As duas toneladas de urânio no centro de La Paz

Do G1

Duas toneladas de urânio são encontradas no centro de La Paz

Material estava em prédio perto das embaixadas de Brasil e Chile. Bolívia não tem tecnologia para enfrentar eventual desastre radioativo.

O governo da Bolívia informou ter encontrado nesta terça-feira (28) cerca de duas toneladas de urânio em um prédio no coração de La Paz, a poucos metros das embaixadas de Brasil e Estados Unidos, e ordenou uma investigação imediata.

“São cerca de duas toneladas de material que se usa para a construção de armamento nuclear”, disse em entrevista coletiva o vice-ministro do Interior, Jorge Pérez, que dirigiu a operação policial para remover o material.

“A informação preliminar aponta para um alto nível de radioatividade, o que vamos determinar com a perícia que se realizará imediatamente”, disse Pérez, revelando que o suposto dono do material foi detido.

 Reuters)

Saco contendo vestígios de urânio encontrado no Centro de La Paz. (Foto: Reuters)

O vice-ministro não detalhou como o material foi localizado e para onde a polícia o levou, e se a operação ocorreu com as devidas medidas de segurança radioativa. Também não informou se os vizinhos do local precisarão realizar exames médicos.

O material estava em uma garagem do primeiro andar de um prédio no coração de La Paz, a poucos metros das embaixadas de Brasil e Estados Unidos.

“Nos chama a atenção o manejo de um material deste tipo, prejudicial à saúde, em tal quantidade e no centro da cidade de La Paz”, disse Pérez. As duas toneladas de urânio estavam em bolsas (plásticas) expostas ao tempo, um material radioativo manipulado de maneira direta e de forma irresponsável, arriscando a vida de pessoas”, prosseguiu.

Segundo Pérez, o urânio “pode proceder do Brasil ou de outro país vizinho, e provavelmente seguiria para o Chile”.

 Reuters)Policiais guardam caminhão que o governo usou para retirar urânio do Centro da capital boliviana. (Foto: Reuters)

O vice-ministro destacou que “o processo de manipulação deste tipo de material deve ser submetido a certo tipo de protocolo e de autorização especializada”, e que “todas as regulamentações do planeta geralmente assinalam que o manejo do urânio é exclusivo do Estado, e não de particulares”.

O presidente da estatal Corporação Mineira da Bolívia (Comibol), Héctor Córdova, disse que o achado “é preocupante e chama a atenção” pelo tipo e quantidade do material encontrado. Córdova lembrou que a Bolívia não possui tecnologia para processar urânio, apesar de o país ter uma jazida do mineral no departamento andino de Potosí, no sudoeste do país.

A imprensa local especulou no ano passado que Bolívia e Irã haviam fechado um acordo para explorar urânio, o que La Paz negou energicamente.

“Há convênios internacionais que estabelecem a forma com que se deve manipular material radioativo, com a intervenção dos Estados. Há formas de embalar e transportar que são muito controladas para não ocorrer danos à população”, disse Córdova.

“É verdadeiramente surpreendente o que acabamos de descobrir e será preciso tomar todas as medidas para se evitar qualquer dano à população exposta a este material”.

A Bolívia não tem tecnologia e conhecimento para enfrentar um eventual desastre de saúde por exposição à radiação.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador