Brasil e Israel iniciam segunda negociação de acordo previdenciário

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A segunda rodada de negociações para que seja concluído o Acordo de Previdência entre Brasil e Israel teve início nesta segunda-feira (17). A reunião, que está sendo realizada no Hotel Nobile Suites Momumental, em Brasília, segue até o final da semana (21). Os mais de 10 mil brasileiros que residem em Israel, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, serão beneficiados após a ratificação do acordo pelos dois países. 

A delegação israelita é chefiada pelo assessor jurídico do Instituto do Seguro Social de Israel, Amos Rosenzweig. Pelo lado brasileiro, o responsável  é o coordenador-geral de Legislação e Normas do Ministério da Previdência Social, Denisson Almeida Pereira. A chefia da delegação brasileira passa a ser assumida pelo diretor de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, Benedito Brunca, na próxima  quinta-feira (20),  quando será  negociado o respectivo ajuste administrativo, norma indispensável à operacionalização do acordo. 

Além das convenções previdenciárias multilaterais Iberoamericana e a do Mercosul, o Brasil possui acordos previdenciários bilaterais em vigência com Alemanha, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo e Portugal. Encontram-se em procedimento de ratificação acordos com Bélgica, República da Coreia, França, Canadá e Quebec (província que, segundo a constituição canadense, detém autonomia para o estabelecimento de tais instrumentos).

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador