Empresas têm que fazer pesquisa, diz Raupp em palestra

Jornal GGN – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, aproveitou sua palestra desta segunda-feira (22), na 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, para estimular as empresas a investirem em inovação. “Os exemplos dos países mais desenvolvidos do mundo nos colocam assim: as empresas têm que fazer pesquisa”, afirmou Raupp.

Segundo o ministro, o meio empresarial tem que que aumentar os investimentos em pesquisas, no Brasil,  “não é só a academia, por meio das universidades, ou o governo, por seus institutos, que desenvolve inovação. As empresas também desenvolvem”.

Raupp afirmou que o Brasil vive um ambiente favorável ao crescimento e à expansão das atividades de ciência e tecnologia. Sua pasta contou com um aumento no orçamento de mais de R$ 4 bilhões se comparado a 2012, totalizando R$ 12,7 bilhões para investimentos em desenvolvimento.

O ministro citou as ações executadas pela pasta, destacando a reformulação do Programa Nacional de Nanotecnologia, que deve ser lançada sob o nome de Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia, no dia 19 de agosto.

A iniciativa, que priorizará a pesquisa em nanociência para sensores, dispositivos e materiais e compósitos a partir dos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratório em Nanotecnologia, terá funcionamento aberto ao uso, tanto por pesquisadores ou grupo de pesquisas quanto por empresas.

O ministro anunciou ainda que a pasta estuda lançar programa semelhante para a área de biotecnologia, com foco na geração de inovação tecnológica para ampliar a competitividade da indústria nacional.

Com informações da Agência Brasil

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador