BCE reduz taxa básica de juros para 0,25% ao ano

Jornal GGN – O Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua taxa básica de juros para 0,25%, por conta da inesperada desaceleração da inflação decorrente do afrouxamento da política monetária adotada para sustentar o fraco processo de recuperação econômica da zona do euro. 

O corte anunciado foi inesperado e, segundo informações de agências de notícias internacionais, a medida destaca a preocupação da autoridade monetária com a queda da inflação na região para 0,7% em outubro, resultado bem abaixo da meta de pouco mais de 2%. O BCE ainda manteve a taxa de depósito em zero, mas reduziu a de empréstimo para 0,75%, ante 1%. O BCE também decidiu prolongar a liquidez oferecida aos bancos até meados de 2015. 

Em seu pronunciamento após a reunião, o presidente da autoridade monetária europeia, Mario Draghi, afirmou que a inflação na zona do euro deve seguir em patamares baixos ao longo dos próximos meses e que, tecnicamente falando, a entidade está preparada para registrar taxas de depósitos negativas. 

A decisão foi comunicada no mesmo dia em que o Banco da Inglaterra conservou a taxa básica de juro em 0,5%.

Com informações da Reuters

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador