Carro sem motorista está em fase de testes no Espírito Santo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Finep Notícias

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão testando um carro que usa tecnologia de ponta inédita no país e que dispensa o motorista.

O automóvel está sendo desenvolvido no Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, sob coordenação do professor Alberto Ferreira de Souza.

A equipe criou um sistema de inteligência artificial capaz de guiar o veículo, sem a necessidade de um motorista. Segundo o pesquisador, “o carro é um robô capaz de entender o mundo por meio da visão, como o cérebro humano, coordenando imagens dinâmicas, captadas através de câmeras e sensores laser, acoplados ao veículo”.

O carro usado em testes é um veículo híbrido (movido a eletricidade e a gasolina), e é a energia da bateria do automóvel que alimenta os computadores que atuam como condutor. As câmeras e lasers acoplados atuam como olhos do veículo, capazes de fazer a leitura do que se passa ao seu redor. Um supercomputador dentro do veículo recebe essas informações, processa e toma as decisões para guiar o automóvel sozinho.

Um dos objetivos do novo tipo de veículo é a utilização por pessoas com dificuldades de locomoção. Outro uso poderá ser na dinamização e barateamento em processos industriais – auxiliando no transporte de equipamentos de grande porte em grandes empresas, por exemplo.

O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da FINEP (Agência Brasileira da Inovação), e da Mogai, que recebeu financiamento via Subvenção Econômica, em 2009, no valor de cerca de R$ 1,8 milhões.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador