A história da rede social criada pelos governo americano para Cuba

Enviado por jns

Paira sobre os EUA a falha do ‘colibri’ preparado para operações psicológicas em Cuba

A USAID planejou a criação de um Twitter de Cuba de acordo com documentos revelados pela Associated Press.

A woman uses her cellphone as she sits on the Malecon in Havana. The USAID masterminded the creation of a ‘Cuban Twitter,’ according to revealed documents. AP photo

Uma mulher usa o seu telefone celular, em Malecón, Havana –  AP Photo

A Associated Press acaba de lançar um pedaço fascinante de jornalismo investigativo sobre o  psy-ops – psychological operations – dos EUA em Cuba, com a utilização de um serviço semelhante ao Twitter para fomentar a agitação social e enfraquecer o regime comunista de Havana.

A história é uma leitura obrigatória , que mostra como o mundo da espionagem está mudando no mundo orientado pela Internet, hoje, e como a espionagem pode falhar por razões novas. Ele também pode entregar argumentos de outros governos, como os da Turquia, Rússia ou Venezuela, um pretexto para reprimir a mídia social usando o argumento de que a propagação desinformação é tudo parte de uma conspiração imperialista terrível.

Essa missão começou em 2010, com o plano de lançar uma rede de mensagens aparentemente benigna que chegaria a centenas de milhares de cubanos. Para fugir dos controles estritos de Cuba sobre as informações e acesso à Internet altamente restrito, a rede seria um “Twitter cubano” que os cubanos seriam capazes de ler em telefones celulares normais. Para ocultar a sua origem do governo de Cuba, a rede, financiada e paga pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional- USAID, criou um sistema bizantino de empresas de fachada usando uma conta bancária nas Ilhas Cayman. A ocultação foi tão longe para acrescentar a falsa bandeira

Era um plano sofisticado. A rede estaria livre – um ponto de partida necessário dado os baixos salários cubanos (em média, US $ 20 por mês) e do custo relativamente alto de envio de mensagens de texto (até US $ 1 por envio). Também iria começar com mensagens não controversas sobre baseball, música e atualizações de informações de ocorrência e evolução de furacões. Mais tarde, quando a base de assinantes chegasse a uma massa crítica considerável, os operadores introduziriam o conteúdo político,  ” destinado a inspirar os cubanos para organizar smart mobs – manifestações de massa convocadas a qualquer momento, com a intenção de gerar uma primavera cubana ou, como um documento da USAID colocou,” renegociar o equilíbrio de poder entre o Estado e a sociedade “. O serviço tinha um nome bonito “ZunZuneo”, que é uma gíria para o tweet de um beija-flor cubano.

Mas o plano também foi falho. Embora livre, a base de assinantes nunca superou mais de 40.000 cubanos – dificilmente uma massa crítica em uma ilha de cerca de 11 milhões de pessoas. Em segundo lugar, apesar de seus assinantes nunca terem tomado conhecimento que o ‘twitter’ foi criado pelo governo dos EUA, as autoridades cubanas, eventualmente descobriram a farsa. E em terceiro lugar, o fato de o serviço de mídia social ser livre também significava que não havia modelo de negócio para apoiá-lo (soa familiar?). Isso significava que o governo dos EUA. Essencialmente, deixou de pagar o governo cubano, através de seu monopólio de telefonia, a Cubacel, dezenas de milhares de dólares por ano para subsidiar uma operação que era para derrubar esse mesmo governo. O serviço foi encerrado em 2012, desaparecendo tão repentinamente como tinha aparecido.

Em novembro passado, Barack Obama disse a um fundraiser em Miami que a política dos EUA para a ilha precisava se tornar mais “criativa”. Assim, talvez esta tenha sido uma das iniciativas que ele tinha em mente. 

O problema agora, no entanto, são as consequências não intencionais. A indigesta imprensa estatal de Cuba é uma farsa. Para lidar com isso, Yoani Sanchez, blogueira pró-democracia, está prestes a dar partida em um jornal virtual na ilha , que contará, em parte, com  mensagens de texto. Sanchez é tida como corajosa, inteligente, talentosa e altamente criativa. Para citar um exemplo, uma vez que ela e sua pequena equipe não estão autorizadas a registrarem-se como “jornalistas independentes”, eles se inscreveram como algo mais próximo; “datilógrafos”.

Estas revelações sobre o ZunZuneo podem muito bem ferir a credibilidade do Sanchez. Elas poderiam fornecer a argumentação para o governo cubano bater com mais intensidade e assim desacreditar o seu jornal como uma trama financiada pelso EUA. Depois, há as negociações em curso entre Washington e Havana sobre um funcionário da USAID, Alan Gross, que stá preso na ilha.Como sempre acontece com Cuba, onde informações e briefings são controlados firmemente, é útil refletir não só o conteúdo das revelações recentes e as versões sobre as informações, mas também o seu timing: paranóia?.

A reportagem original da AP pode ser lida aqui:

http://bigstory.ap.org/article/us-secretly-created-cuban-twitter-stir-un…

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente a política dos EUA

    Realmente a política dos EUA para Cuba poderia ser bem mais criativa.

    Por exemplo, derrubando o infame embargo à ilha e devolvendo a área de Guatanamo à Cuba.

    Já seria um extraordinário avanço.

    1. Outro extraordinario avanço

      Outro extraordinario avanço seria a realização de eleições livres em Cuba, ai o embargo que é baseado na lei Cuban Democracy Act seria revogado automaticamente.

      1. É mesmo sr. Motta. Assim eles

        É mesmo sr. Motta. Assim eles poderiam apoiar um candidato cubano de Miami e voltar tudo ao que era antes no quartel de Abrantes. Eleições Livres ” excelente piada”, qdo americanos estão no meio. Vide Egito e outros “primaveras”  mais. Será o sr. tão “inocente” assim ou qual a razão de sua defesa. Prá mim, tudo que americano do Norte põe a mão, vira ganho prá eles e “caca” p/ os outros. Agora foi escancarada a questão de tantas Primaveras pelo mundo, os famosos anonymous e Black Bocas livres. E os nossos “gritantes” PSois entrando de gaiatos.

  2. No Jornal

    No Jornal CorreiodoBrasil:

    Diretor do Instituto Brasil nos EUA contraria oposição

    QUI, 03 DE ABRIL DE 2014 12:25ESCRITO POR PT SENADO0 COMENTÁRIOSE-mailImprimir 

     

    CRE_intenra1_n

    Paulo Sotero: Empresas americanas são as 
    maiores fornecedoras de alimentos para Cuba

    Distante da guerra ideológica que predomina na grande imprensa, o jornalista brasileiro Paulo Sotero, que dirige o Instituto Brasil, do Centro Internacional Woodrow Wilson, em Washington, frustrou o discurso oposicionista durante a audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE), na manhã desta quinta-feira.

    O senador José Agripino (DEM-RN), que preparara o terreno para uma crítica ao governo, quis saber de Sotero sobre a participação do Brasil na construção do porto de Mariel, em Cuba – intensamente explorado pelos grandes jornais e adotado como discurso dos partidos de oposição como um mau negócio para o Brasil.

    Para sustentar essa afirmação, argumentam, o Brasil investiu dinheiro em Cuba – o que é uma arrematada bobagem. O governo participou, sim, da construção financiando empresas brasileiras que participaram do empreendimento, assim como são financiadas as exportações de empresas de outros setores. De concreto, o investimento resultou na criação de 150 mil empregos no Brasil e o ingresso de US$ 800 milhões na balança comercial.

    Sotero respondeu ao senador Agripino que o porto de Mariel, ao contrário do que vem sendo divulgado, tem grande potencial para atrair empresas dos Estados Unidos, quando for levantado o embargo americano à nação caribenha.

    Respondendo a outra questão, feita pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC), Sotero confirmou: a proximidade de Mariel da costa do estado americano da Flórida torna esse porto extremamente atraente para os empresários americanos.

    “Hoje, mesmo com o embargo, as empresas americanas já são as maiores fornecedoras de alimentos para Cuba, respondendo por 60% dos produtos alimentícios importados pela Ilha”, lembrou o jornalista, destacando que a maior organização de comércio americana, a AmCham, é uma das defensoras mais entusiasmadas da suspensão do bloqueio.

    O Instituto Brasil é o braço do Centro Internacional Woodrow Wilson responsável pelo estudo das relações entre os EUA e o nosso País. A instituição foi fundada em 1968, com sede em Washington, e faz parte da prestigiosa Smithsonian Institution. Além de seu diretor, Paulo Sotero, também participaram da audiência pública o subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos e o presidente da Câmara Americana de Comércio no Brasil, Gabriel Rico.

    Leia Mais:

    Missão da Apex e Fiesp desmente factoide sobre porto cubano

    “Brasil foi o que mais ganhou até agora”

    Dilma: aliança com Cuba traz “enormes possibilidades de desenvolvimento”

  3. Ah,agora dá prá começar a
    Ah,agora dá prá começar a entender o entusiasmo, a descoberta, o êxtase com as tais “redes sociais” que lançaram os “gigantescos protestos” de junho de 2013, aqueles que mataram (fogo amigo…) o jornalista da Band e tocaram fogo no fusquinho do seu Itamar…
    E máscara da vingança (Anonymus) não pára de dar a cara nos “protestos” da Venezuela…
    Nada como um dia depois do outro…
    Saravá, misifio, que hoje é sexta-feira…

    1. “É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo.”

      Brasil e Turquia sofrem mesma conspiração, diz premiê

      O primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan, atribuiu os protestos no país a uma tentativa internacional de desestabilizar seu governo e sugeriu que o Brasil está sendo vítima da mesma ‘conspiração’.

      Durante um discurso para dezenas de milhares de simpatizantes na cidade costeira de Samsun no Mar Negro, a última parada em uma série de comícios para fortalecer o seu apoio político, Erdogan declarou que o Brasil foi o alvo dos mesmos conspiradores que estão tentando desestabilizar a Turquia.

      ‘O mesmo jogo está sendo jogado agora no Brasil. Os símbolos são os mesmos, os cartazes são os mesmos, os comentários no Twitter e no Facebook são os mesmos, a imprensa internacional é a mesma. Os manifestantes estão sendo comandados pelo mesmo núcleo. Eles estão fazendo o que podem para conseguir atingir no Brasil o que não atingiram na Turquia. É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo’, afirmou.

      Erdogan, que levou a Turquia a um período de forte crescimento econômico, tem dito que forças estrangeiras, além de bancos e veículos de imprensa turcos, estão por trás dos protestos, porque querem prejudicar os interesses do país. Segundo ele, existem pessoas que querem lucrar com a alta nas taxas de juros pagas pelo governo.

      A verdade é que esses jovens sedentos por revoluções marxistas se arrependerão amargamente do mal que estão cometendo.

      http://www.dm.com.br/texto/123353

    2. El Tranca Rua de Caracas

      ¿Cual es la Diferencia entre Encrucilhiada y Encruza?
      – Basicamente son iguales, solo cambia el lugar, la primera es en la calle, la segunda en el cementerio.

      umbanda

      ¿Cual es la Diferencia entre Despacho y Ofrenda?
      – Despacho, es un trabajo que se entrega en un Reino o Comando con determinada finalidad puntual. Ofrenda se realiza en el lugar de Comando de esa Entidad en particular y es para Homenajear y/o Agradecer lo recibido.

      Saravá Misifio!!!

  4. Chega a ser risível…o


    Chega a ser risível…o EMPENHO DE UM GIGANTE (EUA), contra uma formiga caribenha.

    Mas convenhamos…UMA FORMIGA COM VERGONHA NA CARA, e vergonha não se vende/compra.

    A resistência de Cuba a torna UM GIGANTE. Tem que respeitar, e admirar.

  5. http://havana.usint.gov/
    Puxa

    http://havana.usint.gov/

    Puxa, que novidade. Venho colocando exatamente essas informações aqui há uns cinco anos.

    1.Não há mais embargo às empresas americanas para exportação de alimentos e medicamentos à Cuba desde 2001.

    2.Não mais mais embargos para remessas de dinheiro para residentes cubanos. Em 2013 foram remetidos dos EUA à Cuba, US$3,1 bilhões, residentes nos EUA para cubanos em Cuba. Tambem não há praticamente restrições para envio de pacotes a Cuba, com alimentos, remedios, roupas, CDs, DVDs.

    3.Praticamente não há mais restrições para cidadãos americanos visitarem Cuba. Já existem muitos voos diarios EUA-Havana, não só de Miami mas tambem de Dallas e Atlanta.

    4.O porto de Mariel foi construido com financiamento brasileiro à Republica de Cuba, que fica devendo ao BNDES pelo valor da obra US$800 milhões, a empreiteira recebeu tudo, ela foi apenas fornecedora de serviços.

    5.Não há nenhuma logica em dizer que a obra do porto criou 150 mil empregos no Brasil. Crionde aonde e porque?

    As atividades do governo dos EUA em Cuba são intensas, a Seção de Interesses em Havana tem 600 funcionarios e existe permanentemente eventos culturais, seminarios, palestras, premios a estudantes, escritores e jornalistas, visitas de cubanos aos EUA e de estudantes americanos a Cuba. O governo cubano não impõe restrições à atividades da Seção de Interesses em Havana, as relações são cordiais há muitos anos, é uma embaixada “”de facto”” só não tem a bandeira americana (é bandeira suiça), aliás a Seção fica no predio de 9 andares da antiga Embaixada.

    Uma novidade de 2 anos é que a Seção emite vistos para cubanos irem aos EUA, aparentemente não há mais “”controle”” do governo cubano para essas viagens, pelo menos oficialmente não precisa mais de autorização das autoridades cubanas para viajar para o exterior.

  6. Caro Nassif e demais
    Acredito

    Caro Nassif e demais

    Acredito que poderia ser modificado de governo americano, ou ainda, norte-americano,( que não é exclusividade dos EUA), mas sim, governo estadunidense, quando for esta questão.

    Saudações

     

    1. Estadunidense, Presidenta, é

      Estadunidense, Presidenta, é espanhol amigo. A não ser que usted quiera hablar entónces también.

      Quanto à rede social, quem cantou as glórias da liberdade que viria pela internet, longe das redações, daí se seguiram as primaveras, algumas sucedidas  por ditadores? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador