Aplicativo brasileiro sobre problemas urbanos é finalista em prêmio mundial

Jornal GGN – Um aplicativo desenvolvido há cerca de dois meses por uma startup baseada na cidade de Recife, que reúne depoimentos sobre problemas cotidianos, como buracos nas ruas, é finalista da segunda edição do App My City – premiação que escolhe os melhores aplicativos urbanos do mundo. Promovido pela News City Foundation, entidade não governamental criada por empresas de tecnologia, o evento que escolherá os vencedores começa nesta terça-feira (4) e segue até quinta (6).

Batizado de Colab, o aplicativo chegou a chamar a atenção da Prefeitura de Recife com depoimentos de moradores sobre precariedades de instalações públicas, como calçadas e ruas. Para isso, basta se conectar ao aplicativo por meio do Facebook e fazer postagens em uma das três categorias: fiscalização, proposição ou avaliação.

A primeira delas é a mais recorrente. Dentro dela são apontados, por exemplo, ciclovias interditadas por obras, imóveis ocupados por sem-tetos e terminais de ônibus com problemas de infraestrutura. Já a segunda trata de sugestões de ações ao poder público, como a instalação de uma rotatória em uma via para facilitar o trânsito. Na última, os cidadãos podem atribuir “estrelas” aos serviços públicos, que vão desde a limpeza urbana de uma cidade até o funcionamento de determinada escola.

Além do app brasileiro, também estão entre os finalistas o aplicativo de trânsito BuzzJourney, de Israel, e o PublicStuff, dos Estados Unidos, um app nos moldes do Colab, mas sem tanta interação entre os usuários. A News City Foundation, que organiza a premiação, foi fundada em 2010 pelas empresas GE, Ericsson e Cisco para promover práticas que transformem as cidades mais criativas e sustentáveis.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador