Balões troposféricos poderão levar o sinal de internet a comunidades isoladas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Gão

do Tecmundo

Balões podem melhorar cobertura de banda larga no Brasil

Experimento ainda está em fase de testes e tem o objetivo de levar internet para comunicadas isoladas Por Rafael Gazzarrini em 14 de Novembro de 2013

Balões podem melhorar cobertura de banda larga no Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/DinaWeb)

Apesar da popularização da internet móvel e de um número cada vez maior de brasileiros estar online, nem todos podem assinar serviços de banda larga. Para resolver esta questão, um projeto chamado Conectar está sendo desenvolvido pelo pessoal da Telebras, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério das Comunicações e também do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

A iniciativa consiste em utilizar balões troposféricos para levar o sinal de internet banda larga até comunidades isoladas, como aconteceria na Amazônia, por exemplo. Para isso, é necessário utilizar aparelhos de telecomunicações que sejam capazes de retransmitir o sinal desejado e aumentar a cobertura em todo o território brasileiro.

Sim, já está dando certo

De acordo com um comunicado emitido pelo governo federal, a solução já está em fase de testes e proporcionando resultados positivos. A primeira tentativa envolveu somente um balão, que foi lançado a 240 metros de altitude para avaliar o a qualidade do sinal de WiFi — a cobertura teórica era de aproximadamente 70 quilômetros.

Com isso, nesta quinta-feira (14), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, conseguiu estabelecer conexão de vídeo com outras duas pessoas. A questão é que ele estava no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no interior de São Paulo, sendo que as outras duas pessoas estavam de 8 até 30 quilômetros de distância, todos utilizando o mesmo sinal.

Quando perguntado sobre o assunto, Bernardo afirmou que a pesquisa é importante para que pessoas do Brasil todo possam ter acesso à internet de qualidade. Enquanto isso, o presidente da Telebras, Marco Antonio Raupp, considerou o teste um grande avanço e afirmou que o próximo passo é investir em melhorias.

E aí, o que você acha desta iniciativa?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tudo muito bom! tudo muito bem!

    tudo muito bom! tudo muito bem!

    só rezarei todo santo dia útil para que os balões troposféricos em prol dos pobres brasileiros sem-sinal de vida cibercultural não alcancem, nas licitações viciadas, sobrepreços aditivos aditivados estratosféricos! espetados na conta do erário da nação já tão fraudada explorada dilapidada pelo crime organizado de colarinho branco…acima de qualquer suspeita político-partidária.

     

     

  2. Balões Troposféricos

    Não sei bem a razão, mas me lembrei da sugestão do Chico Buarque quando sugeriu a criação do “Ministério do Vai Dar Merda”. Quem conhece um pouquinho do Brasil que a maioria desconhece, sabe que ainda existem centenas (ou seriam milhares?) de “comunidades isoladas” que seriam assistidas pelos “balõesinhos. Se o alcance for de 70km, podemos presumir que haverá necessidade de centenas de balões.

    Sugiro, sinceramente, que antes de continuar as despesas com testes práticos consultem técnicos competentes e sem qualquer intere$$e no assunto, para avaliar os custos de implantação e manutenção desses balões para curto,médio e longo prazo. Lembro ainda que a FAB não pode deixar de ser ouvida sobre aspectos técnicos. Se ainda assim decidirem pela implantação, que o façam após as eleições de 2014. Isso se, como eu, pretendem que a Dilma ganhe um segundo mandato.    

     

  3. Síndrome do vira-lata

    Só vi comentário detonando a iniciativa. Será muita ousadia? Ou será uma forma mais fácil de disponibilizar conexão à internet em lugares onde o custo da instalação de cabos e tudo mais supere o uso dos balões.

    Já tem gente tentando fazer, o Google fez uma parceria com a Nova Zelândia. Olha essa matéria.

     

    Google quer usar balões para cobrir o mundo em Wi-Fi

    Por: 
    15 de junho de 2013 às 16:191172339project loon

    Se você for para algum lugar que possa ser considerado como “o meio do nada”, muito provavelmente você não terá internet. Bem, segundo a Wired, o Google quer mudar isso enviando balões para a estratosfera para dar Wi-Fi gratuito ao mundo. Uau.

    Claro que o Google iria sonhar algo tão impossível e radical como cobrir o mundo em balões a 18.000 m acima do nível do mar para o mundo inteiro entrar na Internet.

    É algo saído de reuniões sobre o futuro, algo vindo de conversas entre pessoas inteligentes que apenas se perguntaram: “Por que não?”. É algo que até mesmo o próprio Google admite ser loucura, chamando o de Projeto Loon – vem da palavra “balloon” e também significa “pessoa maluca”.

    O que exatamente é o Projeto Loon? É um plano para fazer centenas de milhares de balões de alta pressão voarem na Terra e fornecerem internet para bilhões de pessoas. Faz parte do famoso Google X Lab, que trouxe ao mundo o Glass e carros autônomos. Segundo a Wired:

    Esta é uma proposta audaciosa, e hoje em Christchurch, o Google fez uma conferência à imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia para revelá-lo formalmente. O Google também fará o maior teste do Projeto Loon: 50 pessoas em Christchurch dentro de uma faixa de 20 km dos balões verão se eles podem se conectar a partir do céu.

    Como é que o Google vai controlar os balões de internet? Através da flutuabilidade variável: isso significa guiá-los ao ajustar a altitude, e dessa forma encontrar correntes de vento desejáveis.

    O Google permite que os balões voam naturalmente, mas também irá movê-los para cima ou para baixo para pegar os ventos na direção que o Google quiser. Os balões serão transportados pelo vento ao dobro da altitude de aviões – então não deve haver problema aí – e eles “fornecerão acesso à Internet no chão em velocidades semelhantes a redes atuais 3G, ou mais rápido”.

    Para mais detalhes sobre o teste dos balões Wi-Fi do Google, confira o post da Wired; e saiba mais sobre o Projeto Loon no link a seguir. Ah, e comente abaixo sobre qual problema aparentemente insolúvel o Google vai resolver no futuro. [Project Loon e Wired]

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador