Documentação de Snowden ainda não está pronta

Jornal GGN – O serviço de imigração da Rússia está preparando os documentos para autorizar a entrada no país do ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional) dos EUA (Estados Unidos), Edward Snowden, que está na zona de trânsito do aeroporto internacional de Sheremetyevo em Moscou desde o mês passado. A informação foi divulgada, pelo Twitter, por jornalistas que estão no aeroporto.

O advogado Anatoly Kucherena levou roupas novas a Snowden e, após o encontro, explicou a situação do norte-americano aos jornalistas que estão no aeroporto. Em entrevista após o encontro com seu cliente, Kucherena afirmou que ele está bem e que continuará na zona internacional à espera da liberação para ingressar oficialmente na Rússia.

O advogado já havia dito antes que Snowden pode decidir se tornar um residente permanente na Rússia, em vez de viajar para a América Latina. O governo russo, presidido por Vladimir Putin, pode levar até três meses para conceder ou rejeitar o pedido de asilo.

Edward Snowden é procurado pelos EUA por divulgar documentos confidenciais que detalham os programas da NSA para vigilância em massa. O norte-americano teve seu passaporte cancelado quando se encontrava abrigado em Hong Kong. Snowden fugiu, então, para a Rússia quando sua localização foi divulgada. O ex-analista optou pelo país se deve principalmente ao histórico da Rússia, de nunca ter extraditado nenhum cidadão.

Os EUA exercem forte pressão diplomática sobre países que manifestaram intenção de abrigar o fugitivo.

Com informações dos jornalistas @LindsayFrance e @TomBartonJourno

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador