Governo cede ao lobby do PMDB e autoriza aeroporto em Caieiras

Do Estadão

Governo define regras para aeroporto privado e vai liberar 3º terminal em SP
 
Novo projeto permitirá a construção do Aeroporto de Caieiras, das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, que será concorrente dos terminais de Guarulhos e Viracopos 
 
Fernando Scheller e Luciana Collet
 
SÃO PAULO – O governo deve definir na semana que vem como será feita a mudança de regras necessária para permitir a construção de um terceiro grande aeroporto na Grande São Paulo, em Caieiras. Segundo o ministro Moreira Franco, da Secretaria da Aviação Civil (SAC), o governo se reunirá para “bater o martelo” sobre as regras do projeto que vai permitir a construção de terminais privados fora do sistema de concessões, que permitiu a recente reforma e expansão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas.

Antes disso, a presidente Dilma Rousseff deverá vetar trechos adicionados à Medida Provisória 627 – que originalmente dispunha sobre a tributação de subsidiárias de empresas brasileiras no exterior – com a intenção de liberar a construção de aeroportos privados e os preços das tarifas aeroportuárias. Dentro do governo, a impressão é de que é preciso uma legislação específica para modificar o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Apesar de as mudanças ainda estarem em estudo, o governo já sabe que algum tipo de regulação será necessária para definir padrões mínimos ao serviço. O ministro Moreira Franco afirma que não está preocupado com a reação dos consórcios que venceram as licitações de Guarulhos e Viracopos à abertura de um terminal concorrente. “Não tem nada nos contratos que diga que não montaremos um terceiro aeroporto”, diz o ministro. O projeto do Aeroporto de Caieiras é das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

Apesar dessa posição oficial, o Estado apurou que o governo não tem interesse em entrar em rota direta de colisão com as concessionárias. A ideia é tentar contemporizar. Primeiro, a legislação deverá levar algum tempo para ser aprovada. Depois, haverá a espera por licenças e a construção. Além da espera natural para a viabilização de um aeroporto de grande porte, as regras para terminais privados poderão incluir “períodos de carência” para a concorrência em segmentos como o de voos internacionais.

Procurados, os consórcios responsáveis pelos aeroportos de Guarulhos e Viracopos não quiseram comentar o tema. No entanto, fontes dizem que o clima nas empresas é de apreensão. “O Brasil precisa de investidores estrangeiros para obras de infraestrutura. E esse tipo de tratamento é o que pode arranhar toda a economia”, afirma um executivo do setor, que pediu para não ser identificado.

Na avaliação de fontes de mercado, o consórcio de Guarulhos (formado pela Invepar e pela sul-africana ACSA) seria menos prejudicado por Caieiras do que o de Viracopos (UTC Participações, Triunfo Participações e Egis), que começa agora a se apresentar como uma alternativa a Guarulhos para voos internacionais.

 

Redação

9 Comentários

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  1. Item ruinzinho.  De onde saiu

    Item ruinzinho.  De onde saiu um Codigo Brasileiro de Aeronautica que tem que ser modificado, porque as empresas do consorcio estao “aprehensivas” pela liberacao de um lugar para aeroporto, porque o governo estaria em “rota direta de colisao”  com concessionarias, porque Viracopos seria “prejudicado” e porque “mais” que Guarulhos?

    Alguem entendeu?

    1. Ah, Ivan, melhor não

      Ah, Ivan, melhor não entender. Tem Camargo Correa, Andrade Gutierrez, se botarem a Odebrecht estarão aí os 3 poderes da república.

      E a gente aqui discutindo enquanto eles riem.

  2. Lobby, ou isto foi mesmo uma baixaria?

    Nassif,

    Finalmente, o presidente da Fiesp,Paulo Skaf, consegue levar prá casa o seu troféu carregado de diamantes.

    Se fosse eu a pedir a mesma autorização, ah ah, banquinho com almofada prá evitar os calos.

    1. Não tem absolutamente nada a

      Não tem absolutamente nada a ver com o aeroporto do filho de Paulo Skaf que é em Parelheirose se destina a jatos executivos e cujo problema não está na SAC e sim na Prefeitura de São Paulo.

      1. Isto mesmo

        Andre,

        Foi ainda pior ,

        O aeroporto pertence a uma sociedade entre Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

        O DECEA( Departamento de Controle do Eaaço Áereo) rejeitou este Projeto em 2011, mas como Poder é Poder, algo que as duas empresas tem de sobra, agora finalmente chegou o  BINGO.

        De novo, se fosse eu…….

         

        1. Aeroporto de caieiras

          Quem manda em nossa nação são as Empreiteiras que superfaram em contratos fraudulentos e levam boa parte de no dinheiro publico. Neste caso pelo menos a Dilma vai ultilizar do Neoliberalismo(Governo Fernando Henrique) para não por dinheiro público.Talvés ela esteja aprendendo .Veja hoje em dia como os valores das contas celulares cairam com a concorrência.O que e engraçado é a Oderbrech se posicionar contra uma de suas parceiras O Sr.Marcelo chora com uma receita de 100 bilões anuais.

          05 milhoes de moradias a R$ 20.000,00= R$ 100.000.000.000

           

           

           

           

           

           

  3. governo fraco e isso mesmo!

    governo fraco e isso mesmo!  os abutres pintam e bordam, somente o povo que ninguém considera e quem perde!

    quem sabe num outro governo isso acabe! 

  4. Alckmin deve estar feliz

    Em Campinas Alckmin tinha dito que trem-bala e aeroporto de Viracopos não eram “prioridade” para São Paulo.

    Porque Campinas “fica muito longe”

    O estado de São Paulo MERECE políticos dessa tacanhez que o governem.

  5. Não sei não. Acho que os
    Não sei não.

    Acho que os vencedores deveriam receber um desconto.
    Nada contra o terceiro aeroporto.

    O que me incomoda nesta notícia é o tratamento às práticas políticas.
    O que quer dizer aeroporto do PMDB?
    Devo entender isso como um elogio?
    Belo Monte, a usina hídrica do PMDB, teve tratamento igual?

    Isso que chamam de aeroporto do PMDB é um projeto de engenharia. Por trás deste projeto há inúmeros estudos.
    O tratamento DEVERIA ser técnico. ..
    Mas ninguém quer saber né.

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