Empresa de Inovação Industrial divulga balanço de 2015

Jornal GGN – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) divulgou ontem seu balanço de projetos de 2015. De acordo com o comunicado, foram aplicados R$ 115 milhões em 62 projetos de inovação industrial.

A EMBRAPII informou que 74% dos projetos contemplados trabalham o desenvolvimento de novos produtos e não apenas a melhoria de processos industriais. A agência enxerga aí uma inversão da tendência de melhorar apenas as técnicas da indústria, em detrimento da criação de novas invenções para o mercado.

Desde que a empresa estatal começou a operar, em 2014, foram firmados 71 projetos, totalizando R$ 125,7 milhões. Nesse período, aumentou a parcela do valor investido pelo setor produtivo nos projetos, com empresas tomando risco e investindo até 45% do valor total dos projetos por conta própria.

“As Unidades EMBRAPII têm atuado de forma eficiente na prospecção de projetos”, disse, em nota, o diretor-presidente da instituição, Jorge Guimarães. Para ele, o bom desempenho certifica a confiança das empresas parceiras em investir nesses projetos.

A infraestrutura da EMBRAPII conta com 13 Unidades em funcionamento – além de outras três recém-credenciadas em biotecnologia. A promessa é que até maço haja mais cinco novas Unidades credenciadas.

O comunicado da agência destaca um projeto desenvolvido em parceria com a fabricante de eletrodomésticos Whirpool, na área de tecnologia de refrigeração. E outros dois em parceria com a Embraer, para “melhorias no design interior das aeronaves e sistemas eletrônicos para uso aeronáutico”.

O foco da EMBRAPII é atender as demandas empresariais, compartilhando os riscos na fase pré-competitiva da inovação. “A EMBRAPII pode investir até um terço das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade”.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador