As manifestações contra medidas de austeridade na Europa

Sugerido por nilo

Do Estadão
 
 
Em Roma o protesto se tornou violento quando um grupo de manifestantes atirou ovos e pedras na polícia
 
Reuters

Dezenas de milhares de pessoas participaram de protestos neste sábado nos centros de Paris e Roma organizados por partidos de esquerda contra planos governamentais de promover reformas econômicas e medidas de austeridade.

 protesto em Roma tornou-se violento quando um grande grupo dissidente -com muitos manifestantes usando máscaras e capacetes- atiraram pedras, ovos, pequenos explosivos e laranjas na polícia de choque, em frente ao Ministério da Indústria.

A polícia de choque confrontou o grupo com cassetetes e manifestantes revidaram com pedras e explosivos. Um homem perdeu a mão quando um artefato explodiu antes que ele pudesse atirá-lo.

Dezenas de pessoas tiveram ferimentos leves entre a polícia e manifestantes e houve pelo menos seis prisões, informou a polícia.

Em Paris, os manifestantes marcharam da Place de la Republique, alguns carregando cartazes atacando o presidente François Hollande com frases como “Hollande, é o suficiente” e “Quando você é de esquerda, você apoia os trabalhadores”.

A polícia francesa disse que cerca de 25 mil pessoas participaram do protesto, que ocorreu depois que o novo primeiro-ministro, Manuel Valls, revelou planos sobre cortes em impostos e despesas na terça-feira. Valls prometeu reduzir o déficit público da França, na esteira de reformas a favor de empresas anunciadas no início do ano por Hollande.

(Por Maya Nikolaeva, Christian Hartmann, Marine Pennetier, Naomi O’Leary e Steve Scherer) 

—–

SCONTRI PESANTI A ROMA: VIDEO RACCONTO DELLA GIORNATA

http://video.corriere.it/caos-roma-sconcertante-l-operato-polizia/bad8fcc6-c265-11e3-824b-3cba74d163d1

http://video.corriere.it/scontri-roma-video-racconto-giornata/6548da46-c26b-11e3-824b-3cba74d163d1

http://video.corriere.it/corteo-movimento-la-casa-scontri-manifestanti-polizia-guarda-immagini/f8becdce-c263-11e3-824b-3cba74d163d1?playlistId=97fa3b06-7de1-11df-a575-00144f02aabe

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Tem gente que acha que o

     

    Tem gente que acha que o partido dos Trabalhadores aqui no Brasil nao eh de esquerda, pois eh, deve ser tipico de quem nao eh da esquerda aumentar o salario minimo e priorizar a geracao de empregos.

    1. Mais uma da série “O PT é tão

      Mais uma da série “O PT é tão de esquerda quanto Franklin Delano Roosevelt.” , ou, porque é tão fácil enganar os politicamente ignorantes.

       

  2. Hollande, Valls e a crise da social-democracia

    Lula tinha razão ao dizee na entrevista com blogueiros, de que Hollande traiu o que prometeu em sua campanha (Mudança) e sobretudo em seu famoso discuro, no ultimo debate face a Sarkozy, com a anafora: ” Moi, je président…”

    Naquele momento ele angariou votos que o ajudaram a elegê-lo, mas ele tem feito mais pelos empresarios (tentativa de alavancar o crescimento e emprego), do que pelo trabalhador. Ainda que, reconheço, seu governo tem feito um esforço de Sisifo em defesa do pouco que restou de industrias no Pais. Mas a troika européia é fogo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador