato.

    Pois bem, apenas no carnaval, temos a movimentação de mais de 6.000.000 de brasileiros que vão para o Nordeste, Sul, Rio de Janeiro, e vice-versa, quem está no Norte e Centro-Oeste, vem para Bahia, Rio, Nordeste em geral, resumindo é uma movimentação de aproximadamente os 6 milhões conforme já dito. 

    Posto isso, a copa não movimentarão 10% do que normalmente já estamos acostumados, sem contar que quando ouver copa, as viagens de negocios em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, sofrerão desaceleração, que sem duvida nenhuma proporcionara mais vagas para avidos torcedores. 

    Soma-se a tudo isso, que, a vinda dos estrangeiros, não serão tantos quanto estão esperando, penso que não passará dos 15 a 20% dos torcedores, a venda dos ingressos já esta mostrando isso.

    Resumo da opera: Estardalhaço exagerado, fazendo com que nós brasileiros gastemos nossas suadas reservas em obras de retorno duvidoso.

    abraços

    • Concordo com a sua avaliação,

      Concordo com a sua avaliação, mas acho qu as obras realizadas não foram desnecessárias.

      Desnecessário é o nível de investimentos e as exigências que são apresentadas para tentar dizer que os aeroportos não suportam a Copa do Mundo.

      Sua análise sobre o aumento da demanda para a Copa na minha opinião é excelente e com ela concordo plenamente.

      No entanto melhorias nos aeroportos eram mesmo necessárias devido ao aumento da demanda de passageiros. A recente notícia de que uma parte dos passageiros de ônibus trocaram essa modalidade de transporte pela via aérea (o que é uma notícia positiva), mostra essa necessidade com dados concretos.

      Mas eu concordo plenamente que as exigências alardeadas apenas para tentar menosprezar as obras feitas são irreais e desnecessárias. Se fosse feito tudo o que se alardeia pela imprensa como necessário, o retorno seria mais que dividoso, seria altamente improvável.

  2. Deve ser porque tiveram pouco tempo para as obras

    Tiveram mais de 5 anos só para arrumar os aeroportos e não conseguiram…melhor, não quiseram. Estive em Confins e realmente ele não ficará pronto a tempo, assim como outros.

     

    É só “tapear” e não mostrar os problemas, não é?

  3. Tem deslumbrado para tudo!

    Em 2013 passei por aeroportos tão díspares como Tom Jobim, Charles de Gaule, Oslo e Floro (uma cidadezinha no litoral norte da Noruega) e sinceramente, como simples usuário não tenho nenhum reparo a fazer ao nosso aeroporto. Pelo contrário se problema houve foi no aeroporto de Oslo que não despachou a bagagem como devia.

    Os deslumbrados sempre vêem maravilhas no quintal dos outros e só enxergam problemas no seu próprio quintal…

     

    • Eu não me considero um

      Eu não me considero um deslumbrado, mas um realista. Viajei e viajo de avião no Brasil e em muitos países. Os aeroportos brasileiros são uma vergonha. Sinceramente, acho que o senhor precisa trocar os seus óculos para ver melhor. Se os problemas dos nossos aeroportos fossem somente operacionais do tipo “bagagem”, tudo bem. Mas não é esse o cerne da questão. O problema é infraestrutura obsoleta e gestão calamitosa da coisa pública. É possível amar o nosso país e poder criticar os seus pontos fracos sem necessariamente taxar os que pensam de forma diferente de “deslumbrados” e/ou outros adjetivos do gênero. Abração, um realista.

  4. O aeroporto de Recife é um lixo

    Como usuário frequente do aeroporto de Recife tenho ressalvas à pesquisa:

    – os banheiros são muito sujos;

    – os lugares para sentar são apenas lugares para sentar, sem qualquer conforto, principalmente quando há atrasos nos voos;

    – a área de embarque é muito exígua, as pessoas se amontoam na hora de formar filas; e

    – o transporte público (metro) fica muito distante.

    E, finalmente, considerar tempo de espera de embarque neste tipo de avaliação é uma boa piada.

     

    • O msmo povo que não faz nuito

      O msmo povo que não faz nuito tempo só podia frequentar rodoviária imunda, agora reclama do que mesmo seja o mesmo, mas vai se embarcar em avião e não em ônibus. Além disso, fazer o de costume é bm para os costumes de um povo.

    • Imagina os outros aeroportos

      Imagina os outros aeroportos então, já que a avaliação foi feita pelos usuários…

  5. os problemas não são dos

    os problemas não são dos aeroportos, mas das pessoas que administram esse pais, somente um tolo para acreditar que esses atrazos são causados apenas pela ineficiencia que nos envergonha perante o mundo, mas sim e intencional para justificar compras sem licitações e leilões apressados!

     

    a copa e a olimpiada não foram definidas o ano passado, mas sim a 06 anos atras, e nada alem de estadios foram construidos, as obras de mobilidade não sairam, os aeroportos não sairam, nada foi feito e nada concluido!  Uma humilhação para o povo brasileiro!

     

     

  6. Nassif, preste atenção para

    Nassif, preste atenção para as multas, principalmente em Guarulhos, r$-150.000.000,00 pelo atrasa, mais 1.500.000,00 por dia!!!!! de atraso. muitas empresas que participaram do leilão acharam que não seria possível cumprir o cronograma previsto e embutiram no preço de suas propostas esses valores, a Invepar fez o mesmo?

  7. Gostaria de um texto técnico,

    Gostaria de um texto técnico, com base em dados verdadeiros e opiniões de especialistas, sobre  o tema geral “PORQUE OBRAS PÚBLICAS NO BRASIL DEMORAM TANTO E SEMPRE ATRASAM”, e especificamente sobre as obras da copa (estádio atrasados, aeroportos não terminados, etc.)

    Em tempo: o assunto pode se extender também para obras privadas (caso do itaquerão, por exemplo).

  8. Não sou uma grande  viajante

    Não sou uma grande  viajante nem  os uso de forma regular paras trabalhar mas dos aeroportos em que passei o único que qualifico como  fora de série é o de Zurique. E alguém aí já passou pelo aeroporto do Panamá? É um lixo. Os aeroportos brasileiros são de primeiro mundo perto deste aeroporto. E é bastante usado por brasileiros por ser conexão com Miami e paraíso de compras. Quando por lá passei os vasos dos banheiros femininos estavam entupidos e a fila era imensa para utiliza-los. Além de serem sujos, muito sujos. Sua sinalização é péssima.

    Recentemente viajei para a Argentina e fiz uso dos dois aeroportos de Buenos Aires e das cidades de Ushuaia e El Calafate. Nenhuma diferença dos nossos aeroportos. O aeroporto de Santiago do Chile privatizado é até mais lotado do que o aeroporto de Guarulhos. E os atrasos não são privilégios do nosso país.

    Que tanto essa gente reclama! Nunca estive num aeroporto que não tivesse uma fila aqui e outra acolá. Faz parte da viagem. Mas sabe como é que é? Tem que insuflar o protesto para a Copa do Mundo.

     

    • No final de 2011 viajei com

      No final de 2011 viajei com inha esposa á Argentina.

      Descemos no no Aeroparque ( uma espécie de “Congonhas” de Buenos Aires)…

      Tivemos diversos problemas: Demora na imigração, area de bagagem bagunçada,  banheiros fedendo a mijo, demora de quase uma hora pra pegar um taxi (por pouco perdemos nossa hospedagem).

      Ou seja: Até a Rodoviária do Tietê é mais estruturada que o Aeroparque.

      Só queria entender porque tanta gente se ofende quando falamos algo bom de nosso país, mesmo sem ufanismo.

       

  9. Fontes??

    Quando foram feitas as pesquisas?

    A associação brasileira Pro-Teste fez pesquisa em 140 aerportos no mundo???

    Questionários foram “enviados” ?? Não foram engtrevistas em campo?? “in loco” ??

    Onde estão os dados, as tabelas e os links?

    Recentemente o Nassif reclamou que comentários com dados relevantes estavam sem fontes. E agora ??

    Sem comentários… nem deveria servir de debate.

  10. Leiam

      O trafego aereo nas copas da Alemanha e Africa do Sul, não aumentou, aliás reduziu em até 6% – cairam bastante os clientes corporativos e pacoteiros turisticos off- futebol, portanto leiam o artigo da ABEAR, em: http://www.agenciaabear.com.br/sem-categoria/como-foi-definida-a-malha-aerea-para-copa/

       Teremos problemas que a midia irá explorar ?

       Com certeza, como ocorreu em Londres, Sochi, Africa do Sul, Berlim, Munique e Frankfurt, referente a segregação do espaço aereo, as pessoas dos “executivos” e helicopteros, vão chiar bastante, e em um país do “sabe com quem esta falando” combinado com pax “folgados” e sem horários, será o caldo perfeito para encheção de saco.

        

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome