Empresa lança primeiro drone aquático controlado por smartphone e tablet

Jornal GGN – A empresa Azorean Aquatic Technologies deve lançar no mercado no ano que vem o primeiro drone aquático que pode ser controlado por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O Ziphius foi concebido para registrar imagens e vídeos de alta resolução do fundo do mar, rios, lagos e piscinas.

Apesar do caráter recreativo do produto, o equipamento pode ser usado perfeitamente com outras finalidades mais “sérias”, incluindo, por exemplo, organizações de meio ambiente que queiram avaliar as condições de um curso d’água sem a necessidade de mergulhadores. Ou ainda veículos de imprensa que queiram registrar atividades esportivas na água, por exemplo.

Veja também: Especialista defende isensção de impostos para impulsionar inovação no Brasil

O drone tem aproximadamente 30 centímetros de comprimento e registra as imagens e vídeos de alta resolução em um cartão de memória interno de 32 gb, que pode ser expandido para 64 gb. Além disso, o equipamento possui algoritmos de inteligência artificial que podem interagir com objetos na água – como bolas ou até pessoas, podendo ir atrás do objeto ou desviar dele, por exemplo.

A empresa equipou o drone com recursos de “emoções”, que são mostradas por meio de um painel de LED em diferentes cores. A carcaça do equipamento pode ser customizada com capas também em cores variadas, como amarelo, verde, vermelho, cor-de-rosa ou preto. Algumas delas possuem compartimentos para latas de refrigerante, para servir de transporte à bebida em piscinas.

Veja também: Brasil deve explorar software e parcerias de hardware, diz especialista em TI

O drone é controlado por meio de um aplicativo instalado em tablets ou smartphones. Por meio dele, o usuário pode controlar os movimentos do equipamento em um joystick virtual, além de definir como ou quando fazer os registros de imagem ou vídeo. O appestá disponível para as plataformas Android e iOS.

O equipamento, que se movimenta com ajuda de dois pequenos propulsores localizados na parte de baixo, mantém a comunicação sem fio com os dispositivos móveis em uma distância de até 90 metros. O equipamento foi apresentado esta semana, em São Paulo, durante o Pavilhão Amanhã, evento internacional promovido pela Associação Nacional de Empresas de Tecnologia da Informação e Eletrônica de Portugal (ANETIE).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador