Alunos criam sistema que gera energia através da passagem de bicicletas

Jornal GGN – Um mecanismo que gera energia elétrica através da passagem de veículos ou bicicletas por uma lombada foi desenvolvido por estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia. A ideia é aproveitar a desaceleração de automóveis nos pedágios de rodovias e de bicicletas em ciclovias urbanas transformando energia cinética em energia elétrica.

Nos testes, o protótipo conseguiu acender 7 LEDs com uma tensão de 2,3 V. Em uma projeção utilizando a avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, onde mais de 340 mil ciclistas passaram pela ciclovias entre os dias 18 de janeiro até 29 de maio deste ano, os alunos afirmam que a lombada geraria cerca de 114 Wh por mês, o que seria suficiente para iluminar as vias públicas com o equipamento e que tenham lâmpadas com LEDs.

Idealizado pelos alunos Alexandre Hoffmann, Felipe Chicchetto, José Augusto Neto e Marcela Lucato, o projeto será apresentado em um evento no campus da universidade, entre os dias 27 e 29 de outubro.

Um sistema similar ao desenvolvido pelos alunos da Mauá será instalado nas ciclovias de Curitiba (PR). Neste caso, a tecnologia instalada nas ciclovias irá produzir eletricidade a partir do som e da vibração do movimento das bicicletas, e deverá acionar a sinalização luminosa nos cruzamento das ciclovias com as vias de trânsito.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador