Autoridades britânicas acusam David Miranda de envolvimento com terrorismo

Sugerido por Gão

Do Terra

Reino Unido: parceiro de Greenwald está envolvido em ‘terrorismo’
 
Autoridades britânicas afirmaram que o parceiro do jornalista Glenn Greenwald estava envolvido com “terrorismo” quando foi detido durante uma escala no aeroporto de Londres, em agosto, tentando transportar documentos do ex-agente de inteligência americano Edward Snowden, segundo a polícia e documentos de inteligência.
 
O brasileiro David Miranda, parceiro de Greenwald, foi detido e interrogado durante nove horas pelas autoridades britânicas no aeroporto de Heathrow, em 18 de agosto, quando chegou em Londres, vindo de Berlim, para uma escala com destino ao Rio de Janeiro.
 
Após a sua libertação e retorno ao Rio, Miranda entrou com uma ação judicial contra o governo britânico exigindo a devolução dos materiais apreendidos com ele por autoridades britânicas e uma revisão judicial da legalidade de sua detenção.
 
Durante uma audiência nesta semana relacionada à ação de Miranda em um tribunal de Londres, um documento chamado Folha de Circulação de Portos foi lido para constar nos registros. O documento foi elaborado pela Scotland Yard, em consulta com a agência britânica de contraespionagem MI5, e distribuído aos postos fronteiriços britânicos antes da chegada de Miranda. A data precisa do documento não é clara.

 
“A inteligência indica que Miranda provavelmente está envolvido em atividades de espionagem, com potencial para agir contra os interesses da segurança nacional do Reino Unido”, segundo o documento. “Nós avaliamos que Miranda transportava conscientemente material cuja divulgação colocaria em risco a vida das pessoas”, diz.
 
“Além disso, a divulgação, ou a ameaça de divulgação, pretende influenciar um governo e é feito com a finalidade de promover uma causa política ou ideológica. Isso, portanto, corresponde à definição de terrorismo.”
 
Miranda não foi acusado de qualquer crime, embora autoridades britânicas disseram em agosto que tinham aberto uma investigação criminal depois de inicialmente examinarem materiais apreendidos com o brasileiro. Elas não esclareceram os objetivos do inquérito.
 
Uma importante audiência sobre a ação de Miranda está marcada para a semana que vem. Os novos detalhes de como e por que as autoridades britânicas decidiram agir contra ele, incluindo trechos dos documentos da polícia e da agência MI5, foram divulgados durante uma audiência preparatória no início desta semana.
 
Autoridades britânicas disseram no tribunal que os itens apreendidos com Miranda incluíam mídia eletrônica contendo 58 mil documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e da agência britânica de monitoramento eletrônico GCHQ.
 
Greenwald, que já trabalhou para o jornal britânico The Guardian, reconheceu que Miranda estava transportando material fornecido por Snowden quando ele foi temporariamente detido em Londres.
 
Em um e-mail à Reuters, Greenwald condenou o governo britânico por rotular as ações de seu parceiro como “terrorismo”. “Eles estão absolutamente e explicitamente igualando o terrorismo ao jornalismo”, disse o jornalista.
 
O especialista em sigilo da Federação de Cientistas Americanos, Steven Aftergood, disse que, dada a natureza do material que Miranda estava carregando, uma resposta dura por parte das autoridades britânicas não era inesperada. “Parece que as autoridades britânicas estavam tentando apreender ou recuperar documentos oficiais, os quais sem dúvida reivindicam”, disse Aftergood. “A ação das autoridades foi dura, mas não incompreensível ou obviamente contrária à lei.”
 
Em um documento separado lido na audiência, a MI5, também conhecida como Serviço de Segurança, indicou que o interesse das autoridades britânicas em Miranda foi estimulado por seu aparente papel de mensageiro, transportando o material de Laura Poitras, uma cineasta sediada em Berlim, para Greenwald, que vive com Miranda no Rio de Janeiro.
 
“Avaliamos fortemente que Miranda está carregando itens que ajudarão Greenwald a revelar mais material da NSA e da GCHQ que julgamos estar em posse de Greenwald”, de acordo com o documento, descrito como Justificativa de Segurança Nacional, preparado para a polícia.
 
“Nossos principais objetivos contra David Miranda são compreender a natureza de qualquer material que ele esteja transportando, mitigar os riscos para a segurança nacional que este material representa”, acrescentou o documento.
 
Um porta-voz da embaixada britânica em Washington não fez nenhum comentário sobre o processo judicial ou documentos.
18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. WTF ??
    “a divulgação, ou a ameaça de divulgação, pretende influenciar um governo e é feito com a finalidade de promover uma causa política ou ideológica. Isso, portanto, corresponde à definição de terrorismo.” Uau!!! Viramos todos terroristas. 

    1. Também me chamou atenção este

      Também me chamou atenção este trecho… A própria luta política está sendo criminalizada!

      De agora em diante, só será permitida pelo governo inglês a divulgação de noticias e fatos favoraveis a ele…

  2. Alerta

    É o que está acontecendo no mundo.  Me referindo aos movimentos do ministro Eduardo Cardoso no caso dos “black blocs”, comentei: Para quem conhece a área, as linhas básicas para incriminar os movimentos sob a batuta de alta periculosidade já foram traçadas e estão claras no artigo.(…)  Para continuar com a polêmica

    O namorado brasileiro de Greenwald acusado de terrorismo, …

    A ativista brasileira do Greenpeace inicialmente seria processada por pirataria…

    Crimes considerados de alta periculosidade e penas que exorbitam os atos praticados por eles.

  3. Nossos terroristas preferidos

    Primeiro eles arranjam um crime para enquadrar pessoas de acordo com interesses da hora, depois vão atrás de justificativas “legais” de modo a adequar à imputação criminosa.

    Do jeito que a coisa vai daqui a pouco todo o mundo será terrorista e governos como o dos EUA e Inglaterra seriam os mocinhos desse filme de terror.

    O problema é que cada vez mais os terroristas estão ganhando apoio das sociedades.

    No futuro o mundo será constituído em sua maioria de terroristas.

    Oba!

    1. Se a nossa lei for aprovada

      Aqui no Brasil David Miranda estaria enquadrado no quarto item, e pegaria de 3 a 8 anos e ainda teria a sua pena aumentada pelo agravante “praticado na internet”

    2. “Provocar terror ou pânico

      “Provocar terror ou pânico generalizado com ofensa à vida por por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial ou étnico”.

      Não entendi onde isso criminaliza os movimentos sociais. Depois da enxurrada de cliches despejada nos últimos tempos fica tudo muito confuso mesmo.

  4. os mesmos

    Os que classificaram o rapaz como terrorista são os mesmos que, junto com os EUA, disseram que Sadam tinha “armas de destrição em massa” …

     

  5. Se for assim…

    Quero ver o governo ingles mandar prender os jornalistas alemaes, franceses e de outras nacionalidades europeias.  O tal do Cameron deve ter um rabo sujo muito preso, pois tem demonstrado um panico real com os vazamentos do Snowden,  como a ameaça feita ao Guardian que forçou a destruiçao dos arquivos dos computadores do jornal.  Espionagem a la Bond fica muito charmosa no cinema, mas qdo as equipes do MI-5 forem pegas com a boca na botija,  o Cameron é que vai correr riscos reais de revelarem suas sujeiras.  O parlamento deveria convocar o primeiro ministro para que ele explique estas açoes destrambelhadas. E enquanto isto,  o povo ingles vai caminhando celere pra era vitoriana…

  6. POSSIBILIDADES

    Com tanta ironia com o “terrorismo” falta apenas declarar que Deus é brasileiro, pois aqui não tem vulcão,não tem terremoto(de nível 5 pra cima), não tem ciclone, furacões e também não tem terrorismo. Beleza!

  7. ainda bem que não temos o mesmo rigor por aqui…

    pois com o que uns e outros já aprontaram contra o governo, gastaríamos no mínimo 5 canetas para listar

     

    se aprontam direto pelo telefone, imaginem pela mídia

  8. nada a ver com terrorismo em si…

    mas há como conseguir com o  alcance da palavra “segurança”

     

    tempos modernos, perigo maior, alcance maior e não mudam nada

     

    mesmo gastando rios de dinheiro público em cursos e palestras no exterior e regalias e altos salários e…

  9. pelo controle da divulgação…

    não seria idêntico ao que já tivemos(?) por aqui?

     

    quanto prejuízo já tivemos com o controle e direcionamento? e os ganhos instantâneos?

    quantos perderam com o antigo socialismo à feição dos milionários?

  10. A esquerolandia se alvoroça

    A esquerolandia se alvoroça toda com o caso do namoradinho do jornalista MAS nem se coça com outra CIDADÃ BRASILEIRA presa não por 9 dias mas por 5 anos na maravilhosa Russia nostalgica do Comunismo, sempre adorarão a Russia pelo que ela representa em seus subconcientes esquerdoides, a moça com uma causa muito mais bobre foi presa e enviada para uma prisão no polo Artico mas tudo bem, lá é a querida Russia,  aqui é a odiada Inglaterra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador