Declarações comparadas dos EUA e da China sobre tréguas comerciais

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

do Obervátorio Político dos Estados Unidos – OPEU

Declarações comparadas dos EUA e da china sobre tréguas comerciais

Traduzido da Bloomberg News*, por Solange Reis

Os Estados Unidos e a China enfatizaram resultados diferentes da reunião imprevisível no domingo entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, com a divisão mostrando o tamanho da lacuna que precisa ser superada nos próximos três meses.

Depois de um jantar que ambos os lados chamaram de “altamente bem sucedido”, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, e a ministra das Relações Exteriores da China, Wang Yi, divulgaram declarações paralelas e pouco usualmente sobrepostas. Os Estados Unidos listaram com o que a China havia concordado em troca de uma pausa de 90 dias no aumento de tarifas sobre produtos chineses, enquanto Pequim se concentrou na ampla redução das tensões comerciais, sem entrar em detalhes.

Comparação dos principais pontos das duas declarações:

DECLARAÇÃO DOS EUA (LINK)

DECLARAÇÃO CHINESA (LINK)

 

As tarifas de US$ 200 bilhões em produtos chineses não serão aumentadas em 1º de janeiro.  

 

A declaração de Wang Yi diz que não haverá tarifas mais altas. O vice-ministro do Comércio, Wang Shouwen, falou, separadamente, que as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses não serão aumentadas em 1º de janeiro.

 

 

Essas tarifas serão aumentadas para 25%, se um acordo não for alcançado nos próximos 90 dias.

Prazo de 90 dias não mencionado.
Não mencionado  

 

Ambos os líderes pediram às suas equipes que acelerassem as negociações, trabalhassem para eliminar todas as tarifas e alcançar um acordo mutuamente benéfico e lucrativo.

Nos EUA, a China negociará imediatamente a transferência forçada de tecnologia, proteção à propriedade intelectual, barreiras não tarifárias e furto cibernético.

EUA e China trabalharão em conjunto para chegar a um consenso sobre questões comerciais.
A China comprará produtos agrícolas, energéticos, industriais e outros “muito substanciais”. A China importará mais bens dos EUA.
A China irá reiniciar imediatamente a compra de produtos agrícolas. Não mencionado.
Xi reconsiderará o acordo com a Qualcomm-NXP. Não mencionado.
Visitas bilaterais não mencionadas.

Trump e Xi visitarão os países um do outro no momento apropriado.

A China designará o Fentanil como substância controlada.

A China vai apertar a supervisão de Fentanil e revisar as regras sobre o medicamento.

EUA, China e Coreia do Norte trabalharão para uma península coreana livre de armas nucleares. A China apoia outra reunião dos líderes dos EUA e da Coreia do Norte.
Política de uma só China não mencionada.

Os EUA concordam em continuar respeitando a política de uma só China.

Acesso ao mercado não mencionado.

EUA e China concordam em aumentar o acesso ao mercado

Estudantes chineses nos EUA não mencionados.

A história da Xinhua, divulgada no perfil  do Ministério das Relações Exteriores no WeChat, diz que os EUA dão as boas-vindas aos estudantes chineses para viver e estudar.

A mídia estatal chinesa, incluindo Xinhua, People’s Daily e CCTV, publicou fotos e vídeos dos dois líderes apertando as mãos e sorrindo. A cobertura em língua chinesa concentrou-se no arranjo de que as tarifas não serão aumentadas em janeiro, sem mencionar que elas serão impostas se um acordo não for alcançado em 90 dias.

Nos editoriais em Chinês e Inglês, o Global Times disse que o acordo para não aumentar as tarifas é temporário e depende de negociações serem bem sucedidas. Um editorial chinês de Sun Lipeng, dos Institutos Chineses de Relações Internacionais Contemporâneas, no portal estatal China.com, também mencionou o período de 90 dias, citando a declaração da Casa Branca. Um artigo de análise citado pela conta da mídia social do People’s Daily alertou que as tarifas poderiam ser aumentadas novamente se não houvesse acordo.

Embora a declaração dos Estados Unidos estivesse disponível no site da Casa Branca em inglês, a tradução oficial para o chinês na rede social WeChat foi parcialmente censurada. Estava visível e podia ser lida, mas a função para permitir que um leitor a encaminhasse, compartilhasse ou salvasse estava desabilitada.

.

Tradução por Solange Reis

*Artigo originalmente publicado em 02/12/2018, em https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-12-02/u-s-china-trade-truce-side-by-side-comparison-of-statements

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Qualcomm, esta semana,

    A Qualcomm, esta semana, desistiu de comprar a NXP, então esta parte da declaração de Sarah Sanders perdeu o sentido. Do resto, todo mundo jogando para seu público interno.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador