Confira dez dicas de pesquisadores do MIT para inovar

Durante dois dias desta semana, professores e pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – um dos maiis famosos centros de inovação do mundo, que, só no ano passado, foi reponsável por 706 invenções – participaram do seminário Challenge of Innovation 2013, promovido pela Fundação CERTI e pelo Industrial Liason Program do próprio MIT. 

Em suas palestras, o diretor do Media Lab, Joichi “Joi” Ito, Eugene Fitzgerald, professor de Ciência e Engenharia de Materiais, e Charles Cooney, diretor acadêmico do Centro Deshpande de Inovação Tecnológica, deram alguns conselhos de como inovar. Veja algumas das principais:

1) Não se preocupe com dinheiro. Na era digital, inovar ficou barato. Quem detém o poder não são mais aqueles que possuem os recursos, mas quem tem as ideias;

2) Questione a autoridade; pense por si mesmo. Não se prenda às diretrizes e orientações iniciais. As empresas precisam estar abertas a ideias que achem que não vão funcionar;

3) Erre, erre, mas não pare de tentar acertar. Quando você erra, aprende. Pense nos erros como aprendizado, não como fracasso;

4) Assuma riscos. Sem ousadia, não se cria nada diferente. Ao pensar no futuro, o grau de incerteza aumenta na tomada de decisões. O risco não é algo ruim; só é preciso conhecê-lo bem;

5) Não se prenda ao seu projeto inicial. Se algo nele não estiver dando certo, adapte-o.  Grandes invenções só aconteceram depois de fracassos iniciais. O You Tube, por exemplo, nasceu como um site para encontros amorosos;

6) Quando montar sua equipe garanta a diversidade. Monte grupos com profissionais de diferentes perfis, formações e experiências. Procure pessoas que querem mudar o mundo;

7) Fique de olho na implementação. É fácil ter idéias; difícil é executá-las com sucesso;

8) Tenha objetivos claros. Como um alpinista, se seu objetivo é chegar ao topo, você está morto; o objetivo é voltar em segurança;

9) Ninguém inova sozinho. Compartilhe ideias, métodos, problemas e experiências;

10) Conheça o consumidor. O impacto da inovação é proporcional a quanto as pessoas se importam com determinado problema ou situação que será resolvido ou melhorado.

Redação

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