Enviado por Iara G
Da Folha
Pedágio será reajustado a partir de 1º de julho
A partir de 1º de julho, as tarifas de pedágio serão reajustadas nos 6.400 quilômetros de rodovias sob concessão no Estado de São Paulo.
Os índices serão anunciados na próxima semana, segundo o governo paulista, mas está certo que haverá um aumento dos valores.
No ano passado, em razão da onda de protestos que levou à redução das tarifas de ônibus, metrô e trens, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu não aplicar os 6,5% de reajuste previsto.
Negou, porém, que fosse uma medida “populista”. Na época, Alckmin disse ter conseguido “num esforço bastante grande, não onerar o usuário do sistema”.
Para compensar as perdas de receita (estimadas em R$ 400 milhões) com esse não-repasse de alta de custos aos usuários, o governo anunciou quatro medidas.
Mudou o critério para tarifar caminhões e abriu mão de cobrar parte dos valores devidos pelas concessionárias ao Estado. No caso dos caminhões, foi instituída a cobrança de todos eixos e não só aqueles colocados
no asfalto para rodar.
Com as medidas tomadas, o governo diz não considerar haver um valor “acumulado” a ser repassado. Assim, deve seguir os índices estipulados por contrato.
Pelos contratos atuais, há dois índices de reajuste: o IPC-A, calculado pelo IBGE, e o IGPM, calculado pela FGV. Ambos medem a inflação acumulada entre junho de 2013 e maio deste ano.
De acordo com o governo, será aplicado apenas um dos dois índices. Se utilizar o primeiro, o reajuste será de 6,37%. Pelo segundo, o aumento pode ser de 7,84%.
O índice é aplicado sob a tarifa real e, depois, arredondado sobre os valores cobrados. Isso faz variar o percentual de cada praça.
A tabela com os valores ainda está sendo elaborada, segundo o governo.
Em 2012, São Paulo utilizou só um dos índices e escolheu o mais baixo deles para repassar aos usuários.
Não está certo ainda se esse critério será mantido.
Antes da publicação da tabela no “Diário Oficial”, concessionárias e empresas de cobrança automática devem ser avisadas para fazer os ajustes necessários.
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Nossa, eles eram tão baratos,
vão ficar mais baratos ainda, pelo menos é assim que folha de sp vai explicar a seus leitores, se é que ainda tenha de verdade…
O MAIOR ROUBO DO PLANETA TERRA
É impossível superar os Tucanos, eu não conheço um assalto dessa magnitude em todo o universo, e pior totalmente acobertado pela midia.pela justiça.
Prefiro nem comentar, pois
Prefiro nem comentar, pois muitos paulistanos não merecem estes patifes gerenciando o Estado .
Aqui no RJ já passaram inúmeros politiqueiros safados pelo Palácio Guanabara, mas sempre houve resistência, acredito que aqui no RJ estes caras sofreriam uma oposição popular ferrenha .
E mesmo assim o Alkimin
E mesmo assim o Alkimin continua na casa dos 40%.
Isso não afeta em nada
Isso não afeta em nada Alckmin. Para quem está acostumado a mandar paulistano beber lodo, esse pedágio é fichinha.
Acho que o PSDB perde o
Acho que o PSDB perde o Estado de SP esse ano apos 20 anos.
Provavelmente pro Skaf, jah que o Padilha nao decola. O importante eh que finalmente o PSDB vai deixar a moita.
A Folha e a Veja devem comecar a ficar preocupados.
Opa! Pauta nova para o
Opa! Pauta nova para o Padilha!!!
O povo gosta. Entãom, pedágio
O povo gosta. Entãom, pedágio neles. Enquanto isso, o governo federal não aumento uma porção de serviços e é criticado. Pedágio neles.
Em S P os pedágios serão
Em S P os pedágios serão reajustados- com 1 ano de atraso.
E a tarifa de ônibus ficará CONGELADA PRA TODO SEMPRE.
Até pra ser governista, é necessário algum critério.
Critério? NO PT?
Sorry.
É impossível.
Como vc consegue essas coisas
Como vc consegue essas coisas “jenio”?
Consegue defender a industria do pedagio de SP e ainda trazer o PT para a discussao.
A Veja tem feito escola
eleições
“A partir de 1º de julho, as tarifas de pedágio serão reajustadas…”
Previsivel:
Sabe como é,
Esse ano tem eleições,
O chefe dos jagunços, mesmo derrotado, votou “vistas” contra a tentativa de barrar o financiamento privado de campanhas.
Ai os pedágios sobem. Os paulistas pagam. Afinal, alguém tem que financiar a campanha dos tucanos.
O sistema de concessão das
O sistema de concessão das rodovias paulista foi implantado a partir de 1998, pelo sistema oneroso, com reajuste atrelado ao IGP-M. Neste período de 15 anos o IGP-M variou cerca de 320%, enquanto a inflação oficial, medida pelo IPC-Fipe, variou cerca de 150%, menos da metade da correção aplicada aos pedágios paulistas.
Neste mesmo período a frota de veículos praticamente triplicou, refletindo num aumento significativo na arrecadação nas praças de pedágios. Soma-se a isso a esperteza de colocar praças de pedágios nos trechos de maior movimento da rodovia, mas cobrando tarifas por trechos bem maiores (p.ex., quem usa 10 km de estrada, pode pagar por até 80 km!!).
Pelo visto, se hoje o valor dos pedágios paulista fossem diminuídos pela metade, mesmo assim as concessionárias teriam uma rentabilidade maior que há 15 anos. Os ganhos de produtividade, tanto pelo aumento real das tarifas como pelo aumento do volume do tráfego, deferiam refletir nas tarifas se o governo do PSDB estivesse mais atento aos interesses da população.
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pedágio sofrerão reajustes em SP
E então não haverá nenhum movimento contra o aumento de pedágios em SP?
Agora o Alckmin vai passar
Agora o Alckmin vai passar dos 50% no Datapig.