Operação Lama Asfáltica aponta desvio de R$ 11 milhões em obras públicas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagram, nesta quinta-feira (9), a Operação Lama Asfáltica, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos de fraudes em licitações e contratações públicas. A operação é realizada em parceria com o Ministério Público Federal e a Receita Federal e ocorre em Mato Grosso do Sul.

As investigações iniciaram em 2013 e apontaram a existência de empresas em nome de integrantes de grupo criminoso e de terceiros que superfaturavam obras públicas, por meio de fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos. As empresas investigadas atuam no ramo de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta e limpeza pública, entre outros.

Fiscalizações realizadas pela CGU revelaram prejuízo de aproximadamente R$ 11 milhões em obras executadas por essas empresas. O grupo possui vínculos pessoais com políticos, inclusive tendo feito doações a campanhas de candidatos. Participam da operação cerca de 120 pessoas, entre policiais federais, auditores da CGU e servidores da Receita Federal.

Estão sendo cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão e quatro ordens de afastamentos de servidores estaduais. Os mandados estão sendo realizados em órgão estadual, empresas que possuem contratos com o Poder Público e em residências. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em todas as falcatruas contra

    Em todas as falcatruas contra o erário público estão envolvidos financiadores de campanhas eleitorais, mas ainda assim Eduardo Cunha e seus seguidores temam em aprovar doações de empresas privadas nas campanhas.

    A atitude desses parlamentares tem um nome: conivência com a corrupção.

    1. Perfeita observação

      A origem desse procedimento foi via prefeituras há mais de 20 anos, as pequenas e médias empreiteras davam dinheiro para a campanha de candidatos a prefeito e depois se beneficiavam de vantagens especiais e concorrências fraudulentas. A maior dívida do PT é política, pois poderiam ter mudado as regras do jogo quando puderam e inversamente tentaram aprofundar o esquema, agora o desgaste é inevitável deixaram a militância de lado e se apoiaram e cresceram com esses estelionatários e propagandistas profissionais a soldo do dinheiro de financiadores de campanha e mesmo depois disso tudo no congresso do PT a direção não condenou o esquema.

      1. [  A maior dívida do PT é

        [  A maior dívida do PT é política, pois poderiam ter mudado as regras do jogo quando puderam e inversamente tentaram aprofundar o esquema, agora o desgaste é inevitável deixaram a militância de lado e se apoiaram e cresceram com esses estelionatários e propagandistas profissionais a soldo do dinheiro de financiadores de campanha e mesmo depois disso tudo no congresso do PT a direção não condenou o esquema.[  

         

         

        um bando de bobajadas, tucanês puro.  Embora nada fez disto, mas mesmo que petismo tivesse se aliado as piores máfias corruptas da face da terra, ainda sim seria o mais honesto, pela pela mesma razão que bebê despois de todo cagado tem como ficar limpinho e cheiroso

      2. Num país fundado e impregnado

        Num país fundado e impregnado pelo processos mais corruptos da face da terra, todo mundo faz o discusso de que petista tem ser verdadeiros monge, quiça mais honesto do que Cristo

         

      3. Cara , não tem nada a ver sua generalização
        A corrupção acontece porque é uma forma de se ganhar dinheiro fácil e rápido. Que alguns casos tenha a ver com financiamento de campanha é so uma decorrência, não a causa. Claro que acabando com este tipo de financiamento de campanha vamos melhorar alguma coisa, mas isto não é tudo. Quer saber o que penso? Quando houver uma operação com o nome de Operação permanente contra a Corrupção aí podemos pensar que a corrupção está sendo combatida de uma forma sistêmica.

        1. “Operação permanente contra a

          “Operação permanente contra a corrupção” evidentemente pressupõe que não vamos acabar com a corrupção…

  2. Algo que sempre me surpreendeu

    Em todas as pequenas e gandes empresas envolvidas com tais atos, exise uma infinidade de trabalhadores que sabem o que acontece e preferem permanecer calados (empresas públicas, particulares, secretarias, etc). E sabem que é dinheiro deles. Alguém explica essa atitude?

     

    1. eu nem ia comentar, mas não

      eu nem ia comentar, mas não pude resistir.

      o que acontece com os pilantras? vão para penitenciárias? Não. o que acontece é simples – vi um caso de perto em Vitória/ES que virou um escândalo nacional, no início – os “operadores do Direito” e no final nada acontece, a não ser a quadrilha perder algo de seu dinheiro, para recomeçar de novo noutro lugar. na contabilidade destes psicopatas parte do que roubam se torna exatamente pagamentos para as autoridades que têm a missão de mandar para a cadeia tais tipos. se querem confirmar o caso aludido, http://www.elimarcortes.com.br/2012/01/caso-marval-empresarios-e-servidores.html. um dos condenados (a cinco anos) nunca pisou na prisão e está “livrinho”. é mole?

    2. Há uma diferença entre saber e provar!

      Quando se trabalha num órgão público e não aceitas nenhuma maracutaia não és convidado a nenhuma delas, logo ficas sabendo por conversa de corredor, e quando pedes para pessoa que sabe do ilícito se manifestar formalmente para levar adiante um processo disciplinar as testemunhas se encolhem e mudam de conversa. Como não tens o poder de polícia não podes abrir um processo simplesmente por boatos, pois podes ser acusado de crimes de difamação, logo nada vai para frente.

      Por outro lado, há denuncias que simplesmente não vão a frente devido a outros mais acima que escondem o delito, vou contar uma pequena história de mais de 50 anos, como os atores já estão falecidos e o delito prescrito posso citá-la com segurança. Conheci um senhor (já falecido) que era fiscal do IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas) em 1961 (Governo Jânio Quadros), ele descobriu um enorme de um rombo no Porto de Santos, algo de milhões. Quando ele levou o assunto ao seus superiores no outro dia apareceu em sua casa um advogado com uma MALA CHEIA DE DÓLARES, e ofereceu para ele esquecer e queimar os documentos. Como era durante o famigerado governo Jânio Quadros (o famoso vassourinha que ia acabar com a corrupção no Brasil), ele num arrebatador espírito republicano disse ao advogado que agora tudo seria diferente e que Jânio varreria este pessoal.

      Bem, poucos dias depois apareceu no diário oficial uma ordem o transferindo do posto e as “forças ocultas” parecem ter ficado com a propina.

    3. Tem sempre aqueles, acho que

      Tem sempre aqueles, acho que a maioria, isso é primo irmão da famosa Lei de Gerson, que dizem, se eu não fizer, outros farão.

  3. 11 milhoes?
    E a Zelotes com

    11 milhoes?

    E a Zelotes com possiveis 19 bilhoes documentados internacionalmente mesmo?

    Sorry, folks:  eu nao embarco em conta de feijoes federal.

  4. Nassif, com tantas operações

    Nassif, com tantas operações simultâneas, haverá cadeia suficiente após os julgamentos? E engenheiros experientes poderão também fazer acordos de leniência ou só as empreiteiras e construtoras? No Paraná, engenheiros fornecem laudos de obras concluídas que estão ainda na fundação. Quem pagou com base nesses laudos, também está implicado. Como ficam os burocratas, contratam auditores para cada laudo, ou acreditam no que atestam para efetuar os pagamentos. O que os conselhos envolvidos estão fazendo para moralizar seus profissionais, além de ficarem vociferando contra governos, condenando-os por suas próprias traquinagens e de seus pares? E a normose, o que diz? Ou também está com medo de investigações sobre compra de trabalhos, teses e outras obras mal feitas e inacabadas?

  5. ””Lama Asfática” ?
       Com

    ””Lama Asfática” ?

       Com tantas operações da PF e com tantos nomes exóticos, fico pensando até da seriedade dela.

           Tem até operações com nome em latim.

        Alô PF :

            Menos, menos.

  6. Eu já estou de saco cheio …

    deste tipo de notícia.  Só um cego não percebe a profundidade da corrupção no país.  E isto não é de agora. Vem acontecendo ao longo das décadas.  Exemplos?  vejam os Detrans e os fiscais de consumo municipais.  Quer mais, vejam as contas dos condomínios residenciais.  Quantas passam por uma auditoria séria?  Quer mais ainda? vejam as contas dos templos do saber, as universidades.  Quantas passam pelo teste?  Para mim a profundidade da corrupção se mede pela quantidade de casos que cada cidadão pode apontar, mesmo que não possa provar.  Uma amiga minha tinha um namorado que fez campanha para o Janio Quadros.  Uma vez eleito o amigo da amiga ganhou um carteira com o uso da qual podia extorquir dinheiro dos comerciantes.  Um amigo meu me contou que um dia precisava de uma cópia de sua sala  no universidade.  Ele já havia visto um chaveiro funcionando no Capmpus.  Foi até lá mas não o encontrou.  Perguntou e lhe disseram que o chaveiro agora atendia na rua.  Ele foi lé e encontrou o menino,  Pediu para fazer a cópia da chave e perguniou: por que você não tem mais o seu quiosque dentro do Campus?  O menino respondeu: ah! doutor, eles estavam pedindo demais. É por isto que eu estou de saco cheio.  Esta luta contra a corrupção não é séria e só acontece agora para combater o goverrno dos trabalhadores.  Seria bom se todos os que sabem de atos de corrupção pudessem ir a público, defendidos pelas leis, para contar o que sabem.  Mas eles não o farão nunca porque este é um país de merda que só protege os poderosos.  Por falar nisto, os ministros do STF costumam ser professores de Universidades.  Seria bom dar uma olhada nos afazeres deles.  Será que todos estão trabalhando dentro do exigido para todos os professores universitárioa?   Duvido e tenho como mostrar minhas desconfianças, mas não o farei porque não sou salvador da pátria.

  7. Faltam é princípios morais e não leis.

    O que diferenciava o Rio Grande do Sul no fim do século XIX e início do século XX era a chamada ideologia Positivista, tivemos Presidentes do Estado (como se chamavam os governadores) que tinham como princípio a separação absoluta do público do privado, não havia corrupção desenfreada pois dinheiro público era público.

    A ética era a seguinte, para se atingir o poder valia toda e qualquer espécie de fraude eleitoral, até em alguns casos o assassinato era tolerado, porém atingido o poder a moralidade era estabelecida e os governantes eram intransigentes com isto. Não haviam leis, tribunais de contas e outros leros, se era necessário fazer uma obra pública ela era orçada e o dinheiro era entregue ao executor, ele prestava contas diretamente, tratava e destratava com funcionários e fornecedores, e grande parte das obras eram concebidas, projetadas e construídas pelo próprio poder público, ficando a responsabilidade de tudo nas mãos do engenheiro que a conduzia.

    As lutas entre adversários políticos eram ferozes e mortais, os jornais de cada fracção eram violentos nas acusações políticas entre um e outro grupo, não poupando nada, mas apesar de toda esta ferocidade casos de desvios de dinheiro público eram quase inexistentes. Estou falando de inimigos políticos que não tinham a mínima vergonha de mandar assassinar seus adversários, muitas vezes diretamente por suas próprias mãos, mas o dinheiro público ninguém tocava.

    Hoje temos, apesar de tudo, adversários cordiais, temos leis elaboradas, tribunais disto e daquilo, temos leis para punir o colarinho branco e uma sofisticada lei de licitações. Entretanto cada vez permeia mais na sociedade crimes contra o erário público, pois simplesmente estes criminosos se tem um bom automóvel uma belíssima casa ele são empresários de sucesso e ninguém se preocupa sobre como eles adquiriram seu patrimônio.

    A importância do ter e não do ser, é relevante até nas religiões, se tens muito é porque tiveste sucesso. Como? Isto não interessa.

    O que está faltando é vergonha na cara de TODA A SOCIEDADE de medir os homens pelo que eles têm e não pelo que eles são!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador