Apartamento do futuro é todo touchscreen

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

 

Para quem quer estar sempre conectado à internet, esse protótipo de casa do futuro pode ser nada mais do que a casa dos sonhos: o apartamento é como se fosse uma imensa tela sempre online.

O protótipo chamado Openarch têm suas paredes com as atualizações das redes sociais e os amigos podem ser vistos em tamanho natural durante conversas em vídeo, por exemplo. Tudo isso pode ser controlado de qualquer lugar do apartamento – mesmo na cama! – usando gestos ou fala.

“O hardware é completo, mas apenas 40 por cento do software está concluído”, disse Ion Cuervas-Mons, diretor da Think Big Factory, uma agência espanhola de design que criou o projeto.

Tudo na casa pode ser utilizado para se comunicar, a interface é ubíqua.

“Através de projeções, que são ativadas pela presença de uma pessoa, pode-se controlar todos os movimento das mãos: as luzes, ligar os eletrodomésticos, a música e até mesmo para se conectar ao Skype de qualquer parte da casa.

O sistema tem como objetivo substituir a atual série de teclados e controles remotos necessários para interagir com a tecnologia.

Um dado interessante defendido pelo idealizador é de que as novas tecnologias devam ser invisíveis, como se estivessem inseridas no dia a dia sem ser invasiva, de forma natural.

“A interface principal é na sala de estar, onde você pode ver as redes sociais, revistas, e tocar música usando apenas gestos”, disse Ion Cuervas-Mon.

O protótipo usa câmeras com Kinect, da Microsoft , para rastrear usuários, permitindo-lhes interação para percorrer os menus “no ar”.

O projeto começou há  4 anos, e o protótipo foi construído em um apartamento no norte da Espanha. Algumas pessoas moram no ambiente e no final dos testes, o objetivo é desenvolver inovações que realmente possam ser comercializadas.

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador