Tela elástica permite criar imagens em “2.5D”

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Plantão INFO

A tecnologia sensível ao toque poderá evoluir ao longo dos anos e oferecer uma experiência multitouch, que nos permite controlar nossos espaços digitais.

Um novo protótipo, chamado Obake, desenvolvido por cientistas do Media Lab, do MIT, oferece muito mais sensibilidade ao toque.

Utilizando câmeras, mecanismos atuadores, um projetor e uma tela de silicone, a tecnologia transforma os movimentos de zoom e gestos em uma realidade em 3D.

O Obake é divulgado como um “display 2.5D”, pois traz uma tela sensível ao toque elástica com imagens projetadas diretamente sobre ela.

Ao contrário das telas sensíveis ao toque tradicionais, o display de silicone detecta movimentos de puxar e empurrar por meio de sua câmera, enquanto os atuadores molduram a tela conforme os gestos do usuário.

A tecnologia foi desenhada para imitar a fluidez e a maleabilidade da água, mas compreende gestos tradicionais para formar molduras geométricas em 3D.

Devido às suas configurações complexas, a tecnologia não deve ser aplicada diretamente a smartphones e tablets, mas a pesquisa pode influenciar como iremos interagir com telas 3D no futuro.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador