O teletransporte na ordem do dia de físicos russos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Gomes Tobias

do Voz da Rússia

Físicos russos fazem o teletransporte uma realidade

O teletransporte deixa de ser um tema peculiar da ficção científica, afirmam cientistas russos do Instituto de Física de Moscou. No futuro próximo, será possível se deslocar a grandes distâncias sem aplicar um esforço físico e permanecer simultaneamente em dois lugares.

Não se exclui uma hipótese de teletransporte no espaço. É que existe um efeito físico chamado “confusão quântica”, ou seja, a capacidade de objetos quânticos de se distanciar e, ao mesmo tempo, não se dividir. 

Tal efeito não existe na física clássica. Mas os cientistas russos encontraram um método de conservar a “confusão quântica” durante a transmissão de informações em grandes distâncias. Tal fenômeno se chama teletransporte, disse à Voz da Rússia um dos autores do projeto, Serguei Filipov: 

“Não gostamos de ver novelos em desordem, quando a linha se confunde. Mas os físicos adoram confusões de vária índole. Nesses estados há uma correlação – o que acontece a um extremo da linha se relaciona com a outra extremidade. Essas correlações podem ser enviadas. Neste caso, as pessoas “distanciadas” serão correlacionadas, não tendo um comportamento independente”. 
Inicialmente, as pesquisas se centravam no estudo da qualidade de transmissão de sinais através da fibra óptica, sendo essa uma “comunicação quântica secreta”. Os cientistas descobriram um algoritmo que permita elevar ainda mais o nível de secretismo. Quanto ao teletransporte, este se tornou um efeito secundário. Por meio desse efeito será possível deslocar objetos e pessoas: 

”Por exemplo, você quer teletransportar uma pessoa. Mas para tal não é preciso transmitir seus átomos. Você tem uns 20 kg de oxigênio, 10 kg de carbono, um determinado volume de hidrogênio e toma tudo isso no outro extremo. Depois transmite a informação sobre a sua união e a composição gravada nos átomos. Do outro lado da linha, a partir dessa matéria recompõe aquela mesma pessoa”. 

Tal “montagem” é semelhante à holografia quando, mediante um laser, se registram e depois se reproduzem imagens de objetos tridimensionais, similares aos verdadeiros. 

Ora, não se trata de uma técnica especial de fotografar, mas sim de reprodução de um homem “em carne e osso”, com todos os traços específicos e características. Claro que a ciência ainda não alcançou tal patamar de desenvolvimento. 

Mas os cientistas apreenderam a teletransportar os fotões que desempenham um papel de “portadores” de informações transmitidas. Numa ponta do fio, os especialistas souberam criar um estado de micro objeto, idêntico ao existente do outro lado. Agora, será preciso empregar este princípio em sistemas mais complicados. 

Todavia, esta é uma tarefa difícil: quando o sistema cresce em volume, vai aumentando em flecha a complexidade de teletransporte. “É duas vezes mais complicado teletransportar dois átomos do que um, é oito vezes mais difícil teletransportar três átomos. Se queremos avaliar a possibilidade de teletransporte de um homem, devemos entender que o homem consiste de múltiplos átomos (10 elevado à vigésima quarta potência).
Leia mais: http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_16/Fisicos-russos-fazem-teleporte-uma-realidade-1563/

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Não gostou da tirada de sarro da sua revista favorita?

        A estupidez publicada por esta revista é de conhecimento mundial. E você só soube hoje?

  1. A Mecânica Quântica é de

    A Mecânica Quântica é de todas as teorias físicas a que se mostrou  mais exata e verdadeira nas suas preconizações. Sem ela não estaria agora a dedilhar um teclado de computador  e interligado em tempo real com esse portal. 

    Mas, como tudo na vida, há um porem. E este é exatamente o quanto muitos se utilizam das suas estranhezas e bizarrices para um verdadeiro surto de picaretagens. Umas até que aceitáveis, mas outras vergonhosamente sacanas.

    Que o diga o grande físico ganhador do Nobel Murray Gell-Mann. 

    1. “Mas, como tudo na vida, há

      “Mas, como tudo na vida, há um porem. E este é exatamente o quanto muitos se utilizam das suas estranhezas e bizarrices para um verdadeiro surto de picaretagens. Umas até que aceitáveis, mas outras vergonhosamente sacanas.”

      Assim era vista a telefonia celular em 1870.

      1. Teu exemplo é de um absurdo

        Teu exemplo é de um absurdo total. Não se cogitar um avanço técnico científico não significa que esse algum dia não possa se concretizar. Claro que toda a tecnologia hoje disponível era impensável para aquela época dado o estágio da Ciência. 

        O que está em jogo é algo muito mais profundo: a impossibilidade por razões não só científicas, mas também práticas. Tudo bem, pode ser que lá adiante a ciência e a tecnologia esteje num patamar tão alto que tal prodígio ocorra. 

        Quanto aos apelos à MQ leia por favor  O QUARK E O JAGUAR do físico Murray Gell-Mann. 

         

  2. Se os russos conseguirem essa

    Se os russos conseguirem essa proeza, será a maior descoberta da História. Aliás, os russos muitas vezes saem na frente das descobertas científicas. Foram os primeiros a colocar um ser vivo em órbita da Terra, a cachorra que atendia pelo nome de Laika.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Laika

    Laika (em russo Лайка, 19541957) foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de cães similares ao husky, oriundas da Sibéria. A sua raça verdadeira é desconhecida, mas considera-se que ela teria sido um cruzamento entre um husky ou outra raça nórdica com um terrier da raça Laika.1

    Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo,2 foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

     

    1. Lá vem ele querendo dizer que

      Lá vem ele querendo dizer que os soviéticos eram o máximo!!!

      Se não fossem os cientistas alemães capturados tanto pelos EUA quanto os capturados pela URSS e era capaz de estarmos começando a ir ao espaço…

  3. O ruim é que essa po….

    O ruim é que essa po…. volta.

    Quero uma forma de enviar e não voltarem. P.ex, poderiamos enviar o fhc, o cunha, o renão, o aócio, o çerra e outros mequetrefes mais para algum lugar e eles nunca mais voltarem.

    Mas querer o paraíso na terra ja é demais né…..

  4. Tem muito chão pela frente,

    Tem muito chão pela frente, incluindo os efeitos do caos quântico e da decoerência que ocorrem quando os sistemas se tornam complexos. Ainda não sabemos bem sobre a termalização. Será o resultado do caos de sistemas muito grandes, ou será mesmo um processo estocástico?

  5. O Neil DeGrasse Tyson, recentemente, falou sobre o tema.

    A idéia dele é que, em vez de transportar pessoas – ou além de – isso seria revolucionário para o transporte de produtos, equipamentos, mercadorias, etc. Por exemplo, em vez de precisar ir à farmácia ou esperar até alguém trazer o remédio, ele poderia ser teletransportado diretamente para a sua casa. Em vez de foguetes enormes para levar poucas toneladas de carga para o espaço, teletransportar seções inteiras da estação espacial. Construir foguetes na terra e teletransportá-los para que fiquem em órbita e pudessem utilizar muito menos combustível em missões interplanetárias. Em outras palavras, aumentar a carga útil do foguete e diminuir o espaço ocupado por combustível.

    Mais aqui: http://www.startalkradio.net/show/george-takei-and-the-legacy-of-star-trek/

     

  6. teletransporte e delação premiada

    Aqui no Brasil,  nossos juízes conseguem uma coisa muito, mas muito mais surpreendente e ninguém consta isso na história da ciência. O cara é bandido, vira paladino da justiça cativa, delata até a mãe caso pricise (mas continua reincididente) e se teletransporta para o reino paradisíaco da graça mediática.  Teletransportamos mafiosos para o reino da santidade. (e as vezes vice e versa) Viram heróis com audiência garantida.

    Do outro lado, o juíz que tem partido, era só juiz e se teletransporta para o maquiavelismo medieval do direito. Ou do não direito.

    Em minha modesta opinião, ACHO (nem é ima idéia!) que os russos estão atrasados nessa história de teletransporte. Na verdade, tô achando isso uma coisa meio arcaica. Pensando bem, muito arcaica. Desde o século XX, desde 1965, fazemos isso com muito mais competência. Ich..  Pensando bem, até os nazistas já fizeram isso muito antes que os russos que agora vem com esse papo meia boca de antimatéria. Donde tiraram isso!?

    Os russos não sabem mesmo nada de nada. Ainda apostam nessa coisa da física como se o mundo fosse algo materialista e aí ficam postando baboseiras se achando futuristas…

    Não sei não, mas o dia que os russos saberem casar mídia com delação premiada saberão que a física é uma ciência muito inocentinha pra quem quiser estar em dois lugares ao mesmo tempo…

     

  7. O Santo Graal

    não é o teletransporte… de fotons e leptons pelo menos, o arcabouço teórico, é fichinha carimbada desde os sofridos anos 60, quando coisas como a Renormalização, Teoria dos Grupos, Efeito Túnel de Eletrons, Desigualdade de Bell, Funções Modulares e os Teoremas de Von Newman vieram a tona… o bicho preguiçoso e quase inatingível mesmo é a tão sonhada dobra temporal, essa sim vai deixar muitos humanos completamente boquiabertos, e um dia vamos conseguir sim… é só pensar que pra mandar um bólido fugir da nossa gravidade temos que, em algum momento, fazê-lo andar a 11 km/seg (velocidade de escape de Gaia), coisa que nem Newton ou Maxwell (em seus mais delirantes sonhos) imaginavam ser possível.

  8. Eu pensei que fosse

    o milagre de Santo Antônio, que diziam se transportar para outra igreja, enquantopregava na anterior. (Ubiquidade). Mas não,no teletransporte o corpo vai todo, não fica ao mesmo tempo em dois lugares. Bom, se é assim, é bem mais fácil

    Eduardo Cunha já fez. Estava no seu gabinete quando emitiu um documento para achaque, mas foi substituído ligeiro por um assessor, teletransportado.   

    1. rs…………………pois é

      acho que impressora 3D fez a galera acreditar que a partir do traço é possível tornar qualquer coisa visível

      1. fico imaginando os grandes e verdadeiros “mestres”…

        foram e são tantos

        os que pegam qualquer “imaginário” e tornam visível em qualquer tempo-espaço

        traços e vestígios de montão, mas ainda há os que precisam da física para entrar, aceitar, acreditar

        1. e por falar em grandes e verdadeiros “mestres”…

          como estão fazendo falta hoje em dia

          estes sim, entraram, cada qual no seu “tempo”, e nunca mais saíram

  9. dobras, entradas e saídas…

    o curioso dessas coisas do tempo é que cientistas só procuram entradas

    assim, nunquinha, onde só há saídas

    vestígios que nenhum “intrumento” foi capaz de detectar sendo interpretados por “instrumentos”

     

  10. Infelizmente, a física

    Infelizmente, a física quântica só funciona em contextos subatômicos. Pode ser que os físicos russos consigam “teleportar” elétrons de um lugar para outro. Objetos de dimensões mais cotidianas – pessoas, edifícios, formiguinhas, bactérias – são um problema de natureza totalmente diferente. Na melhor das hipóteses, a tecnologia está muito distante disso. Na pior, é realmente impossível, e uma perda de tempo tentar. De qualquer forma, a ideia de que nós, ou mesmo nossos netos, vamos um dia viajar de “teleporte” é puro charlatanismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador