Mochila dá força extra para cuidadores de idosos e pessoas com deficiência

Jornal GGN – Um dispositivo em forma de mochila pode dar um impulso extra para pessoas que, por exemplo, trabalham como cuidadores de idosos ou têm algum tipo deficiência. O exoesqueleto é alimentado por meio de ar comprimido, e tira um pouco da tensão de levantar uma outra pessoa, dando força muscular extra para as costas e quadris. O produto, desenvolvido pela Tokyo University of Science em parceria com uma empresa de enfermagem, foi apresentado ao público nesta semana na Exposição Internacional de Robôs de Tóquio.

Em um país onde um quarto da população, de um total de 128 milhões, possui idade superior a 65 anos, as inovações que podem tornar a vida mais fácil para as pessoas idosas ou seus cuidadores são um grande negócio e objeto de muita pesquisa no país. A mochila é ativada por um tubo na boca do usuário, que funciona de acordo com a respiração. “Parece que você está usando cerca de metade do poder necessário para carregar uma pessoa”, explica Norikatsu Kimura, um cuidador que participou do evento como membro do júri que avaliou as inovações.

“A ajuda me dá alívio, pois estamos sempre preocupados em não comprometer a coluna. Eu já vi muitos trabalhadores que estavam dispostos a continuar este trabalho [de cuidadores de idosos], mas tiveram que parar por causa de dores no quadril”, afirmou. A alimentação de ar comprimido do dispositivo faz com que seja seguro quando usado próximo da água, algo essencial por causa da necessidade de levantar os pacientes de dentro e fora da banheira. A mochila pesa 10 kg, incluindo o tanque de ar de dois quilogramas acoplados.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador