Congressistas dos EUA cobram liberdade de Lula e respostas sobre Marielle

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 Foto: JEWEL SAMAD/AFP

Jornal GGN – A prisão de Lula e o assassinato de Marielle Franco mobilizaram 29 congressistas americanos, incluindo o senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016, em torno de uma carta ao governo brasileiro cobrando resolução para os dois casos.
 
Os congressistas denunciam a prisão política de Lula, com base em  “acusações não comprovadas” em um julgamento “altamente questionável e politizado”. O “principal candidato presidencial” para as eleições de 2018 deve responder ao processo em liberdade, defendem. Ainda segundo o relato da Folha, a carta diz que a luta contra a corrupção não pode servir de instrumento para perseguição a adversários políticos.
 
O documento também indica que membros das “forças de segurança do Estado podem estar implicados” no assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Os dois foram executados há mais de 4 meses e, até agora, as autoridades não sinalizaram com muitos avanços nas investigações.
 
A carta ainda critica duramente o governo Temer pela chegada ao poder por meio de um ataque à democracia e pelas políticas de liquidação de direitos. O documento será entrege ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral.
 
Clique aqui para ler o original e a tradução.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Congressistas dos EUA cobram liberdade de Lula e respostas sobre

    Amigos, faltou o link para a texto original da carta que originou a noticia. se vcs puderem anexa-la, agradeceria.

    gde abraço

    daniel.

     

  2. Não sei se esse cara não está

    Não sei se esse cara não está numa casa de saúde.Gagá ao máximo.

       Foi esse cara quem impediu a vitória de Hilary–um dos fatores..

             Por que agora não ataca Trump?

               Porque agora se limita a assinar manisfestos do mundo inteiro sem ler e nem entender.

               Ele apoia Maduro também.

                     E a curadora dele dá papinha na boca do cara.

                 Ele é comunista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                 Em pleno ano 2018.

     

  3. Eua queiram ou não, o mundo será multipolar!

    Pois é…. Mr Sandes, a tal Carta é válida, claro….Como brasileira, agradeço a boa vontade!  Mas o sonho de consumo mundial, não só o brasileiro,  é que um dia, quem sabe, os congressistas yankes tenham a coragem de debater amplamente a desgraça que é a política externa dos eua que nada mais é do que a de dominação mundial, de submissão e de destruição da sobernania das Naçoes do planeta em prol dos interesses das corporações econômicas norteamericanas(maioria de propriedade de seus cidadãos de dupla cidadania – israelenses primeiro, como vocês dizem aí !  

    O apelo na tal Carta endereçada ao Br são duas, somente essas duas, das consequências nefastas do golpe de Estado no Brasil mas que, inegavelmente, é somente dois dos frutos da interferência externa no meu país, ou mecanismos do Estado profundo se preferir, de  interferência no cenário político do meu país visando a nossa total submissão aos interesses políticos, econômicos e comerciais do seu país/corporações! Isso o Sr deve saber disso melhor do que eu. Infelizmente só a Rússia e a China, hoje, consequem sobreviver à desgraça da política externa do vossso país ! Quiça o meu país tivesse força e projeto para resistir a isso. Não atoa condenaram Dirceu, genuíno e Lula  – nacionalistas do meu país  – por uma justiça coopatada pelas forças externas de interferência que insistem que o mundo seja o quintal dos seus interesses mesquinhos e baixos! Nada novo sob o sol….

    Infelizmente, não fosse o analfabetismo político dos cidadãos do seu país como do meu devido a total manipulação midiática,  e para  piorar – a do compromisso, cooptação mesmo,  dos agentes do pder judiciário e agentes políticos com os sseus financiadores de campanha, situação que também não deixa de ser um tipo de submissão que é uma praga reproduzida na maioria dos países vassalos,  essa tal Carta endereçada ao Br nem teria razão de ser, por certo !

    Sr Sanders, vários são os países que padecem há anos, décadas, das consequências da irresponsãvel política externa de interferência do seu país: o Iraque, a Llíbia, o Iênem, a Somália, A Síria, Cuba, Ucrânia, Br e por que não dizer um verdadeiro ataque à América Latina hoje e sempre! , visando mudança de regime governamental  com vistas a ser sempre simpático aos interesses de washington visando a apropriação de riquezas naturais, empresas lucrativas(públicas e privadas), mão-de-obra barata e etcs mais.. É uma desgraça total !

    Sorry, mas o sonho de consumo mundial é que o seu país esqueça que o resto do mundo existe, porque só assim cada Nação Soberana irá conseguir tomar as suas próprias ações com base no que for melhor para o interesse do seu próprio povo! O mundo não precisa de síndico!! 

    Mas, de qualquer forma, a Carta é válida, ainda que sem nenhum poder de mudar o estado de absurdos da interferência externa que insiste em desturir tudo o que atende pelo nome de decência, ética e respeito mútuo.

    O declínio da império romano é o caminho para o declínio do seu país, porque o mundo é maior do que os eua e os seus interesses mesquinhos e autoritários ! Faça os seus colegas congressistas entenderem isso porque há lugar para todos sob o sol, bastando somente um pouco de humildade, prudência e, sobretudo, consciência e humanidade! 

    Para nós brasileiros, seria um favor se o seu país se esquecesse de nós no continente americano. Aliás, o povo da  América Latina agradeceria também, tenho certeza disso..

  4. Derrota para o mundo

    Como teria feito diferença para o mundo se Bernie Sanders tivesse concorrido contra Trump – e não a tragédia da Hillary. 

  5. Até aquí, nulo o clamor mundial.

    A justiça brasileira, a maioria dos políticos apoidores do golpe e grande parcela do povo, são cegos, mudos e surdos. Se guiam  pelo tato, olfato e o domínio do fato. A globo mistura esses ingredientes manténdo-os  em fogo brando, (por anos) servindo a sopa  com sabor de ódio e ignorância aos alienados.

  6. Somos terra arrasada

    Temer e seu bando de ladrões assim como a parcela apodrecida e fascista do judiciário corrupto quinta-coluna dos EUA estão pouco se lixando para essa carta. Porque para eles o Brasil real acabou. E viva o “brazil” de fantasia vulgar do andar de cima com capital em Miami!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador