Empresa cria computador que pode ser montado em casa

Jornal GGN – Depois do phoneblock, nova tecnologia experimental que permitiria que os usuários pudessem montar seu próprio telefone e até trocar as peças quando necessário, agora a filosofia chega aos computadores. Uma empresa adaptou o modelo para um tipo de notebook que pode ser montado em casa, “do zero””, por adultos e até mesmo por crianças. batizado de “Kit Kano”, deve ser lançado em julho de 2014 a um preço estimado em US$ 119.

O pequeno computador é baseado na ideia de brinquedos de montar, como o mundialmente conhecido Lego. Além de incentivar os usuários a ter maior conhecimento sobre o equipamento que usam, o projeto ainda pretender influenciar o público a se interessar por áreas como codificação de componentes e habilidades básicas de hardware.

O modelo é equipado com um módulo de computação que inclui dois manuais de instruções, uma caixa feita sob encomenda, um cartão SD de 8GB, um teclado, alto-falantes, um cabo de alimentação e cabos HDMI (áudio e vídeo integrados) e mini-USB. O sistema operacional é o Kano OS, distribuição baseada no Debian Linux.

O sistema ainda vem com o “Kano Blocks”, uma plataforma de programação visual que permite aos usuários desenvolverem blocos de código em Javascript ou Python (duas linguagens de programação) para o desenvolvimento de jogos e outras aplicações. O nome do projeto é inspirado no nome de um famoso instrutor japonês de judô, Jigoro Kano.

O projeto foi lançado em uma plataforma de financiamento coletivo via Internet, com o objetivo de arrecadar 100 mil dólares. Até o momento, o Kit Kano conseguiu quase seis vezes mais que o esperado.

Com informações do Mashable.com

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora