Congresso apresenta pesquisas nacionais e internacionais em Nanobiotecnologia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Fiep

Nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) acontece na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, o II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia, realizado pelo Complexo Pequeno Príncipe com o apoio da Fiep.

O evento vai apresentar pesquisas nacionais e internacionais na área de Nanobiotecnologia (ou bionanotecnologia). São esperados mais de 600 participantes, incluindo oito cientistas estrangeiros e 16 brasileiros.

A Nanobiotecnologia  é a ciência que emprega partículas bem menores que uma célula para diagnosticar e tratar doenças humanas e em animais e vegetais. Sua aplicação integra as ciências da vida, física, química e a engenharia em pesquisas e no desenvolvimento de compostos vivos e não-vivos.

Também resulta na fabricação de nanodispositivos capazes de percorrer o organismo para reparar neurônios de pessoas com Parkinson ou Alzheimer e para desobstruir vasos sanguíneos. Eles ainda podem, por exemplo, encontrar e destruir vírus ou células cancerosas, reparar danos da radiação, e transportar medicamentos ao alvo específico.

Segundo o coordenador do evento e médico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Bonald Figueiredo, o simpósio é uma oportunidade para cientistas apresentarem suas descobertas. “O objetivo central é mostrar as principais áreas da nanobiotecnologia com exemplos apresentados por pesquisadores do Brasil e do exterior, procurando cortar a complexidade da linguagem científica, trazer mais clareza da visão técnica, permitindo que estudantes e profissionais não familiarizados com estas técnicas saiam do evento entendendo o poder da nanobiotecnologia”, disse.

Mais informações no site www.nanobio.org.br

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador