A resistência dos talibãs

Por Marco Antonio L.

Do Democracia & Política

Talibãs vencendo a guerra contra os EUA e aliados, revela a OTAN

TALIBÃS VENCENDO A GUERRA 

Retirada “soberana” das forças invasoras dos EUA/OTAN já começou e deverá terminar em 2014. Repete-se a derrota. Os soviéticos tiveram o mesmo fim.

FORÇA DOS TALIBÃS PERMANECE INTACTA, diz relatório secreto da OTAN

“Revelado em parte pela imprensa britânica, o relatório secreto da OTAN, intitulado “O Estado dos Talibãs“, indicou que a força, a motivação, o financiamento e a capacidade dos talibãs “continuam intactas“, apesar dos “fortes golpes de 2011“. 

“Muitos afegãos”, inclusive no interior do governo “se preparam para eventual regresso dos talibãs”, destacou o relatório, com base em 27.000 interrogatórios de mais de 4.000 presos talibãs e membros da al-Qaeda, combatentes e civis estrangeiros”.

O relatório também acusou os “Serviços Secretos Paquistaneses” (ISI) de apoiar clandestinamente os talibãs. 

Derrubados do poder, no final de 2001, por uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos, os talibãs pouco a pouco foram recuperando terreno a partir de 2005, ao exercer luta guerrilheira em pelo menos dois terços do país atualmente.

AUTOCONSOLO DA OTAN: “TALIBÃS NÃO TÊM CHANCE DE VENCER NO AFEGANISTÃO”

Os talibãs não têm chances de vencer no Afeganistão“, pois “sofreram enormes reveses no ano passado“, declarou na quarta-feira (1) a porta-voz da OTAN, reagindo à publicação na imprensa de relatório secreto [da própria OTAN] sobre o estado de ânimo dos insurgentes. A porta-voz da OTAN em Bruxelas, Oana Lungescu, rejeitou “comentar esse relatório confidencial” que é [desculpou-se] “na realidade, um resumo de declarações dos presos talibãs, suas opiniões ou o que acreditamos que eles pensam. É, então, uma fonte de informação entre outras“. Ao contrário, “consideramos o que sabemos: os talibãs sofreram enormes derrotas no terreno o ano passado, perderam muita influência e líderes“, acrescentou Lungescu à imprensa na vépera de reunião dos ministros de Defesa dos 28 países membros da OTAN em Bruxelas. “Sabemos, também, que o apoio aos talibãs é o mais baixo da história e que o exército afegão se fortalece cada dia mais“, segundo ela.”

FONTE: postagem com base em informação do site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4628/Talibas-nao-tem-chance-de-vencer-no-Afeganistao–diz-Otan). [título, subtítulos, trechos entre colchetes e reordenamento do texto colocados por este blog ‘democracia&política’].

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador