Croácia será o 28º país da União Europeia

Por Paulo F.

Do dinheirovivo.pt

A Croácia assinou em dezembro de 2011 o tratado de adesão e tornar-se-á o 28º membro da UE em julho de 2013

Croácia: 67,11% a favor da adesão à União Europeia

A maioria dos croatas é favorável à entrada da Croácia na União Europeia (UE), com 67,11 por cento dos eleitores a votar “sim” no referendo hoje realizado, segundo resultados parciais divulgados pela comissão eleitoral.

Com cerca de 30 por cento dos boletins de voto analisados, mais de 67 por cento dos votantes que participaram no referendo deste domingo responderam “sim” à questão: “Apoia a adesão da República da Croácia à União Europeia?”.

Cerca de 32 por cento manifestaram-se contra a entrada do país na UE, enquanto o resto dos votos eram nulos. A adesão ao referendo rondou os 42 por cento, demonstrando a apatia dos croatas em relação à “Europa a 27”.

A Croácia assinou em dezembro de 2011 o tratado de adesão e tornar-se-á o 28º membro da UE em julho de 2013, depois de todos os estados membros ratificarem o acordo. 

Na sexta-feira, o presidente croata, Ivo Josipovic, apelou à “coragem e sabedoria” da população para votar “sim”, uma tendência que vinha perdendo algum fôlego devido às crescentes reticências relacionadas com a crise na zona euro.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador