Como Joe Biden pode mudar a política para a América Latina

A política latino-americana de Trump centrou-se em uma tentativa (até agora) frustrada de derrubar o que John Bolton, seu ex-consultor de segurança nacional, chamou de "a troika da tirania" – as ditaduras de esquerda na Venezuela, Cuba e Nicarágua.

Foto El País

do The Economist

Como Joe Biden pode mudar a política para a América Latina

Menos confronto, mais cooperação

“Pela primeira vez na história, você pode realmente imaginar um hemisfério ocidental seguro, democrático e de classe média, do norte do Canadá ao sul do Chile e em todos os outros lugares”. Foi o que disse Joe Biden em discurso na Universidade de Harvard, em 2014. Muita coisa mudou desde então, principalmente a destruição de vidas e meios de subsistência causados ​​pela pandemia. Mesmo assim, se Biden fosse eleito presidente dos Estados Unidos em novembro, para muitos latino-americanos, ele ofereceria uma visão reconfortante e familiar em comparação com o som e a fúria imprevisíveis de Donald Trump.

Trump venceu em 2016 em parte porque prometeu construir um muro para impedir a entrada de imigrantes latino-americanos, declarando que o México “não era nosso amigo”. No entanto, ele desenvolveu relações relativamente boas com os governos mais importantes da região. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, usou o sucesso de Trump como modelo para sua própria campanha em 2018. Ele alinhara estreitamente a política externa do Brasil, normalmente independente, às opiniões do governo Trump. Andrés Manuel López Obrador, em sua única viagem ao exterior em 21 meses como líder do México, foi no mês passado a Washington e elogiou a “bondade e respeito” de Trump. Para manter a fronteira aberta ao comércio, o governo do México colaborou para fechá-la aos requerentes de asilo.

Desconfiados das ameaças de tarifas e sanções de Trump, muitos governos se alinharam “por necessidade e principalmente por medo”, diz uma autoridade latino-americana. Os latino-americanos comuns não estão impressionados: a porcentagem que expressa uma visão favorável dos Estados Unidos caiu da década de 60% em 2015 para cerca de 45% em 2017, segundo o Pew Research Center.

A política latino-americana de Trump centrou-se em uma tentativa (até agora) frustrada de derrubar o que John Bolton, seu ex-consultor de segurança nacional, chamou de “a troika da tirania” – as ditaduras de esquerda na Venezuela, Cuba e Nicarágua. Em seu recente livro de memórias, Bolton culpou o fracasso em expulsar Nicolás Maduro na Venezuela, apesar das sanções, pela falta de constância de Trump e por arrastar os pés dentro do governo. Tão importante quanto, o governo subestimou a dificuldade de afastar o exército de Maduro. Seus críticos dizem que suas políticas latino-americanas se baseiam na necessidade do presidente de conquistar a Flórida, lar de grandes diásporas cubanas e venezuelanas, em novembro. “A política doméstica sempre aparece na política em relação à América Latina, mas nunca antes nesse nível”, diz Michael Shifter, do Inter-American Dialogue, um think tank em Washington.

Se Biden vencesse, suas prioridades seriam a economia americana e o trato com a China. Mas a América Latina pode não estar no final de sua lista de tarefas. Ele conhece a região muito melhor do que os presidentes recentes. No segundo mandato de Barack Obama, o vice-presidente Biden assumiu a responsabilidade pelas Américas. “Ele dedicou tempo a isso, decidiu aprender e conversou com muitas pessoas na região”, diz um funcionário da América Latina.

Juan Gonzalez, que assessorou Biden na América Latina na época, destaca que a região e o mundo não são como eram em 2016. “Os desafios são muito maiores”, diz. Mas ele acha que há oportunidades para os Estados Unidos na região, não apenas ameaças a serem gerenciadas. As empresas americanas que trazem as cadeias de suprimentos da China poderiam beneficiar o México e a América Central. Biden há muito apoia a reforma da imigração. Como presidente, é provável que ele retome sua política anterior na América Central, com um programa de ajuda destinado a combater a corrupção e impedir a migração através do desenvolvimento econômico.

Na Venezuela, Gonzalez diz que as sanções devem fazer parte de uma política mais ampla que incluiria a busca de negociações para eleições livres. A presidência de Biden reverteria a política de Obama para Cuba, que considerava o envolvimento mais propenso a enfraquecer o regime comunista do que a intensificação das sanções de Trump. Isso pressionaria Bolsonaro por seu fracasso em proteger a Amazônia.

Uma questão imediata diz respeito à liderança do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Rompendo com o entendimento de 60 anos de que seu presidente é latino-americano, o governo Trump quer o emprego de Mauricio Claver-Carone, funcionário do Conselho de Segurança Nacional e arquiteto de sua política na Venezuela. Ele pode obtê-lo em uma reunião dos governadores do banco no próximo mês. Uma administração de Biden provavelmente o forçaria a favor de uma figura menos polarizadora. Para fazer isso, o Sr. Biden deve vencer.

Este artigo apareceu na seção das Américas da edição impressa, sob o título “Além da troika da tirania”

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei de onde vem esta ideia de que governos Democratas são bons para a América Latina.
    Não que os Elefantes sejam melhores que os Burros.

  2. Obama promoveu golpes por todos os continentes. Já em março de 2009 Honduras sofria a ação estadunidense. O golpe de 2016 no Brasil foi só mais um, gerando uma situação rapidamente reconhecida por eles. Ele usou o Brasil para autorizar o bombardeio da Líbia. Biden apoiou tudo isso e foi parte de sua execução. É parte importante disso sua vinda ao Brasil em maio de 2013 para pressionar Dilma a abrir o pré-sal. 2013.

  3. É incrível que também “analistas” políticos brasileiros tentem disseminar esta idéia de que os governos do partido democrata norte americano são melhores para a América Latina. A mais eficiente tirania internacional repentinamente se torna algo aceitável.

  4. Historicamente, em política externa, em especial no qu tange à latinoamerica, não parece haver muita diferença entre republicanos e democratas. Ambos os partidos defendem os grupos de mega empresários que financiam suas campanhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador