A ONU e o mundo multipolar, por Rubens Ricupero

Enviado por Paulo F.

Da Gazeta do Povo

Multipolar ou multilateral?

Rubens Ricupero

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o total de pessoas deslocadas por guerra atingiu seu nível mais alto: 51 milhões, metade crianças. Isso ocorre 25 anos depois da queda do muro de Berlim, saudada como o “fim da História”! Faltando poucos dias para o centenário do atentado de Sarajevo, origem da Grande Guerra, tropas russas se concentram na fronteira da Ucrânia. Na mesma área manobram forças da OTAN, incluindo soldados da França e Alemanha, inimigos em 1914.

Para não pensar que a história se repete no mesmo cenário europeu, é bom lembrar que 85% dos refugiados se encontram no Oriente Médio e na África. Os americanos e ingleses tiveram apenas um êxito: destruir o que restava de relativa estabilidade na região. Ao cometer o crime da invasão do Iraque, causaram a morte de mais de 150.000 pessoas ao custo de um trilhão de dólares, sem trazer nada de durável em democracia ou unidade. Tornaram precária a sobrevivência de minorias como os cristãos e criaram condições para a introdução do único flagelo inexistente sob Saddam Hussein: um monstruoso movimento terrorista mais assustador que Al Qaeda.

Como se não bastasse o assombroso fiasco, só não completaram a destruição da Síria por faltar-lhes o apoio de uma população exausta. O que não impede que reincidentes como Blair atribuam a reviravolta no Iraque à falta de disposição americana para derramar mais sangue na Síria! Não vai demorar muito para que o Afeganistão, corrupto e dividido, siga o mesmo caminho do Iraque.

Eu era Subsecretário Geral da ONU na época da invasão do Iraque. Junto com alguns colegas, estive entre os que protestaram de público contra a flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional. Era fácil prever o que hoje explode na cara dos americanos: o exemplo da potência máxima atropelando a lei que ela mesma criara encontraria muitos seguidores, talvez até piores.

O cinismo com que russos anexam a Crimeia e desestabilizam a Ucrânia, a sem cerimônia com que chineses exploram águas territoriais disputadas, o renascimento do nacionalismo japonês, para só citar os grandes, indicam que já passamos do mundo unipolar para o multipolar. O monopólio do poder num só país produziu resultados desastrosos como o do Iraque. Não se pense, porém, que o mundo ficou melhor porque existem agora vários polos de poder além dos EUA.

A combinação de poder militar com nacionalismo exacerbado é que desencadeou as duas guerras mundiais, depois de ter gerado guerras incessantes nos séculos 18 e 19. Dizem os historiadores que, de todas as formas de distribuição de poder, a mais instável e violenta é a multipolar. O mundo de que precisamos é aquele onde os conflitos e as normas sejam decididos democraticamente por todos. Essa é a definição de multilateralismo, conceito oposto ao de multipolarismo sem limites a não ser a lei da selva e o “sacro egoísmo”.

Para os sem poder militar como o Brasil e a imensa maioria dos países, a garantia dos direitos só pode vir não do multipolarismo de alguns Brics, mas da segurança coletiva e da Carta da ONU.

Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap e do Instituto Fernand Braudel de São Paulo, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inimigo

    Gorbachev disse, apos o fim da desuniao sovietica “a pior coisa que eu posso fazer por voces, americanos, é deixa-los sem um inimigo a altura”. Dito e feito.

    Sobre a falencia moral e beligerancia americana, assista o excelente documentario “A Historia Nao Contada dos Estados Unidos” do Oliver Stone.

  2. RICUPERO: O IRRECUPERAVEL

    AO GRANDE AUTOR DA FRASE: O QUE EH BOM A GENTE MOSTRA E O QUE EH RUIM A GENTE ESCONDE.  MAIS UMA PEROLA DE UM PENSADOR PRESO AOS SEUS DESEJOS.  UTILIZANDO DE JOGO DE PALAVRAS PARA JUSTIFICAR SEU  DESEJO DE QUE SEJAMOS ETERNAMENTE TUTELADOS PELOS EUA. NAO HA COMO MODIFICAR O CONCEITO FORMATADO EM PARADIGMAS PREESTABELECIDOS. O AUTOR, SE PRENDE A EVENTOS OCORRIDOS NO SECULO PASSADO PARA EXPLICAR O PRESENTE. QUANTA DIFERENCA…AFIRMAR QUE A CRIMEIA FOI ANEXADA PELA RUSSIA, PURA E SIMPLESMENTE EH UM DESVARIO MENTAL. CITAR A CHINA COMO  AMEACA AO DIREITO INTERNACIONAL EH OUTRO FACTOIDE CRIATIVO. ESQUECE O MISSIVISTA DE QUE TODA INSTABILIDADE CRIADA DESDE A SEGUNDA GUERRA ADVEM DOS EUA E SEUS ALIADOS DE OCASIAO. POR FIM, PEDE AO BRASIL QUE ENTREGUE A TERCEIROS AS DECISOES QUE DEVE TOMAR, TRANSFERINDO AOS PAISES QUE DETEM O CONTROLE DA ONU A NOSSA POLITICA EXTERNA.

    MAIS UMA TENTATIVA INFRUTIFERA DE DESQUALIFICAR OS BRICS, QUE MESMO NAO SENDO O PARAISO, MOSTRA-SE BEM MAIS UTIL AO INTERESSE NACIONAL.

    RICUPERO, AINDA NAO SE RECUPEROU DA PERDA DE INFLUENCIA DE SEU GRUPO IDEOLOGICO. TALVEZ, COM A IMPROVAVEL ELEICAO DE AECIO, ELE POSSA SAIR DO SARCOFAGO EM QUE SE ENCONTRA.

  3. Me admira ainda darem espaço

    Me admira ainda darem espaço a este cara expor idéias.Será que ele as teme,  e se tem, são verossímeis?

    1. E quem é você para falar isso?

      Mais idiota é você que nem leu direito o que o ele falou e já sai com uma ofensa agressiva que demonstra mais que tudo a sua completa ignorância e burrice a respeito de história. Então você, mestre da sabedoria, quer dizer com seu comentário imbecil que tudo que os EUA faz é aceitável e benéfico?? Que os Eua são o baluarte da liberdade e democracia quando sai pelo mundo invadindo e matando milhares de pessoas?

      Se você nào é inteligente o suficiente para fazer um comentário aproveitável seja pelo menos inteligente para manter sua boca calada!! 

  4. Mais do mesmo. Após denunciar

    Mais do mesmo. Após denunciar que os EUA rasgaram a Carta da ONU da ONU que êles mesmo criaram, sugere que o papel rasgado  e uma difusa segurança coletiva são os caminhos a serem seguidos pelas demais nações.

    Errado, Sr. Ricúpero. O único caminho a seguir é o da auto-determinação solidária entre os povos, sem a ingerência de interesses espúrios como os que comandam os desgovernos dos EUA. Seu comentário sobre a Ucrânia revela que, apesar de suas credenciais acadêmicas, o Sr. se informa pelas mesmas fontes que fazem a cabeça das pessoas, aqui no Brasil e alhures, fontes que são parte da máquina de guerra hegemônica dos EUA.

    O Sr. deve ter passeado bastante pelas ruas de Nova York.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador