A Hispan TV: canal iraniano para AL, EUA e Espanha

Do Opera Mundi

Irã lança canal de televisão em espanhol para América Latina, EUA e Espanha

 
Cuba Debate | Havana

 

O Irã coloca em funcionamento nesta quarta-feira (21/12) um canal de televisão via satélite em espanhol dirigido ao público da América Latina, Estados Unidos e Espanha, informou a rede.

“A Hispan TV é a primeira rede televisiva de informação e entretenimento em espanhol nascida no coração do Oriente Médio (…) com o objetivo de fortalecer os laços culturais com os países que falam espanhol”, afirmou um comunicado divulgado em seu site.

O novo canal, financiado pelo governo iraniano e que será transmitido em espanhol a partir de Teerã, pretende “chegar a milhões de pessoas na América Latina, Estados Unidos e Europa”, com notícias, documentários e conteúdos de ficção 24 horas por dia.

A transição “começa hoje (quarta-feira) às três da tarde” hora espanhola (12H00 de Brasília), afirmou uma funcionária do canal em Madri, Lola García.

A rede, dirigida pelas autoridades iranianas, conta com três funcionários em Madri, vários jornalistas espanhóis e latino-americanos em Teerã “e correspondentes em todo o mundo”, acrescentou.

“Os informativos da HispanTV cobrirão de maneira especial os acontecimentos de caráter internacional, especialmente todos aqueles que ocorrerem na América Latina, Irã e Oriente Médio”, segundo o comunicado.

Os temas tratados no site da HispanTV, criada há um ano, cobrirão uma grande variedade de questões internacionais, desde a suposta espionagem dos Estados Unidos no Irã até a crise financeira, passando pelas decisões do presidente venezuelano Hugo Chávez, aliado de Teerã.

Entre os anúncios de próximos documentários transmitidos pelo canal figuram, por exemplo, as dificuldades dos civis palestinos em Gaza.

Leia também:  Ministério da Economia sugeriu "monitorar" posts de Luis Nassif no Jornal GGN

“A HispanTV nasce com uma grande vocação social, cujo principal objetivo é criar pontes de entendimento entre os povos do Irã, da América Hispânica e do Oriente Médio com a transmissão de conteúdos frequentemente ignorados por outros meios de comunicação”, afirmou.

O jornal espanhol El País afirmou que a Arábia Saudita também planeja lançar um canal em espanhol, a Córdoba Televisión, em janeiro. Não foi possível entrar em contato com autoridades sauditas em Madri nesta quarta-feira para confirmar a informação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome