Valor pago pela Odebrecht pelo Galeão intriga mercado

de O Estado de S. Paulo
 
Lance por Galeão surpreende mercado
Por Josette Goulart, Antonio Pita e Circe Bonatelli
 
Especialistas discutem como a Odebrecht pode obter lucros com o aeroporto depois de pagar muito mais do que se esperava  
 
SÃO PAULO – Hotéis, restaurantes, shopping, cinemas, jardins, playground para crianças, estacionamentos, casas de câmbio e tudo o mais que for possível oferecer de serviços a passageiros em trânsito no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, devem ser a linha de frente da concessionária liderada pela Odebrecht, que ganhou nesta sexta-feira o leilão com um lance de R$ 19 bilhões, para garantir o retorno de seu investimento.
 
Paulo Cesena, diretor-presidente da Odebrecht, que lidera o consórcio vencedor da disputa pelo Galeão
 
Algumas estimativas mostram que essas receitas, chamadas acessórias, terão que representar 70% do total do faturamento para um retorno satisfatório. Além da outorga, a concessionária precisa investir cerca de R$ 6 bilhões em infraestrutura. Uma importante consultoria que possui modelos de rentabilidade para concessões de aeroportos estima que para um retorno de 6,49%, que era o considerado ideal pelo governo federal para remunerar o investimento nos aeroportos, a receita anual da concessionária precisa chegar a R$ 2,1 bilhões. Levando em conta o fluxo de passageiros estimado pelo governo para o Galeão, apenas um terço desta receita seria das tarifas aeroportuárias.
 
“O lance foi de fato elevado se considerado que em Guarulhos que tem fluxo muito maior de passageiros a concessionária vencedora pagou R$ 16 bilhões. Mas temos que levar em consideração que a Odebrecht precisava levar esta concessão se quisesse entrar de verdade no ramo”, disse um consultor que auxiliou os vencedores de outros leilões no País.
 

O lance vencedor de R$ 19 bilhões foi 16% mais elevado do que o ofertado pelo segundo colocado, de R$ 16 bilhões. Em relação ao lance mínimo, foi 293% maior. O terceiro colocado, um consórcio liderado pela Ecorodovias com a Invepar como sócia (que foi a vencedora do leilão de Cumbica), ofereceu R$ 13 bilhões. De acordo com uma fonte desse consórcio, para dar o lance a rentabilidade estimada sobre o investimento seria entre 7,5% e 9,5% ao ano. “Mas o consórcio vencedor pode ter vislumbrado uma receita comercial maior do que vislumbramos”, diz a fonte.
 
A Odebrecht terá como parceria a operadora Changi, de Cingapura. No aeroporto da cidade asiática, o que não falta é serviço aos passageiros. Hotéis com piscina, jardins para passeios, espaços de entretenimento com jogos eletrônicos, todo tipo de lojas e restaurantes, cinemas e até teatro atenderam os cerca de 50 milhões de passageiros que passaram pelas instalações no ano passado.
 
O fluxo no Galeão é bem menor. O número atual é de 17,5 milhões e a estimativa do governo é de que seja de 60 milhões em 2038, no final da concessão. Na avaliação do presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, Erivelton Pires Guedes, os concessionários podem ficar pressionados nos retornos sobre seus investimentos e lembra que os investimentos são complexos pois envolvem grandes desapropriações e riscos ambientais.
 
A acirrada disputa pelo aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, também chamou a atenção do pesquisador. Mas ele acredita que a CCR pode obter um retorno ainda melhor que a Odebrecht no Galeão, diante da exigência menor de investimentos. “O governo de Minas faz um planejamento há dez anos para o distrito do aeroporto ser uma área industrial, gerando maior desenvolvimento associado ao terminal. Com a concessão, há possibilidade de destravar a burocracia desses projetos e a concessionária pode ter um retorno significativo com maior tranquilidade”, pontua.
 
O professor de microeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sócio-diretor da consultoria Pezco Microanalysis, Cleveland Prates, concorda que para equilibrar o caixa a tendência é que o crescimento das receitas ocorra por meio da ampliação do mix de negócios e aumento nos preços de produtos e serviços destinados aos consumidores que passam pelos terminais e não somente no Galeão, mas também em Confins.
 
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,lance-por-galeao-surpreende-mercado,170743,0.htm
 
Redação

76 Comentários

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    1. O AL deve estar pensando que

      O AL deve estar pensando que o Leilão foi igual aos similares da CEASA e ou COBAL. Quem dá mais pela caixa?…………ele está de brincadeira……A avaliação do produto, no caso o AIRJ basta fazer uma comparação com qualquer complexo internacional de porte considerando apenas o fluxo de passageiros e aviões, que constatará que é um excelente negócio. Não considere os aeroportos do continente africano exceto o principal da Africa do Sul, mesmo assim não é referencial. Para com isso.!

      1. Pô, foi buscar um “momento”

        Pô, foi buscar um “momento” de 2007. A caravana passa e os cães ladram. Nada como se atualizar diante das expectativas. São Paulo já entregou na “moita” um aeroporto privado de porte para o grupo JHS, basta procurar as noticias. 

  1. De qualquer forma a mídia iria desinformar

    Caro Nassif e demais

    Se não fosse leiloado, eles falariam, como foi leiloado, eles também procuram desacreditar.

    Faz parte da guerra da podridão, desses grupos centenários.

    Saudações

  2. Como a Odebrecht rasga

    Como a Odebrecht rasga dinheiro, deve ser mais uma de seus péssimos negócios….  rs….

    Com certeza eles viram o que os concorrentes não viram.

    O mote da imprensa é de que o valor foi superior ao leilão de libra. Eles sabem que a comparação é incorreta, uma vêz que Libra não dará apenas este retorno para a União e para o Brasil, mas não perdem a oportunidade de fazer oposição.

    Eles ladram e o Governo governa, fácil assim.

  3. Simples assim:

    Os brilhantíssimos Josette Goulart, Antonio Pita e Circe Bonatelli do OESP entendem mais de gestão de aeroportos que o Sr Paulo Cesena, diretor-presidente da Odebrecht.

  4. Intigra mercado?. De fato,

    Intriga mercado?. De fato, eles acreditaram no André Esteves, na falação do Aécio Neves, não ouviram o que o Governo Federal tinha a dizer. Realmente, ficaram perplexo, diante dos VENTOS FAVORAVEIS ao Brasil. No fundo, ficaram sem fundos e argumentos.

  5. No caso da Odebrecht, trata

    No caso da Odebrecht, trata apenas de promover sinergia, já que ela foi uma das consorciadas na sua construção, tem experiência reconhecida até mesmo pelo que fez no Aeroporto de MIAMI – DADE, enfim, é competente e ainda se utilizou do procedimento PARTILHADO. (51% e 49%)  é um bom negocio para todo mundo, e, o Governo Federal ainda fez caixa, para calar a boca dos “especialistas”.  

    1. O procedimento “partilhado” é

      O procedimento “partilhado” é obrigatorio pela lei que autorizou a privatização da concessão e dinheiro algum vai entrar agora, o pagamento é em 30 anos e a primeira parcela é daquei a dois anos.

        1. Não sabem quem fez a

          Não sabem quem fez a legislação especifica para essa nova fase de parcerias. Somente a DILMA pensou nisso. Parece que agora, acordaram. Tal como no Pré-Sal, é a visão de Estado se protegendo em beneficio do seu povo. 

      1. Ela que vc se refere a UNIÃO,

        Ela que vc se refere a UNIÃO, correto?……..porque uma parte era do José Vasconcelos – que criaria a Vasconcelandia, sabia disso?

         

        1. Não, não sabia. Interessante.

          Não, não sabia. Interessante. “Vasconcelandia”! Um dia vou procurar ver mais.

          Mas continuo achando que a Odebrercht tem, sim, muita propriedade ali no entorno.

          Tem ou não tem, afinal?

          A União eu sei que tem. É uma ilha; tem base da força aérea, etc.

  6. Quando a Vale foi dada, eles também achavam isto

    Quando a Vale foi “dada”, eles também achavam isto. Lembro-me que um consórcio perdedor, Usiminas-Votorantim, achou que o Grupo Vicunha tinha “recebido” a Vale por um valor muito acima do aceitável. A propósito tem “pitaco do dia” no “Conversa Afiada” muito engtaçado (acho): “Se concessão e privatização são a mesma coisa, quando a Vale volta para a União? — Jacó do B”

  7. Tava demorando. O PIG sempre

    Tava demorando. O PIG sempre tem que arrumar alguma coisa para destruir o que o governo consegue! Se o ágio fosse de baixo eles tavam comemorando!

  8. O custo dos aportes do Tesouro Nacional ao BNDES

    Creio que os financiamentos do BNDES estão viabilizando a concretização dos investimentos na produção de bens e serviços.

    Em função dos financiamentos do BNDES, foi possível arrecadar quase R$ 40 bilhões com os leilões para concessão dos serviços públicos de ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos.Além  disso será gerados emprego e renda, impostos e taxas.

    Creio uma parte do montante arrecadado  leilões para concessão dos serviços públicos de ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos, portos e rodovias, deve fazer parte do levantamento dos custos financeiros dos aportes do Tesouro nacional ao BNDES, além é claro como uma parte dos impostos e taxas que serão arrecadados com os novos investimentos.

    Com modelo de concessões será possível ampliar os investimentos em infraestrutura, sem que seja necessários utilizar importantes parcelas das verbas orçamentários.

  9. Alguma dúvida que a velha

    Alguma dúvida que a velha mídia vai tentar transformar esse negócio espetacular feito pelo governo federal, (que inclusive causou  forte repercussão internacional), em uma má notícia? …

  10. Alguns pontos a considerar

    Só para situar um pouco o debate:

    – Parte significativa das cargas aéreas para o RJ entra no Brasil por Viracopos ou GRU, por causa da burocracia; uma simples alteração de procedimentos aumenta muito o faturamento com cargas

    – o que alivia o fluxo de caixa projetado é um aumento de receitas logo em seu início (Copa e Olimpíada), ajudando a financiar os investimentos com aumento da receita no curto prazo

    – as obras de mobilidade para este aeroporto são as únicas que já saíram do papel (o resto é promessa ainda)

    – O aeroporto está ´no meio de uma região com poder aquisitivo

    – O Galeão é o aeroporto que opera com maior capacidade ociosa entre os grandes aeroportos, por má administração que afugentou usuários

    Normalmente os concorrentes fazem estudos bem detalhados, e juntam informações que nem o Governo tem acesso (como comparativos internacionais, etc.) A discussão pela imprensa é sempre rasteira e viesada.

    1. É verdade. Só o pig não vê,

      É verdade. Só o pig não vê, ou não quer ver, que o Galeão tem um imenso potencial inexplorado. Só que os empresários sabem disso, e não querem saber de pig.

      O Rio é a porta de entrada do Brasil, um dos emergentes mais punjantes, apesar dos baixos crescimentos dos ultimos anos. Teremos Copa e Olimpíadas.

      E é bom lembrar que o Galeão é localicalizado num local com urgentes necessidade de obras de mobilidade, como voce disse. Onde a Odebretch pode atuar também.

       

  11. quem conhece o local sabe o valor que tem…

    área da União e não de particulares, como ocorre em outras cidades

     

    possibilidade de expansão em obras e superfície 100% garantida e que ainda pode gerar muita grana para todos

  12. Dados sobre o Galeão
    O Galeão está situado na:1. Cidade com maior potencial turístido da América Latina;2. Ao lado de um dos grandes polos da indústria petrolífera mundial;3. Tem enorme potencial de crescimento pois já foi o aeroporto com maior movimento do país e perdeu a condição por falta de investimentos;4. É geograficamente mais favorável a navegação aérea do que os outros aeroportos em questão;5. Tem a maior pista de aeroporto comercial do país (pode receber qualquer tamanho da avião).6. Precisa mais? 

  13. Wall Street Journal: leilão coloca Dilma “em alta”

    “Mídia internacional muda de aposta em relação ao Brasil, após sucesso das concessões dos aeroportos do Galeão e de Confins; Wall Street Journal, New York Times e agência Bloomberg destacam valor superior a R$ 20 bilhões arrecado pelo governo; “Representa uma alta para o governo Dilma Rousseff”, reconheceu o WSJ;”

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/121663/Wall-Street-Journal-leil%C3%A3o-coloca-Dilma-%E2%80%9Cem-alta%E2%80%9D.htm
    :

  14. crescimento das receitas

    crescimento das receitas ocorra por meio da ampliação do mix de negócios e aumento nos preços de produtos e serviços destinados aos consumidores que passam pelos terminais

    Quem vai pagar ???

    Que acertar ganha uma passagem Rio/Niteroi

  15. Tolinhos

    Ah, esses urubólogos. Apostaram que haveria apagão por causa da redução das tarifas elétricas. Apostaram que a inflação estaria descontrolada. Os devotos do deus mercado dão uma preguiça na gente…

    E ainda tem gente que assina o Estadão!!

    1. Roberto, é uma lastima a

      Roberto, é uma lastima a nossa imprensa. Qualquer guri curioso pela internet desmonta as malabaristas noticias desses factóides diarios……..e não é por menos, que não encontram comprador para os seus ativos.

    2. Prezado Senhor, caso o senhor

      Prezado Senhor, caso o senhor e a militancia frequentadora deste blog não lesse o Estadão, não ficariam sabendo das estripulias dos tucanos  no recente caso dos trens em São Paulo.

      Quando aprenderão que um jornais aliam-se compulsoriamente a governos somente em ditaduras.

      É elementar.

      1. Isso mesmo, os mesmos jornais

        Isso mesmo, os mesmos jornais que abafaram a roubalheira tucana durante quase 20 anos e só começaram a noticiar depois que a bomba explodiu ah nossos jornais são tão independentes…

         

        E viva o Papai Noel!

          1. HAHAHAH!!!

              Ah, claro: a FOLHA e  o ESTADÃO estão escondendo provas contra o PT!

             

              Essa foi boa, mas eu tenho outra ÓTIMA: ISRAEL está escondendo provas contra os palestinos e contra o Irã.

      2. Prezado Senhor, as estripulias tucanas

        com o Metro e a CPTM apareceram no EOSP, e um pouco e bem escondido na FSP em 2013.

        Para quem circula nos meios empresarias paulistanos, isso era um segredo de polichinelo datando de, vamos ser bem gentis, 2003, e foram escancarados por causa da investigação do MP suíço sobre os esquemas Alstom em 2008.

        Portanto os tais EOSP e FSP são de fato muito bom em ESCONDER tudo o que atrapalha os tais tucanos.

        Mas se o prezado Sr gosta de ser enganado, ambos são ótimos!

    3. Largue mão dessa hipocrisia

      O Deus mercado está muito feliz com as privatizações petralhas.

      De Wall Street a City, todos os jornalecos entendidos estão elogiando a Dilma privatista, passando por Miriam Leitoa e CA Sardenbesta, todos estão alvissareiros com o leilão.

       

      1. Pensa que vai confundir quem, hein?!

        Urubólogo, uma pergunta: se a privataria tucana são iguais a concessões petistas, por favor, me diga quando a VALE volta para as mãos do governo brasileiro?

         

        Grato.

        1. Veio para

          Veio para confundir………..caraca, tem cada um com uma imaginação fertil. Mistura neo-petistas, com Maria da Conceição Tavares. Realmente que falta faz o “Ponte Preta”, muitos viraram o “samba do criolo doido”……

        2. De novo

          Já respondi ontem a essa pergunta imbecil.

          A Vale vai voltar junto com o Galeão.

          E ao mesmo tempo serão também devolvidos todos os bens reversíveis das concessões tucanas das telefônicas e das elétricas. Todos os prédios, instalações, equipamentos, terrenos, linhas de transmissão, tudo. Sim, porque eles NÃO foram vendidos.

          E junto com as rodovias e ferrovias concessionadas também, óbvio.

          No dia de São Nunca. 

  16. Não há muito mistério. Quem

    Não há muito mistério. Quem vai pagar a conta é a gente, usuário.

    Estive no aeroporto de Brasília, que já foi entregue à iniciativa privada. Chamem como quiser, privatização ou concessão. Fiquei impressionado com os preços cobrados nas lojas – que por sua devem pagar aluguéis exorbitantes.

    E, pior, preços altos aliados a serviços péssimos. Eu fiquei naquele famoso cercadinho, onde reza a lenda é reservado para os voos do nordeste. Sem cadeiras disponíveis, sujo, sem finger, mudança de portão de embarque de última hora etc. etc.

    No caso do Galeão, chamem como quiser, privatização ou concessão, o fato é que a infraero ficou com 49% e o resto foi vendido. Como empresa privada almeja o lucro, pode ter certeza que o usuário vai garantir que o valor pago no leilão valha à pena.

    1. Pois é, Aleandro.
      Sem contar

      Pois é, Aleandro.

      Sem contar que os investimentos a ser realizados pela Odebrecht poderiam muito bem ser feitos pela Infraero, haja visto que o Bndes em grande parte vai financiar o negócio. É um deja vú, quando nos anos 90 estatais foram compradas por empresas privadas com…dinheiro público.

      Como eu não acredito em almoço grátis, e haja visto a péssima regulação feita por várias das agências federais (vide Telecomunicações), vem chumbo grosso pela frente. Infelizmente, como o ambiente da concessão de serviços ou exploração de bem público no Brasil muitas vezes se assemelhando a um faroeste, quanto mais alto o lance, mais fundo a faca vai ser enfiada no peito do usuário.

       

      1. Quando o investimento foi

        Quando o investimento foi feito pela INFRAERO o Tribunal de Contas da União abria um processo por dia por desvios, superfaturamento, projetos mal feitos, Santos Dumont teve mega processos. Privatização ou concessão existe em grande parte por causa disso. A Infraero era politicamente do PTB desde a Nova Republica. Está bom para você?

        1. Bobagem. Como se a entrada da

          Bobagem. Como se a entrada da iniciativa privada no negócio fosse fornecer grandes saltos de qualidade. O usuário de telefonia no Brasil que o diga. 

          Uma lição aprendida com o processo de privatizações dos anos 90 é que o sucateamento do aparato estatal serve justamente para isto, justificar uma possível venda. Quem leu Aloysio Biondi sabe do que estou dizendo.

          Estas concessões não precisa ser nem mãe Diná para saber o resultado: melhorias cosméticas no serviço e tarifas nas alturas.

           

           

           

  17. Nenhuma preocupação com

    Nenhuma preocupação com surpresas do mercado, e sim com as minhas . Ao ver as fotos do fechamento do leilão, com aquelas caras de hienas sorridentes segurando o martelinho, e o Moreira Franco  ( o Moreira Franco ! ) chefiando o circo, pensei que estava no túnel do tempo.

  18. Efeito Orloff

    Não pode ser outra coisa. Esses neo-petistas só podem ser ex-tucanos que tomaram um porre de Orloff.

    O discurso dos caras é exatamente o mesmo da tucanalha para justificar a entrega dos serviços do Estado aos mercadores. Exatamente o mesmo rol de justificativas esfarrapadas.

    Fico aqui tentando encontrar uma resposta para onde ficou aquele discurso petista de condenação da entrega de nossos bens públicos aos gringos. Fico pensando onde estão os petralhas que pouco antes de assumir o poder foram capazes de confeccionar trabalhos como o Globalização e Socialismo, que ainda estão lá nos arquivos da FPA prá quem quiser saber o que já foi o PT um dia, com as opiniões de Lula, de Conceição Tavares, de Emir Sader sobre a transferência do Estado para o capital, e sobretudo para o capital estrangeiro.

    Em que parte do caminho ficaram esquecidas as soluções ali propostas para combater a crescente globalização, se hoje a sua Ministra da Casa Civil vai pessoalmente a Singapura convidar o capital para vir tomar conta de nossos aeroportos e a petralhada comemora seu sucesso na empreitada.

    Enfim, a única conclusão a que posso chegar é que o poder transformou tanto os autores daqueles discursos como também de seus cegos seguidores.

    Lamentável, sob todos os aspectos.

    1. Mais impressionante é que os

      Mais impressionante é que os militontos que protestaram contra Libra sumiram… O leilão dos aeroportos é muito mais grave.

      No leilão de petróleo a Petrobrás/União tem poder de veto e obedece ao modelo da partilha (não é CONCESSÃO), por haver uma demanda grande de investimento em exploração a Petrobrás busca parcerias para evitar que a nossa gasolina fique muito cara para o consumidor e economiza dinheiro para investir em coisas mais importantes (refinarias).

      Como o Alejandro disse, aeroportos concessionados já estão cobrando serviços caros, em breve será parecido com as concessões do transporte municipal que levou milhares de insatisfeitos as ruas.

      É sabido por todos que em 10 anos de administração do PT, a pior realização do governo é a área de transportes, estamos pagando pelos incompetentes “administradores” nomeados (DNIT, ANAC, VALEC).

      1. Eu queria é ver, mesmo que

        Eu queria é ver, mesmo que seja por concessão, estatização, privatização, O QUE SEJA, o governo investindo maciçamente e obcecadamente em transporte ferroviário de passageiros. No quesito boicote ao transporte via trens e manutenção da cultura das rodovias/carros/empresas de ônibus PT e PSDB andam de mãos dadas neste jogo torpe.

        O PT com um trem bala que não sai do papel (isto sem contar a falta de projetos numa área que preza pela urgência), o PSDB com um monte de projetos também que ligam a capital a grande cidades do interior que não saem do papel. Quando é para leiloar fillet mignon, os editais são impecáveis e nenhuma licitação fracassa, mas quando estamos falando de transporte ferroviário de passageiros..

        Quanto aos aeroportos, é uma tristeza que o governo tenha ido por este caminho. O aeroporto de Confins já está pronto, é lucrativíssimo, e o governo poderia perfeitamente bancar as obras previstas (haja visto que o Bndes vai financiar grande parte dela). Falam que concessão não é privatização, mas quem vai aumentar as tarifas, o valor do estacionamento e do cafézinho não serão representantes do governo brasileiro, visando diretrizes de bem comum, mas um Conselho empresarial da Odebrecht, obecado por maximizar as margens de lucro.

  19. ……………   mais uma

    ……………   mais uma vez o BRASILEIRO entrou de gaiato no navio – digo no aviao.

     

    para a empreitera ter pago tanto, significa q vai recuperar centavo por centavo tirando do bolso do povo brasileiro q usa avioes.  bobinhos eles neh !!!!

  20. mascarado

    O troll mesmo bloqueado não esmorece.

    Muda de cidade e profissão e volta como “estudante”.

    Modifica os bordões e epítetos, mas sem perder a agressividade e a petulância.

    Usa o nome do personagem do último avatar e recomeça a cantilena.

     

     

  21.  
    Daqui a pouco vão dizer que

     

    Daqui a pouco vão dizer que a culpa é da DILMA e alguns ainda vão incluir a Embraer………….viajam na “maionese”

     

     

    Daqui a pouco, vão dizer que a culpa é da DILMA e alguns ainda vão incluir a Embraer

  22. Peço ajuda aos economistas:

     

    Peço ajuda aos economistas: de onde a Infraero vai tirar R$ 465 milhões por ano para pagar pelos seus 49% no Galeão?

    Não sou economista, sou apenas um blogueiro latino-americano sem dinheiro no bolso… Ontem saiu o leilão do Galeão, mais uma privatização a la Dilma, que ela chama de concessão. É concessão, agora entendi o verdadeiro sentido do termo,  porque doa dinheiro público às empresas privadas, senão, vejamos:

    1. O consórcio vencedor apresentou um ágio de 294%, muito comemorado pela presidente Dilma, que atacou os pessimistas como este que vos escreve, rendendo espantosos R$ 19 bilhões e mais uns caquinhos para os cofres públicos. À primeira vista, um sucesso estrondoso. Este valor será pago em 20 anos, estimando-se, assim, uma entrada de R$ 950 milhões por ano para o Tesouro Nacional.

    2. No entanto, na concessão da Dilma, a Infraero, aquela incompetência, aquela falência múltipla de empresa, ficou com 49% do Galeão. Aí você diz: viu, seu tucano da privataria, viu a diferença? Sim! A diferença é que a Infraero vai ter que pagar, por ano, R$ 465 milhões da conta da dívida do leilão. Melhor seria, amigos e amigas, se não tivesse havido ágio e já mostro porque a seguir.

    3. A cada ano, a Odebrecht e seus sócios, para pagar o ágio, colocarão R$ 485 milhões (51%) e a Infraero pagará R$ 465 milhões (49%). A diferença é de quanto? R$ 20 milhões! O lucro do Tesouro Nacional, portanto, em termos de ágio, é de R$ 20 milhões por ano. Que fortuna! Vai resolver o superávit primário.

    4. Bem, aí os defensores das concessões da Dilma vão dizer que a Infraero vai faturar muito com o negócio, gerando receita própria para pagar a conta. Não, meus amigos e amigas, esta empresa caquética não tem competência para isso. Querem saber quanto ela tem previsto de receita própria no orçamento de 2013? Apenas R$ 150 milhões! Isto incluindo o Galeão!

    Poderia apresentar mais alguns números para que os economistas façam as suas avaliações. Por exemplo: o orçamento total de investimento da Infraero é de R$ 1,5 bilhão para 2013. Para o Galeão, estão destinados R$ 192 milhões. Conta simples: a estatal terá que aumentar em 2,5 vezes o investimento (pagamento do ágio) para ter 49% de um aeroporto onde tinha 100% da propriedade.

    Esta é a síntese do modelo de concessão petista. Você triplica os gastos para ter menos da metade das receitas. E mais: se privatizasse 100% do Galeão, o Brasil teria recebido R$ 19 bilhões. Acabou trocando seis por meia dúzia e triplicando as despesas por 20 anos. Mas, novamente, lembro: não sou economista, sou apenas um blogueiro latino-americano, sem dinheiro no bolso…

     

    Apenas mais uma pimenta: mesmo com todos os problemas, o novo Aeroporto de Berlim, que será inaugurado em 2014, custará 4,3 bilhões de euros. Ou R$ 13,2 bilhões. A Dilma pagou R$ 9,3 bilhões para ter 49% do Galeão.

     

    Pimenta 2: pelo plano de negócios da nova gestora, haverá um investimento de R$ 4,3 bilhões em 25 anos. Isto significa que a Infraero – leia-se o Tesouro Nacional – terá que investir R$ 2,1 bilhões no decorrer do período, pois continua com 49% do empreendimento.

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/

    1. Breve lhe daremos a resposta.

      Breve lhe daremos a resposta. Inicialmente, acompanhe a planilha de desenvolvimento BASICO do projeto, depois responda, sobre o Planejamento Fisico – Financeiro e por último avalie o planejamento estruturado da proposta vencedora e depois você volta aqui e conversaremos e certamente novas luzes surgirão. Vc está querendo saber muito. Talvez tenha ouvido falar sobre “segredos comerciais”. Quer saber participe dele. 

    2. Pratica petralha

      Mas amigo, você não sabe que essa prática tão a gosto dos petralhas de misturar o público com o privado, sem o contrinuinte saber onde começa um e termina o outro, é chave do negócio.

      Aprenderam isso com a VISANET.

      1. Quem misturou não foram “os

        Quem misturou não foram “os petralhas”  e sim os golpistas de sempre. Não confunda ” a casa da Joana com o c….da Joana”……….Se os “petralhas”  gostam de misturar as coisas, certamente os outros gostam de ludibriar e se fingir de morto…….

        1. Uia

          Está por aí, a entrevista do petralha fugitivo da justiça que postei outro dia aqui. Entrevista de 2005.

          Palavras dele, quando arguiu os companheiro do porque aquele dinheiro não passar pelo banco, entrar como recursos para propagandas e ser auditado juntamente com todo o orçamento o qual ele administrava como Diretor de Marjeting,  e ir direto para as empresas do Marcos Valério, a resposta muito singela foi que era para evitar burocracia e impostos.

          Ainda segundo ele, levou a dúvida para o Ministro Gushiken que mandou ele ficar quieto e continuar fazendo daquele jeito.

          Repito, a entrevista está por aí, postei aqui dia desses.

    3. Brilhante a sua análise. E

      Brilhante a sua análise. E vendo os seus números me pergunto porque a Dilma foi cair nessa? Praticamente pagar para ter a metade já que poderia ficar com tudo. 

      Gostei a idéia de pegar esse dinheiro e comprar o novo Aeroporto de Berlim e sua pimenta 1.

      Mas porque a Dilma leilou o Galeão e não comprou o Aeroporto de Berlim?

      1) Porque o aeroporto de Berlim pode ser que seja terminado em 2014, já que em 2011 não deu para abrir. E provavelmente só funcione mesmo em 2015.

      2) Será porque a manutenção do aeroporto de Berlim gire em torno de 1,3 bilhões por ano, dinheiro como você falou é muito para a bola da Infraero.

      Mas não podemos comparar a eficiência Alemã com a brasileira. Veja.

      1) O aeroporto de Berlim esta com um acrescimo de tempo em torno de 60 % se for inaugurado no ano que vem. Só que ninguém sabe quando ele vai abri. O mais provavel e para 2015 em diante.

      2) A capacidade prevista de 45 milhões caiu para 27 milhões de passageiros.  Capacidade menor em 60% do previsto. E sem muito espectativa de aumentar esses números.

      3) O orçamento iniciou em 2.4 bi foi para 4,3 bi de euros. 79 % mais caro. Isso se não aumentar mais.

      Resumo da eficiência: Tentam terminar um aeroporto que já atrasou mais de 60 % do prazo (3 a 4 anos), gastam mais 79 % para uma capacidade em torno de 60 % do inicial. O custo por passageiro é 3 vezes maior.

      Nem vou comentar os outros malabarismo que você fez porque os seus números não são muito consistente. 

      Mas escolher justo o aeroporto de Berlim… kkkk

    4. Informe-se melhor

      A INFRAERO não entra com capital para obter a participação na sociedade.

      Os 19 Bilhões saem integralmente do bolso dos outros componentes do consórcio.

  23. O país das minorias

    Bom dia. Este país sempre foi pensado para uma minoria que se comportava como o “cérebro deste país” e desde 2003 já sabemos que não passa do ânus por onde hoje vemos aberrações como a nossa rande mídia todo dia defecando.

    Este aporte intriga porque só conseguem pensam para 4 anos e não para o futuro. Se estas bestas da economia morassem na China, enlouqueceriam pois como pude ver pessoalmente eles constroem a estrada ligando duas cidades que aqui chamam de “fantasmas” antes que as cidades tem habitantes e que passe um mísero carro pela rodovia.

    A Odebrecht não queima dinheiro e nem os executivos da Changi, sabem do potêncial do Rio de Janeiro, ficar com esta conversa de cloaca é coisa de quem no passado se considerou os “cérebros deste país”e deu no que deu.

    1. Opa

      Não fosse pela privataria, esse discurso podia ser do Médici.

      Mas, para sua ciência, entregar para o capital administrar não é exatamente a mesma coisa que construir. 

      Afinal de contas, quem fez o Galeão, que ora o PT entrega ao capital de mãos-beijadas ?

      Fala sério.

       

  24. O pig está perplexo. Estão

    O pig está perplexo. Estão apostando no Brasil! Apesar de tudo que a gente diz diaramente. Esse governo é intervencionista! É bolivariano!

    Os black blocs vão quebrar as obras da Odebretch! Ninguém virá para a Copa e as Olimpíadas porque o Rio é um caos, uma mistura de Instambul com Faixa de Gaza!

    O povão que viaja de avião logo deixará de fazê-lo, pois está se individando loucamente!

    Porque ninguém nos ouve!? Porque?!

    1. Ouvem sim, e conversam com seus ( deles ) botões

      40% dos brasileiros pretendem gastar menos com as compras de fim de ano em comparação com 2012. Outros 34% devem gastar o mesmo, e só 11% dizem que os gastos serão superiores aos do ano passado. Nove por cento afirmaram, espontaneamente, que não fazem ou não farão compras para as festas de fim de ano.  As informações são da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Intenção de Compras, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta sexta-feira (22/11).

      — Veja a pesquisa completa
       
      A disposição para gastar mais com as festas de fim de ano é maior entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Nessa faixa de renda, 14% pretendem gastar mais do que em 2012 com as compras para as festas de fim de ano. O percentual cai para 9% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo.
       
      O gerente executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, avalia que a redução dos gastos com as compras é resultado das dificuldades econômicas enfrentadas pela população.  “Mais da metade dos entrevistados disseram que a situação econômica pessoal é regular ou ruim. Há ainda um maior endividamento da população e crescimento da inflação”, analisa Fonseca.
       
      Conforme a pesquisa, 43% dos brasileiros disseram que a situaçãoeconômica pessoal é regular, 14% acham que é ruim ou péssima.  Os entrevistados também apontaram, em uma lista de sete opções, os fatores determinantes para a decisão do valor a ser gasto com as compras.  Segundo 28% dos entrevistados, a inflação é o principal item considerado na hora da decisão pelas compras do mês. Em seguida, vem a renda pessoal (22%) e a renda familiar (15%).

  25.  Parece que os aeroportos

     Parece que os aeroportos estão em estado maravilhoso. Ninguém vê (ou nõa quer ver?) o estado deplorável em que se encontram, os serviços da pior qualidade, o abandono e obras para lá de mal planejadas. Infraero sem conseuir fazer com que funcionassem decentemente, o “meu nome é trabalho” – como conseguiu este cargo?- todo sorridente, e todo mundo tecendo loas. Menos, por favor.

  26. Concessão dos aeroportos—06/02/2012—Agência Brasil

    Leilão de concessão de aeroportos arrecada quase cinco vezes o previsto pelo governo
    06/02/2012 – 13p0—Nacional—Sabrina Craide/Repórter da Agência Brasil

    Brasília – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) arrecadou R$ 24.535.132.500 com o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e Brasília (JK), realizado há pouco pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O valor obtido no leilão, com os três maiores aeroportos do Brasil, é quase cinco vezes os R$ 5,5 bilhões previstos no edital de licitação.

    A concessão de Guarulhos, que tem prazo de 20 anos, foi arrematada por R$ 16,213 bilhões pelo consórcio Invepar – composto pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A) e Acsa, da África do Sul.

    O valor da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos ficou em R$ 3,821 bilhões, para o consórcio Aeroportos Brasil, composto pela Triunfo Participações e Investimentos (45%), UTC Participações (45%) e Egis Airport Operation (10%).

    Já o aeroporto de Brasília foi arrematado por R$ 4.501.132.500, lance feito pelo consórcio Inframerica Aeroportos, composto pelas empresas Infravix Participações SA (50%) e Corporación America SA (50%).

    A partir da assinatura do contrato de concessão, haverá um período de transição de seis meses, prorrogável por mais seis, no qual a concessionária administrará o terminal em conjunto com a Infraero. Após esse período, o novo controlador assume as operações do aeroporto. A gestão do espaço aéreo nos terminais concedidos não sofrerá mudanças e continuará sob o controle do Poder Público.
    Confira o resultado:

    Aeroporto Internacional de Guarulhos (Guarulhos-SP)

    * Consórcio Invepar, representado pela corretora Gradual

    * Valor: R$ 16.213.000.000,00

    Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP)

    * Consórcio Aeroportos Brasil, representado pela corretora Planner

    * Valor: R$ 3.821.000.000,00

    Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília-DF)

    * Consórcio Inframérica Aeroportos, representado pela corretora Citi

    * Valor: R$ 4.501.132.500,00

    Edição: Talita Cavalcante

    URL:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-06/leilao-de-concessao-de-aeroportos-arrecada-quase-cinco-vezes-previsto-pelo-governo

  27. Empresas vencedoras terão de demonstrar capacidade financeira

    —Quanto à saúde financeira dos consórcios que venceram o leilão, Mantega explicou que, na próxima etapa da concessão (qualificação), as empresas têm que demonstrar capacidade própria de financiamento, investimento e gerenciamento dos aeroportos. .
    “Tem que ter capacidade financeira para fazer investimento e capacidade operacional para que nós tenhamos um excelente serviço nos aeroportos brasileiros”. Mantega não descartou a possibilidade de o BNDES financiar as empresas vencedoras.
    “Elas vão poder contar [com o BNDES]. Em qualquer país do mundo você tem fontes de financiamento para fazer investimento, mas tem que ter também capacidade própria. Tem que ter rating”.—

    Concessão não afeta contingenciamento do Orçamento para 2012
    Empresas vencedoras terão de demonstrar capacidade financeira, mas BNDES poderá financiar projetos
    Ministério da Fazenda—08/02/2012—Fonte Assessoria de Comunicação Social-GMF

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou hoje que os recursos arrecadados pelo governo federal com a concessão dos aeroportos de Brasília, Gurulhos e Viracopos irão financiar investimentos no setor aeroportuário.
    “Principalmente os aeroportos regionais que têm uma rentabilidade menor e, portanto, não são passíveis de concessão”.

    Ao comentar o resultado do leilão, realizado ontem na Bovespa, o ministro esclareceu que os R$ 24,5 bilhões a serem pagos pelas concessionárias (ágio de 347%) entram nos cofres do Tesouro Nacional por meio do Fundo Nacional de Aviação (FNAC) e não serão utilizados para abatimento da dívida pública federal ou para aumentar o superávit primário.
    “Isso não afeta em nada, por exemplo, o anúncio do contingenciamento que nós vamos fazer nos próximos dias, e que será suficiente para fazermos o superávit primário”, garantiu, sem adiantar os números.

    Mantega afirmou ainda que o governo não está pensando, neste momento, em fazer novas concessões de aeroportos. “Não é correta a informação de que o governo estaria estudando a concessão de aeroportos regionais para estados e municípios”, destacou. O ministro adiantou que a intenção é criar uma rede que abrange os aeroportos principais e regionais.

    Conforme o ministro, o modelo de concessão atual é diferente do realizado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, que obrigava que os recursos do leilão fossem utilizados para abater a dívida pública.
    “Estou dizendo que é uma diferença fundamental na forma de concessão. Ela não vai para o superávit primário. [A verba] Entra no caixa do governo e será direcionada para o fundo destinado ao setor aeroportuário e será utilizada para ampliar a nossa capacidade de aeroportos, criando uma grande rede regional”, reforçou.

    Quanto à saúde financeira dos consórcios que venceram o leilão, Mantega explicou que, na próxima etapa da concessão (qualificação), as empresas têm que demonstrar capacidade própria de financiamento, investimento e gerenciamento dos aeroportos. .
    “Tem que ter capacidade financeira para fazer investimento e capacidade operacional para que nós tenhamos um excelente serviço nos aeroportos brasileiros”. Mantega não descartou a possibilidade de o BNDES financiar as empresas vencedoras.

    “Elas vão poder contar [com o BNDES]. Em qualquer país do mundo você tem fontes de financiamento para fazer investimento, mas tem que ter também capacidade própria. Tem que ter rating”.

    O ministro considerou positivo o resultado do leilão dos aeroportos. “Nós vimos que vários grupos econômicos estão interessados em participar desses empreendimentos”.

    URL:
    http://www.fazenda.gov.br/divulgacao/noticias/2012/fevereiro/concessao-n

  28. Odebrecht braço forte do PT

    Nassif,

    Quem está construíndo o estádio do corinthians? Quem ganhou o leilão para a BR-163?  Quem está tocando a obra da revitalização da Perimetral no RJ? O diretor de qual empresa foi a tiracolo na comitiva do então presidente Lula a visitas oficiais a outros países?

    É só enumerar a infinidade de contratos conseguidos na era do governo do PT pra você entender,  como a Odebrecht está conseguindo fazer lances inflacionados.

    Seria interessante ver com quanto a Odebrecht vai contribuir para a campanha de reeleição da Dilma.

    Agora aproveito um espaço para tratar de outro assunto que foge do texto mas tem ligação com o PT.

    Aonde já se viu, um hotel que contrata um gerente administrativo por R$20 mil mensais, tá na cara que isso não é normal.

    Podem pensar que eu sou contra o PT por ser de outro partido, mas é absurdo tudo isso que está sendo feito sob nossos narizes.

    Assim como membros do PT foram presos pelo mensalão os envolvidos no caso dos trens devem ir pra cadeia, sou contra só a ser regime semi-aberto, pra bandido é sol quadrado todo dia.

     

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