Empresários de logística acreditam em recuperação econômica

Jornal GGN – Diversas lideranças se reúnem em São Paulo para o Intermodal South America, evento que discute os desafios da logística, transporte de cargas e comércio exterior. Os presentes acreditam que a turbulência na economia é momentânea e logo será superada por ações do Governo Federal e pela proatividade das empresas do setor.

O tom de otimismo foi dado pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo. “Eu sou um eterno otimista. Nos momentos mais difíceis é que temos a criatividade para superarmos os obstáculos. Se há um setor que pode responder a este momento difícil é o portuário, como podemos ver aqui”, disse.

Essa visão foi reiterada pelo presidente da empresa realizadora do evento, a UBM Brazil, Joris Van Wijk. “Nestes 21 anos a Intermodal testemunhou vários momentos de desenvolvimento e de crise e mantém intacta a sua confiança no mercado e nas decisões do governo. Reunimos aqui todas as empresas que querem formalizar novos negócios e cooperar com o desenvolvimento do País. Esta Intermodal será lembrada como a edição da retomada do crescimento”, afirmou.

Para o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, os investimentos em infraestrutura que já foram feitos precisam de tempo para trazer retorno. “Não vivemos uma catástrofe. Precisamos de paciência com os investimentos em infraestrutura, pois é um processo que precisa de maturação. O PAC 2 destinou R$ 43,8 milhões para 241 ações. O que temos que combater é a burocracia. Os meios não podem sobrepor os fins”. 

O superintendente executivo da Caixa Econômica Federal em São Paulo, Gustavo Portela, disse que o banco está comprometido com o setor portuário. “Aqui nós fortalecemos a nossa missão. Só em 2014 investimos R$ 33 bilhões em infraestrutura de transportes e logística”, explicou.

Herbert Drummond, secretário de política nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, disse que o país ainda está atraindo investimentos. “Temos a certeza que a atual fase é momentânea e não vai atrapalhar o andamento dos investimentos. Recebemos nas últimas duas semanas três visitas de grupos de investidores estrangeiros atrás de oportunidades. O ajuste fiscal será passageiro e trás oportunidades pelo esforço técnico e de busca de confiabilidade do governo brasileiro. Não vejo o porque desse sentimento de pânico”. 

Mas o evento não é só flores. O presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Abnut), Luiz Henrique Teixeira Baldez, aproveitou a oportunidade para cobrar uma definição do Governo Federal sobre qual modelo de concessão ferroviária será implantado no País.

“Fizemos um estudo recentemente sobre o modelo pretendido pelo governo em que o setor privado implanta a via férrea e a Valec compra a capacidade e revende para operadores independentes. O resultado é que, com isso, o governo só vai recuperar 45% do investimento, ou seja, o modelo requer subsídio. O ministro da economia vai dizer que não tem dinheiro e diremos, então, que não haverá ferrovia”, criticou Baldez.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Data e endereço

      Oi, Eliane, boa tarde!

      O evento começou ontem (7) e vai até amanhã (9). Está sendo realizado no Transamerica Expo Center, na Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro.

      Abraços.

  1. Empresários de logística

    Empresários de logística acreditam em recuperação econômica

    Eu também acho…

    …..até porque piorar tá dificil

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador