Pesquisa inédita mostra conectividade de órgãos públicos brasileiros

Jornal GGN – Uma pesquisa feita pela primeira vez para traçar o perfil da conectividade dos órgãos públicos brasileiros de todas as esferas apontou que, pelo menos do ano passado até agora, 100% das esferas federais e estaduais possuem computadores conectados à Internet. O dado é apenas um dos resultados obtidos pelo TIC Governo Eletrônico 2013, feito Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O objetivo do levantamento, segundo a entidade, foi de medir, de forma até então inédita, o acesso e uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelas organizações públicas. Além disso, medir a presença de mecanismos de relacionamento com os cidadãos via Internet, com oferta de serviços on-line e iniciativas de participação social por meio de novas tecnologias.

O estudo levou em conta órgãos federais e estaduais, da administração direta e indireta, de todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público), além de prefeituras. Foram entrevistados 572 órgãos públicos federais e estaduais, entre outubro e dezembro de 2013. Entre as Prefeituras a amostra contou com 334 municípios.

Veja, a seguir, o infográfico feito pela editoria de arte do Jornal GGN com os principais resultados da pesquisa feita pelo CETIC.br. A pesquisa completa pode ser acessada na íntegra, assim como os demais indicadores, no site da organização.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois eu jurava que a Secom,

    Pois eu jurava que a Secom, por exemplo, nem tinha computador. Vou aproveitar para pedir que mande para o meu e-mail tudo que gastou com mídia e com quem

  2. Pesquisa tendenciosa

    Conheço bem as questões de tecnologia da informação e comunicação no Governo Federal Brasileiro e posso assegurar que esta pesquisa não demonstra a realidade. Em um pais em que o cidadão é identificado de forma única apenas pelo cpf, ou seja como contribuinte, a integração entre os sistemas e a qualidade da informação na gestão é péssima. Esta falta de comunicação utilizando TICs demonstra claramente que não existe esforços de ações conjuntas entre os ministérios que ficam na maior parte do tempo tentando se fortalecer ao invés de promoverem ações conjuntas visando melhorias na qualidade do serviço público.

    Os investimentos em informatização, que é completamente diferente de invenstimento sem P&D, no poder executivo é uma fração da demanda necessária para a construção de modelos eficientes de integração e interoperabilidade. Esta pesquisa está completamente fora das expectativas internacionalmente de qualidade de uso de TICs no poder público e governo eletrônico, vise os comparativos apresentados pela ONU no documento E-GovernmentSurvey 2012. Tenho convicção de que TIC pode ser uma importante ferramenta para a construção de um país mais justo mas isto é possível somente se vaidades pessoais forem deixadas de lado e se estabeleça um modelo de ação unificada senão entre todas as instâncias ligadas ao Poder Executivo da União pelo menos entre os principais ministérios como Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador