Inovação: 4 lições de quem passou por uma aceleradora no Vale do Silício

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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da Revista Pequenos e Grandes Negócios

Ser escolhido para participar de um processo de aceleração no Vale do Silício ainda é privilégio de poucos brasileiros, embora seja o sonho de muitos. Passar uma temporada no berço da inovação tecnológica, conhecer especialistas renomados e ter a oportunidade de apresentar seu projeto para investidores de alto escalão realmente é uma oportunidade e tanto.

Neste ano, a aceleradora Plug and Play Tech Center, localizada no Vale do Silício, proporcionou a duas startups brasileiras a chance de viver essa experiência. A SocialBase foi uma das selecionadas e o diretor executivo da startup, Radamés Martini, conta que todas as expectativas foram correspondidas.

“Nossa principal expectativa era trabalhar na validação do modelo de negócio e em aspectos como a estratégia de marketing, vendas e produto. Sem dúvida, elas foram correspondidas, pois tivemos a oportunidade de discutir nosso modelo com mentores e empreendedores experientes do Vale”, afirma.

Contente com o resultado, Martini divide algumas lições que aprendeu durante sua estadia no berço da inovação:

Aprenda com o concorrente

Este conceito é recorrente quando falamos de startup. Não há motivo para ver o outro como inimigo, pois todos estão no mesmo barco, com objetivos bem parecidos e com sede de inovar. “Tivemos reuniões com empresas que adotam modelos de negócio similares ao nosso e isso ajudou a planejar a melhoria e a expansão do que estamos fazendo atualmente”, diz.

Foco nos leads

Um novo contato, seja ele num primeiro instante um potencial comprador ou não, é sempre importante para uma empresa. Assim como é importante também nutrir os leads (contatos) já existentes e tentar converter o máximo deles em clientes. “Antes do programa nós não tínhamos um processo estruturado e sistematizado para essas atividades. Agora definimos que parte das ações será feita por pessoas e outra parte será automatizada”, afirma Martini.

Ser o primeiro a saber faz diferença, sim!

Quando falamos em inovação é meio óbvio que quem chega na frente tem vantagem. E lá no Vale do Silício isso ficou ainda mais claro para os empreendedores. “O pessoal do Vale costuma dizer que as informações são disponibilizadas e acessíveis para todo mundo, a única diferença é que no Vale você fica sabendo seis meses antes do restante do mundo e isso faz uma tremenda diferença, levando em conta a velocidade com que as coisas acontecem atualmente.”

O modelo de negócios deve estar em constante aprimoramento

Nunca fique satisfeito ou acomodado com a situação atual. A startup deve estar sempre atenta a novidades e se reciclar continuamente. A SocialBase volta do Vale cheia de ideias e muitos processos e melhorias para implementar e aprimorar com o decorrer do tempo. “Temos muito dever de casa para fazer”, diz o empreendedor.

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Lourdes Nassif

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