A posse de Obama

Por Marko

Pra quem quiser e estiver livre na hora prevista p/acompanhar ao vivo o discurso d posse do novo “imperador” (cerca d 15hrs – horário d Brasilia) um link p/tal é clique aqui se não se importar c/os comentarios do pessoal da Fox rs rs

Luis Nassif

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “se não se importar c/os
    “se não se importar c/os comentarios do pessoal da Fox rs rs”:

    E quem puder nos enviar qualquer outro link eu agradeceria muito, porque ate calada com esparadrapo na boca e pregador de roupa no seu nariz a Fox ja ta errada.

  2. Sem dúvida o George W. Bush é
    Sem dúvida o George W. Bush é um marco histórico. Ninguém foi pior do que ele como presidente dos EEUU. Será de difícil superação.

    A democracia nos EEUU é uma piada. Desde a sua independência da Inglaterra manteve excluída e segregada a população negra não deixando que esta participasse do seu governo. (Hoje, abre-se uma janela). Tanto quanto a população índia só é convidada para o sacrifício das guerras e dos momentos mais graves da vida do País, como as crises econômicas, que é quando as populações menos assistidas sofrem mais com o desemprego. Como se diz, a corda só rebenta do lado mais fraco. Veja, os governantes brancos desde muitos anos têm levado o País a constantes crises. O País já alcançou momentos de supremacia mundial, mas sempre com o sacrifício das populações, como disse acima. Líderes se levantaram, mas foram mortos (Malcm X e Martin Luther King…) por querer promover a igualdade racial do País. Os EEUU estão em bancarrota, em decadência, hoje, como em outros tempos. Mas o tempo agora é outro. A Luta pela igualdade racial ainda está longe, mas agora se vai ter um presidente mestiço e, além do mais,de pai muçulmano ( pode ser até que no íntimo o seja), qualidades extremamente contraditórias no conceito americano. Os brancos governam há 500 anos em crises sucessivas. O povo sofre. Queira Deus que os brancos não desejem e até exijam que Barack Obama, em apenas quatro anos venha resolver problemas que se acumulam por séculos. Pior, queiram matá-lo antes de completar o seu período de governo para o seu vice (branco) venha ocupar-lhe o espaço. É isso.

  3. Estava vendo um plantão da
    Estava vendo um plantão da record e ouço a reporter dizer que bush antes de dar o fora ligou pra diversos chefes de estado, entre eles o Lula.

    No relato da reporter bush convidou Lula para passar uns dias em seu rancho no Texas e Lula retribuiu dizendo que o está aguardando no Brasil para uma pescaria.

    O Lula arranja cada amigo…

  4. Nada contra o Marko, pelo
    Nada contra o Marko, pelo contrário, mas me recusio a assistir a posse desse novo imperador do mundo!.
    Até agora não engoli. Mataram tantas crianças e inocentes em Gaza por um capricho…e Obama tem tudo a ver.
    Só quero ver se amanhã ele vai desativar Guantánamo. Isso é que me interessa.

  5. dizem que a popularidade de
    dizem que a popularidade de obama finca-se na cultura das chamadas raizes norte-americanas…
    Tem a ver com roosevelt, a crise do desemprego depois de 29, aqueles desempregados nos trens, de cidade em cidade, cantadores populares como woody guthry, com temas patrioticos tipo essa terra eh o teu pais!
    (clique
    http://www.youtube.com/watch?v=XaI5IRuS2aE&feature=related

    como adora luther king, tambem, viveu a era das musicas da decada de 60 contra a guerra do vietnan
    clique
    http://br.youtube.com/watch?v=cLe9pJSRas0&feature=related

    where have all the flowers gone?
    com peter, paul e mary…

    sera que eh por essas e outras que tanta gente confia no obama ?

  6. O homi pode ate nao fazer
    O homi pode ate nao fazer nada que vai ser melhor que o Bush. Agora duas coisas me chamaram a atencao na posse: o terno e o discurso.

    Podem falar o que for, o terno estava lindissimo e o Obama e um excepcional orador. Da de UM ZILHAAAAAOOOOO a zero no Serra, dono de uma retorica horrivel e de ternos que nos faz corar de vergonha.

    Tomara que faca um bom governo. Eu adoraria ver pessoas menores como o Olavo de Carvalho e o RA admitindo que erraram feio.

  7. Nassif e Amigos,

    Bons ventos
    Nassif e Amigos,

    Bons ventos tragam essa alma para o cenário planetário!

    Meu pai dizia que se você quizesse ver o caráter de um homem, desse poder a êle…

    Está dado. Que o melhor e mais nobre aflore.

    Porque se êle sucumbir à tudo que o poder trará a êle, homem e chefe de estado, então, na atual conjuntura da sociedade moderna a Terra será pequena demais para todos nós…

    A propósito, estão aceitando colonos em Marte? Meu CV é bom…

    Abraços
    Soledad

  8. Aqui é duas e vinte e dois da
    Aqui é duas e vinte e dois da madrugada e estou assistindo o discurso do Obama pela Fuji TV (a emissora de tv aberta líder de audiência aqui noJapão), é de arrepiar.
    Não sou americano, mas essa sensação de uma nova era é algo magnífico. Apesar tudo e todos, só esse feito ,da eleição do Obama, um jovem democrata negro num país super conservador, sim, dá pra ter esperança não?

  9. Nassif, o que vc achou do
    Nassif, o que vc achou do teto da Renascer que desabou ? negligencia ou má sorte ? Pq seu blog não abriu espaço para discutir isso ?

    Acha que um tema desses vale uma discussão?Acho que não.

  10. Foi uma lição de postura
    Foi uma lição de postura respeitosa a que deu Obama, ao dizer que os EUAs só tem um presidente a cada momento. E não palpitar sobre a política americana, interna ou externa, enquanto um presidente está no poder.

    Quanta diferença para FHC, que desde o dia que deixou o governo palpita sobre o governo Lula. O que levaria o FHC a um comportamento destes?
    Merece post e discussão.

  11. Caro Luis

    Barack Hussen
    Caro Luis

    Barack Hussen Obama .

    Como será que Israel e o Mouros, veem o novo presidente americano ?

    O nome dele é “sugestivo”

    Abraços.

  12. O discurso foi bonito, mas a
    O discurso foi bonito, mas a relidade que Bush deixou é nefasta.E os países atacados não vão santificar-se pq Obama assumiu a presidencia, depois de milhares de mortos, fazer negociação como diz Obama, vai ser difícil.Deixaram Bush destruir o pais em 8 anos, agora talvez precisem de décadas para conserta-lo.Sem contar a direita americana que sempre foi racista, e isso não acaba de hoje pra amanhã.Na verdade Obama esta em umcaldeirão fervente e explosivo.Coitado dele.

  13. Obama tomou posse.
    Mesmo com
    Obama tomou posse.
    Mesmo com as previsões [ou torcida] de que seria assassinado antes do inauguration day. Obama toma posse com 80% de aprovação do povo americano. Deixem o homem trabalhar. Ele não vai resolver tudo em 2 dias. Talvez precise de 4 anos para isso – ou mais.
    Cá, no Brasil, estamos há 500 anos patinando. Em que pesem todos os senões [racismo, guerras, imperialismo econômico], os EUA, para os americanos, construíram uma sociedade muito mais igualitária, multicultural e democrática que a nossa.
    Queiramos ou não temos muito o que aprender com eles.
    Um negro é presidente da mais racista das nações do planeta. E no Brasil ainda não começamos – ainda – a discutir nossas mazelas étnicas.

  14. Não nos iludamos. Mr. Obama
    Não nos iludamos. Mr. Obama vai fazer de tudo e TUDO mesmo para fazer um excelente governo – para os usamericanos. E se isso significar o pior para o resto do mundo, que se dane o resto do mundo.

  15. Muito show. Muito Hollywood.
    Muito show. Muito Hollywood. E mais nada. No discurso, a mesma arrogância ianque. “Aos líderes ao redor do mundo que procuram instaurar conflito(??), ou culpar os males de sua sociedade no Ocidente: saibam que nosso povo vai julgá-lo sobre o que você pode construir, não o que você destrói.(Os políticos de Israel devem estar com a pulga atrás da orelha. Ou deveriam.) Àqueles que se apegam ao poder pela corrupção […], saibam que vocês estão do lado errado da história”, disse o democrata. Certamente, B.Obama estava se referindo a políticos de seu país.

  16. Achei interessante a notícia
    Achei interessante a notícia que a bolsa caiu após o discurso do Obama. Será que não gostaram da referência à responsabilidade?
    Mas ai é demais. Se tiver que ter responsabilidade vai perder a graça

  17. Barack na presidência
    De seu
    Barack na presidência
    De seu país em declínio
    Não fará grande governo
    Mesmo com bom tirocínio,
    Pois nunca faltará guerra
    Envolvendo aquela terra
    Com prática de extermínio.

    Não há homem que segure
    O declínio americano,
    Nem mesmo Barack Obama,
    Um talentoso africano,
    Porque essa decadência
    É mal de toda potência
    Que manda por muitos anos.

    Nem César, nem Alexandre,
    Nem David e nem Sansão,
    Nem a riqueza e o saber
    Do grande Rei Salomão
    Teriam como deter
    Perdas de fama e poder
    Daquela rica nação.

    Nem Gêngis Khan no cavalo
    Nem também Napoleão
    Nem Pizarro, nem Bolívar
    Nem o profeta Abraão
    Teriam como evitar
    A “depressão” maltratar
    Cidades, Serra e Sertão.

    Nem os grandes Pedro e Ciro
    Nem Nabucodonosor,
    Nem Isabel de Castela
    No auge do esplendor,
    Por maior que seja a fama,
    Fariam Barack Obama
    Governar sem sentir dor.

    Nem Buda e nem Confúcio
    Nem Moisés, nem Maomé,
    Nem mesmo Santo Agostinho
    Com todo o poder da fé
    Fariam Barack Obama
    Sair desse grave drama
    Sem ajuda de Javé.

  18. A bolsa tambem caiu após a
    A bolsa tambem caiu após a posse do Presidente Lula. Esperamos que o Presidente Obama supere a crise após um ano de gestão. E que o Arnaldo Jabor seja coerente e comente que o sucesso de Obama se baseou na continuidade das políticas implementadas pelo Presidente Bush.

  19. Na verdade OBAMA vem de
    Na verdade OBAMA vem de dentro do sistema americano, ou seja, partido Democrata, grupos financeiros etc.

    É dificil para ele “resolver” sozinho questões como oriente médio, Hugo Chaves, sem levar em conta toda a diplomacia dominante.

    Pode mudar?? sim. Radicalmente?? Não acredito.

  20. Comparar o OBAMA com o Serra
    Comparar o OBAMA com o Serra é demais!
    Não tenho muito simpatia por nenhum dos dois , mas OBAMA é, sim, muito preparado intelectualmente, é o dono do mundo…quanto a Serra….só existe para os paulistas.

  21. OLHA O NOSSO ‘PAC’ LÁ NOS
    OLHA O NOSSO ‘PAC’ LÁ NOS EUA…

    (…)
    “Para todos os lados que olhamos, há trabalho a ser feito. A condição da economia pede ação, ousada e rápida, e vamos agir –não apenas criando novos empregos, mas um novo fundamento para o crescimento. Vamos construir estradas e pontes, redes elétricas e linhas digitais que alimentem nosso comércio e nos una. Vamos restaurar a ciência a seu lugar de direito, e utilizar as maravilhas da tecnologia para elevar a qualidade dos serviços de saúde e reduzir seu custo. Vamos manipular a energia solar e dos ventos e da terra para abastecer nossos carros e dirigirmos nossas fábricas. E vamos transformar nossas escolas e faculdades e universidades para atender as demandas de uma nova era. Tudo isso podemos fazer. E tudo isso vamos fazer” …

    (apenas um trechinho do discurso do Obama)

  22. PARA QUEM SERVIRIA ESTA
    PARA QUEM SERVIRIA ESTA CARAPUÇA?

    (…)

    O que os cínicos não conseguem entender é que o terrenos sob eles mudou –que os argumentos políticos envelhecidos que nos consumiram por tanto tempo não mais se aplicam. A pergunta que nos fazemos hoje não é se nosso governo é grande demais ou pequeno demais, mas se ele funciona –se ele ajuda famílias a encontrar empregos com um salário decente, uma previdência que eles consigam pagar, uma aposentadoria que seja digna. Onde a resposta for sim, pretendemos seguir adiante. Onde for não, os programas serão encerrados. E aqueles de nós que lidam com o dinheiro público serão responsabilizados — para gastar sabiamente, reformar maus hábitos e conduzir nossos negócios à luz do dia– porque apenas então poderemos restaurar a confiança vital entre um povo e seu governo.

    (mais um trechinho do discurso do Obama)

  23. Estava acompanhando a
    Estava acompanhando a transmissão da posse CNN, dei uma passada pela Globo News, quando ouço a Lucia Hipolito soltar essa sobre a “coragem” de Obama caminhar alguns metros na avenida Pensilvânia:

    “É uma retribuição pela coragem do povo americano ter eleito um homem negro para a presidência…”

    Mas racismo é só coisa de americano, não é?

  24. A vitória, a posse e o
    A vitória, a posse e o discurso de Obama mostram que:

    1) ainda devem existir racistas nos EUA, mas eles nunca foram tão poucos;

    2) o Neoliberalismo morreu; a Era do ‘livre-mercado’ e do ‘levar vantagem em tudo’, de querer enriquecer sem trabalhar duro e só na base da especulação acabou;

    3) o Estado voltou para ‘tomar conta do pedaço’; teremos muito mais intervenção estatal na economia e na sociedade (em Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Previdência Social, Energias Renováveis, etc) do que tivemos nas últimas décadas;

    4) a política dos ‘Neocons’ (das ‘guerras preventivas e infinitas’) acabou, até porque os EUA não tem mais grana para financiar tantas guerras e tantos gastos militares, assim, e as guerras travadas, contra o Iraque e o Afeganistão, fracassaram;

    5) Obama irá defender os interesses dos EUA, é claro, mas está disposto a dialogar com o Mundo, algo que Bush nunca fez, para encontrar soluções conjuntas para os grandes problemas da Humanidade;

    6) seu governo irá combater as causas do aquecimento global e os EUA irão investir muito em fontes de energias renováveis, algo que poderá beneficiar e muito ao Brasil;

    7) Obama apelou para os valores tradicionais do americano comum e para a união do país e do povo a fim de superar as imensas dificuldades atuais, fazendo sacrifícios, pois somente assim ele acredita que será possível superar a grave crise que o país enfrenta atualmente.

    Que as suas palavras se tornem realidade, Barack Obama!

  25. É marcante a semelhança de
    É marcante a semelhança de alguns motes políticos em países diversos.

    Na posse de hoje, Obama disse: ‘We’ve Chosen Hope Over Fear’ (Escolhemos a esperança no lugar do medo).

    Nem é preciso lembrar Lula em 2002, certo? “A esperança venceu o medo”.

    Não quero com isso comparar ambos os presidentes. Mas o macro-processo histórico que compartilham há uma década.

  26. “Se o Obama governar somente
    “Se o Obama governar somente corrigindo os erros do Bush, ele já terá feito muita coisa”

    Stanley, Obama pode fechar os olhos, fazer qualquer lei de regulamentacao de um milimetro de tamanho, e jogar la pro ar: eh 100% certo que ela vai cair bem emcima de outro erro Bush.

  27. O discurso da posse foi
    O discurso da posse foi impactante e Obama foi corajoso.
    Não há que confundir polidez com promiscuidade, conchavo: Bush foi lembrado sem que os dois sentidos fossem misturados.
    Na tradição das cerimônias oficiais dos Estados Unidos, quase sempre cafona ou insossa, a de Obama foi vivaz. O presidente norte-ameircano discursou com clareza e sua figura elegante ( seu tipo físico lembra os massais, caçadores de leões) induz a pensar que as aparências não enganam. E quanta sobriedade na presença do presidente do Supremo!
    Foi emocionante ( pareceu-me inédito) ouvir a menção aos ateus como parte do povo estado-unidense.
    O jogo dialético entre os fundadores da “América” e a novidade anunciada como mudanças para uma nova era, foi muito inteligente. O elogio ao risco foi ótimo.
    Em relação às expectavivas criadas, poderia dizer “o tempo é o senhor de tudo”, mas o mais importante seria dimensionar quais seriam elas.
    Todavia, o mais emocionante foi a sensação de já ter ouvido e visto algo semelhante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador